Inicia-se hoje a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, importante evento nacional e que nos remete a pensar sobre a política de C&T na Bahia.
Resgato aqui o nosso movimento em defesa do querido Museu de Ciência e Tecnologia do Parque de Pituaçu, na Boca do Rio, aqui em Salvador.
Isso não é um texto é apenas um lembrete para não esquecermos da história:
- O Museu de Ciência e Tecnologia da Bahia (MCT) foi criado no governo de Roberto Santos, como parte do projeto do Parque Metropolitano de Pituaçu.
- No governo de ACM, posterior, todo o projeto do Parque, incluso o MCT, foi abandonado.
- No governo Wagner, o MCT passou para a UNEB, também sem nenhum apoio para a continuidade do seu funcionamento como Museu.
- A UNEB, não tendo recursos para mante-lo como Museu, para lá transferiu sua Pró Reitoria de Extensão.
- O Museu praticamente acabou, restando apenas a locomotiva e a prensa rotativa ao fundo naquela histórica edificação – construída especialmente para ser um museu, marco histórico do final dos anos 70 tendo recebido o título de “I Museu de Ciência e Tecnologia da América Latina”).
- Com a promulgação do decreto estadual nº 14.719 que transferiu o Museu de Ciência e Tecnologia – (MCT) da Secretaria de Educação – portanto da UNEB – para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI),o referido prédio deixará DEFINITIVAMENTE de ser um museu de C&T e será simplesmente espaço para burocracia.
Caberia um projeto que envolvesse SEC, SECTI e UNEB, com recursos específicos para tal, incluindo um esforço de emendas parlamentares no Congresso Nacional para a reconstrução no nosso MCT.
Nesta semana Nacional de Ciência e Tecnologia, vamos defender o Museu de Ciência e tecnologia da Bahia!
As imagens desta postagem foram copiadas daqui:
http://www.curtosim.com.br/Conteudo/Hotsite/grd-museu_cienciatec.jpg
http://pequenopolis.files.wordpress.com/2009/05/dsc06341-1.jpg
Tive a felicidade de acompanhar toda a organização do evento que considero excepcional,com o alto nivel de participação resultando num exito momento de troca de experiências,intercambio sociocultural-educativo digno de todos os adjetivos positivos.PARABÉNS.