Pesquisas em orientação e concluídas

 Aqui o link pra o diretório de pesquisa do CNPq onde estão as orientações

Depois atualizo as informações aqui de baixo

Doutorado

Nicia Cristina Rocha Riccio
Adriane Halmann
Sergio Dorenski Dantas Ribeiro. Midia-educação e suas influências na formação do sujeito. Início: 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia.Adriane Lizbehd Halmann. Conteúdo Digital para Difusão Científica. Início: 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia.

Nicia Cristina Rocha Riccio. Modelo de desenho instrucional para atividades de educação on line na UFBA. Início: 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia.

Mestrado

Darlene Almada
Sérgio Sganzerlla
Karina Moreira Menezes. Mudanças e permanebcias do Proformacao no Brasil e Timor-Leste. Início: 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Bahia.Sérgio Sganzerlla. Rádios Web e educação: Comunicação Protagonista na formação do cidadão crítico. palavras-chave: rádio Web, cidadania, educação e comunicação. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Bahia.

Darlene Almada Oliveira Soares. Produção de vídeos educacionais:o que muda na atuação docente? – Uma análise do Projeto RIPE. palavras-chave:produção colaborativa, tecnologias da informação e comunicação, videos educacionais. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Bahia.

Monografias

Bruno Gonsalves
Lucina Oliveira
Bruno Santos Gonsalves. Rádio Faced Web: limites e possibilidades. Início: 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal da Bahia.Luciana Santos Oliveira. Produçao de video na Escola Jose Francisco Nunes. Início: 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal da Bahia.

Iniciação Científica

Hilberto
Daniel
Giovanne

Pesquisas orientadas e concluídas

Doutorado

Simone Lucena
Menandro Ramos
Alessandra Assis
Maria Helena Silveira Bonilla
Menandro Celso de Castro Ramos. Investigação sobre o fazer e o pensar mensagens audiovisuais no cotidiano pedagógico: inventariado iconográfico de aspectos e abordagens audiovisuais do universo imagético. 2008. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, .Maria Lourdes Fernanfez Gonzales Aires. Avaliação da EAD em Tocantins. 2008. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, .

Simone de Lucena Ferreira. Possibilidades para a educação em rede com a tv digital no Brasil. 2008. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia.

Isabel Cristina Auler Pereira. Apreensões e Apropriações do tempo e espaço na educação a distância da UNITINS. 2007. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, .

Alessandra Santos de Assis. Professores em rede: O Desafio das Universidades Públicas para a Formação Superior de Professores da Educação Básica com  Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. 2007. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, .

Cleide Aparecida Carvalho Rodrigues. Mediações na formação a distância de professores: autonomia, comunicação e prática pedagógica. 2006. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, .

Tania Maria Hetkowski. As Tecnologias da Informação e de Comunicação  possibilitam novas práticas pedagógicas. 2004. 320 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, .

Maria de Fátima Monte Lima. O Fio de Esperança: políticas públicas de educação e tecnologias da informação e comunicação. 2002. 406 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Maria Helena Silveira. Escola Aprendente: desafios e possibilidades postos no contexto da sociedade do conheicmento. 2002. 304 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Mestrado

Aranud Soares de Lima Jr.
Lynn Rosalina Gama Alves
Tania Maria Hetkowski
Telma Brito Rocha
Maristela Midlej Araujo e Silva
Socorro Aparecida Cabral Pereira
Socorro Aparecida Cabral Pereira. Saberes docentes em ambientes virtuais de aprendizagem. 2008. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Bahia.

Maristela Midlej Araujo e Silva. A Educação Superior em ambientes de aprendizagem online: o caso de um curso de formação de professores em serviço.. 2007. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Bahia,

Telma Brito Rocha. Programa TV Escola no município de Irecê/Bahia: limites e possibilidades da Educação a Distância no interior do Brasil. 2005. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Patricia Magris. Escola-Cidade, Cidade-Escola: espaços de aprendizagem do tempo agora. 2004. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, .

Edméa Oliveira dos Santos. O Currículo e o digital: a educação presencial e a distância. 2002. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, .

