Apresentação

Nesse tempo de recolhimento compulsório por conta da pandemia provocada pelo novo Coronavirus Sars-CoV-2 (COVID-19), apesar do trabalho remoto intensificado e exaustivo, também tem sido tempo de futucar os baús físicos e digitais e, com isso, trazer nossas lembranças de tempos vividos plenamente. Tempos de desafios, de realizações e de alegrias.

Associado com o nosso projeto Memória em Vídeo da Educação na Bahia, um projeto que coordeno que articula de forma intensa Ensino, Pesquisa e Extensão, com apoio do CNPq, a contribuição dessa página e seus links tem dois objetivos maiores: primeiro, resgatar e já publicizar um período da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) que foi o tempo de nossa gestão, minha e da queria colega Profa Mary Arapiraca (2000-2004 e 2004-2008). Foi um rico período e são muitos os materias dispersos que precisam ser organizados, o que estou fazendo lentamente. Um segundo objetivo é o de contribuir para, num fruto que espero não seja muito distante, a própria FACED retome o projeto que iniciamos do nosso Centro de Memória, instalado no 3º andar do nosso predio (me recuso a aceitar a nova nomenclatura dos andares dada pelo “elevador”), o qual está localizado, no Plano Diretor que realizamos (e que lamentavelmente está perdido) ocupando duas salas ao lado e para ser integrado à nossa Biblioteca Anísio Teixeira. Esse Centro de Memória deveria, depois de retomada a sua organização, iniciada pelas professoras Antonietta Aguiar Nunes e Maria Tereza Navarro de Brito, ter todo seus documentos digitalizados para ser disponibilizado em um site integrado à nossa página institucional da Faculdade.

Portanto, aqui vamos recuperando, de forma calma e lenta como os tempos exigem, imagens, vídeos, falas, documentos e tudo mais que for aparecendo para que fique o registro de forma aberta para ser utilizado por aqueles que desejarem conhecer um pouco da nossa história.

Por razões óbvias, essa site contém os documentos do nosso período de gestão, entre 2000 e 2008. Boas viagens no tempo.

nelson pretto, 04/07/2021.

Mapa de Navegação

Vídeo da posse dos novos diretores da Faced, Nelson Pretto (Diretor) e Mary Arapiraca (vice-diretora), em 12/01/2000.

play-sharp-fill