Carta ao IRDEB: final de Conexões

Trago aqui a resposta que mandei à direção do IRDEB ao de maneira deselegante cancelarem a minha coluna Conexão (www.radios.pretto.info) por entender que gestão pública se faz com respeito.

Eis a mensagem:

Caros Renato Nery e Flávio Gonçalves (CC equipe Multicultura),

Recebo no último dia 16/02 com absoluta surpresa, o comunicado que não deveria mais enviar o quadro Conexões, o que eu já vinha fazendo desde o início de fevereiro quando retomamos, conforme combinado com a equipe, o seu envio regular após as minhas férias de janeiro. Estranhando não estar recebendo o quadro editado depois de o mesmo ter sido veiculado, comecei a solicitá-lo por whatsapp, um dos nossos meios de comunicação. Esse silêncio durou cerca de 15 dias quando a Sra Nete me procura por whatsapp dizendo o sr Renato Nery queria falar-me por fone e não estava conseguindo. De fato, ainda estou no exterior.

Espanta-me por demais esse comportamento, uma vez que desde de 15 de abril de 2009, portanto, perto de estarmos com 15 anos de Conexões semanalmente, nunca tivermos problema de comunicação. Por várias vezes, inclusive, Conexões era ao vivo de diversos lugares por onde estava em viagem acadêmica, ocupando toda a semana. Ou seja, comunicação nunca nos foi um problema, até porque estamos num meio de comunicação.

Mais do que tudo, imagino que do ponto de vista ético, uma decisão de cancelar um quadro com essa longevidade, merecia, no mínimo, um diálogo com mais antecedência do que um simples  “(…) Neste meio tempo não precisa enviar mais os áudios”, conforme sua mensagem.

Longe de mim imaginar que uma mudança de 2º escalão em qualquer órgão público (o que aliás, pela proximidade que tenho com o IRDEB, nunca foi minimamente mencionada comigo) não possam promover radicais transformações na estrutura do órgão ou na programação de uma emissora de rádio ou televisão.

Minha indignação é com a falta de postura ética, característica básica de um gestor público com fé pública, para com um profissional da Universidade Federal da Bahia, que ao longo de muitos anos vem sendo um parceiro do IRDEB, na Rádio e na TV, com projetos conjuntos de sucesso para nós da UFBA e para o IRDEB, e que, ademais, mantinha voluntariamente esse quadro por mais de 14 anos, com absoluta regularidade.

De maneira complementar, mas não menos importante, me espanta a desconsideração e deselegância com que os/as ouvintes do Multicultura estão sendo tratados, pois uma coluna já “tradicional” das quartas-feiras simplesmente desaparecer do programa sem a menor satisfação aos ouvintes e nem mesmo uma despedida do próprio colunista me parece algo por demais estranho

Agradeço aos e às  jornalistas, equipe técnica, estagiários e toda a equipe do IRDEB, especialmente da rádio, por esses anos de parceria, desejando que a nova programação, com os novos colunistas, continuem a fazer a Rádio Educarora e a TVE Bahia uma emissora pública e não estatal, não voltada para o atendimento do mercado, mas, acima de tudo, assumindo um compromisso ético, plural e democrático em defesa de uma comunicação pública com profundo respeito e trato com seus colaboradores e funcionários.

Atenciosamente,

Prof Nelson Pretto

NelsonPretto

Professor (e ativista) da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).