Entrevista para Gazeta Mercantil, em fevereiro de 1999, por email.

Oi Mariana. vamos la entao… (repare que nao tenho acentos aqui no meu teclado!)

Mariana Carneiro wrote:

Caro professor,

Já que está tão distante e o tema é educação à distância, que tal tentarmos uma entrevista por e-mail? Já vou enviando algumas perguntas… Não esqueça que nosso tema é qualificação profissional – falaremos sobre a tecnologia a servióc da ESPECIALIZAÇÃO. Gostaria, também, que indicasse uma segunda fonte para entrevista por aqui, de preferência algum outro pesquisador nesta área ou alguém que participe da Biblioteca Virtual.

1 – Que tipos de cursos estão disponíveis (em nível de pós-graduação, especialização, mestrado, doutorado…) na Internet ou por teleconferências?

Todos os tipos de cursos… isto e o que mais tem apareceido nos utlimos tempos. e  exatamente este e o problemauma vez que proliferam estes cursos trona-se necessario ter uma sistema de validacao deste material. Na mesma linha do que se  faz com universidades, escolas e cursos livres. Nao tem porque ser diferente. O que se temq ue evitar e que, em nome de se ter tecnbologia no processo, qualquier vale. Basta ter uma tecnologia dita moderninha, como uma conexao aa Internet ou uma videoconfrerencia….

2 – A eficiência dos cursos à distância é comprovada? Podemos citar alguns exemplos de resultados obtidos?

Esta discussao e muito grande…. Eu te devolvo a pergunta: o que e eficiencia? existem pesquisas em todos os cantos mostrando que alguns cursos funcionam e outros nao.

3 – De que forma a Internet pode contribuir para melhorar o nível de qualificação profissional e facilitar o acesso ao mercado de trabalho?

claro, priuncipalmente se opensarmos que o mundo contemporaneo e um mundo de comunicacao generalizada. Um mundo onde as coisas estaoa contecendo de forma  muito rapida e num processo de transformacao muito grande. Itso significa que nao  adinata preparamos um profissional, EMQ UALQUIER AREA ESTOU FALANDO! – e dizermos, pronto, voc esta pronto para o mercado… as perguntas obvias sao: que mercado? e o que eh estar pronto? Neste snertido esttes meio  tecnologias de comunicacao sao fundamentais na educacao porque podem estbelecer links – esta eh a minha papalvra preferida no momento e ela eh a base de  tudo – estabelecermos os links para que, com velocidade possamos qualificar os profissionais para um mundo, para um mercado em constante e veloz   transformacao!!!! Neste sentido, as ligacoes entre as universidades publicas – que sao fundamentais em qualquer pais, mas sao vitais em paises como o nosso, com profundas e   vergonhosas desegualdades sociias – e os setores privados sao fundamnetais. estas parcerias possibilitariam e possibilitaraoa que o seistema produtivo tenha acesso as   mais novas pesquisas e seus resukltados, quas eque imediatamente…. Por que o sucesso de um MediaLab no famoso Massachussts Institute fo Technology? Porque trabalha com pesquisa d eponta, sem a preocupacao imediata com o mercado mas,

nao deixa de estar vinculado- ate por que recebe recursos – com as empresas que   estao preocupadas com o seu futruro do ponto de vista tecnologico….

4 – Os cursos à distância são reconhecidos – fornecem certificados? As empresas costumam levar esse tipo de aprendizado em conta na seleção de pessoal? Na maioria das vezes, eles funcionam mais como complemento de uma especialização “ao vivo” ou podem também ser uma especialização em si? Em geral, são pagos?

bom.. ai seria melhor vc ver em outros cantos… existem todos os tipos de cursos,  pagos, gartuitos, bons, ruins, especificos, genericos… A nossa Bilbioteca Virtual

levanta apenas laguns… Se as empesas consideram isso? Creio que ate mesmo o diploma de uma Universidade reconhecida nao eh mais o baisco – eh impritante, ams  nao eh o pabasico! – na contartacao d eum profissional. Os setores de recursos humanos trablham hoje com uma gama muito maior de aspectos para analisar o  interesse em contratar ou nao um novo profissional.

5 – Existem áreas mais contempladas na rede por cursos?

nao sei!

6 – Recomenda alguns endereços interessantes? Por onde começar?

Ate por uma questao de coerencia o da proria Biblioteca Virtual de Eduaccao a   Distancia http://www.prossiga.br/edistancia

7 – Que tipo de cuidado devemos ter para escapar dos cursos “picaretas”?

os mesmos de qualquer atividades na vida… Ver quem esta por tras, que isntituicao esta dando suporte, quem ja fez, como os sitios estao kontados se te dao oportunidade de ver quem ja passou por ali e que tipo de coisa produziu e coisas do tipo… enfim… lembrar que picarta existe em qualquer lugar e a rede eh interessajte  porque possibilita que eles estajam nela e, o que eh mais impriotante poara mim, cada um seja um leitor de qualidade. quero dizer.. melhor do que um comite  avaliando e cada um, no dialogo com os pares, poder ir tendo contato e informacoes sobre o quye esta disponivel na rede…

8 – O que é um curso presencial?

tem professor, aluno, e principalmente, horario a ser cumprido. tem chegar tal hora e   sair tal hora, ao vivo e a cores…mas que com as nova stecnologias estao mudando de carcateristica… para a educacao baisca, isso eh fundamental mas este eh outro papo. Para novas materias da Gazeta.