Desde o ano de 1996 eu já possuía uma primitiva – como era a própria Internet (que ainda era escrita com I maiúsculo!) – na rede. Usava o servidor do CPD da UFBA no endereço www.ufba.br/~pretto (esse link ainda funciona para a última página de 02/07/2005, quando migrei tudo para o Twiki, recém instalado na UFBA.

Imagem do registro no Archive.Org do site

pretto_web1998_pqNaquela época, as dificuldade de manter os sites na web era muito grande pois tudo era feito em html e transferido via ftp. Era um trabalhão danado…

Mas, o que mostrava que um site estava de fato vivo na web era a sua atualização. Assim, comecei a inventar por abaixo do site as chamadas últimas atualizações, parta dar uma ideia ao visitante que aqui tinha vida.

Veja algumas imagens das páginas de de 1997 e 2005 – quando migrei para o twiki – e uma de 1997 da Faculdade de Educação, quando iniciamos também a página institucional. Essas páginas foram localizadas no Archive.org.

Topo da página de 2001

O grande problema das páginas web no início da internet – quando ainda se escrevia com i maiúsculo! – era a atualização das páginas. Como era muito difícil, o povo abria página e… nunca mais postava alguma coisa nova. Isso valia para pessoas, mas também para instituições. Era tudo muito lento e difícil. Para mostrar ao meu vistante que na minha página sempre tinha noticia nova, eu coloca no pé da página a data da última atualização e… não tirava as anteriores. Ficava uma tripinha lá em baixo com as datas. Veja:

Parte baixa da página de 2001, com referência à de 1997

Web page de Pretto de 2005

Abaixo a página da Faculdade de Educação do ano de 1997.

Tela das primeiras páginas da FACED, em 1997

Nos primeiros momentos, a montagem da rede da Faculdade de Educação foi realizada com a colaboração dos bolsistas de iniciação científica Ivo Carvalho Peixinho e Marcelo Paradela. Nossos pioneiros!  Ainda acho as fotos do primeiro servidor… são cômicas!

A nova página, lançada em março de 2010, teve a grande força de três especiais figuras: Elisangela Silva, Bruno Gonsalves e Fernanda Pimenta. Colaboram também Luciana Oliveira e Daniel Pinheiro. Valeu galera!

A inauguração foi na última semana de março com um coquetel virtual, realmente virtual.

Na época, não tínhamos a facilidade dos blogs, então eu fazia na mão grande mesmo os avisos e substituía a primeira página. Eras as últimas novidades.