Graciela Carbonari. O Programa Nacional de Informática na Educação nas Escolas Públicas de Ijuí/RS. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, . Co-Orientador: Nelson De Luca Pretto.

Alessandra de Assis Picanço. Educação a distância e outros nós: uma análise das telessalas do telecurso 2000 coordenadas pelo SESI na Bahia. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, .

João Gualberto Rizzo. Análise do Papel do CPD na UFBA. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal da Bahia, .

Cristiana de Aguiar Serra. Uma visão prospectiva do uso das tecnologias multimidiáticas no ambiente educacional: o projeto kidlink . 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) – Universidade Federal da Bahia, .

Cristiane Nova. História, vídeo e educação. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, .

Lynn Rosalina Gama Alves. A telemática instaura uma nova razão cognitiva?. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, .

Aranud Soares de Lima Jr. As novas tecnologias e a educação escolar. um olhar sobre o projeto internet nas escolas/Salvador-BA. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, .

Tania Maria Hetkowski. O Computador na Escola: entre o medo e o Encantamento. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, . Co-Orientador: Nelson De Luca Pretto.

Monografias

Gessica de Oliveira Aragão
Fabricio Araujo de Santana
Mônica de Sá Dantas Paz
Gessica de Oliveira Aragão. Radio Educaçao: contribuiçoes da Radio Faced web para a formaçao dos educadores na FACED/UFBA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal da Bahia.Fabricio Araujo de Santana. Uma proposta de Sistema Operacional customizado para uma programação de Rádio Web. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal da Bahia.Camila Barreto Braga. Sala de bate papo: comunicação e conhecimento. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal da Bahia.

Mônica de Sá Dantas Paz. Rádio web: desafios e perspectivas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal da Bahia.

Darlene Almada Oliveira Soares. Politicas publicas em educação e tecnologias: o proinfo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal da Bahia.

Renata Afonso. Uso da TV e Vídeo na Sala de Aula. 2006. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal
da Bahia.

Suellen Mabel da Silva Rehem. O computador como aliado à Educação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal da Bahia.

Selma dos Santos Ribeiro. O computador como componente do processo de ensino aprendizagem. 2005. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal da Bahia.

Cléssia Lobo de Morais. Projeto de Educação Tecnológica Lego Dacta nas escolas estaduais da bahia. 2004. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal da Bahia.

Rafaela Santos de Souza. Ação de Educação Tecnológica Lego-Dacta/2001: uma experiência em escolas públicas de 1a a 4a séries Baianas. 2003. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal da Bahia.

Lilia Soares Delfino. Processo de Orientação e acompanhamento na EAD: um estudo preliminar do PROFORMAÇÃO. 2002. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal da Bahia.

Telma Brito Rocha. Televisão e vídeo na escola: desafio e possibilidades. 2002. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal da Bahia.

Iniciação Científica

Adriana do Nascimento Cerqueira
Dart Araújo
Aton Barreto de Figueiredo
Aton Barreto de Figueiredo. Software livre e educação: desafios técnicos e teóricos. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) – Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.Bruno Santos Gonsalves. Referenciamento para registro e identificação de produtos multimedias a serviça da educação.. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Géssica Aragão. Washington dos Santos Oliveira. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Dart Araújo. Políticas Públicas Brasileiras em Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação: superando as tecnologias educacionais. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Fabricio Araújo de Santana. Educação, Mídias e Software Livre. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) – Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Dart Clea Rios Andrade Araújo. Educação, Mídias e Software Livre. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Mônica de Sá Dantas Paz. Educação, Mídias e Software Livre. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) – Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Carla Sardeiro. Do MEB a WEB: o rádio na educação. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Alexandre Amorim. Do MEB a WEB: o rádio na educação. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) – Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Mônica de Sá Dantas Paz. Do MEB a WEB: o rádio da educação: parte 2. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) – Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Adriana do Nascimento Cerqueira. Do MEB a WEB: o rádio na educação – parte 2. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Darlene Almada Oliveira Soares. Políticas Públicas Brasileiras em Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Simony Alves de Andrade. Mapeando a produção acadêmica sobre educação e tecnologias de informação e comunicação na Internet. 2001. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Messias Bandeira. Mapeando a Internet. 1995. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação) – Universidade Federal da Bahia.