Sessão pública dia 05 de setembro de 2002, às 19 horas na Câmara dos Vereadores de Salvador

Nelson Pretto receberá título de Cidadão de Salvador

“O professor Nelson de Luca Pretto, diretor da Faculdade de Educação da UFBA, será agraciado, pela Câmara Municipal, com o título de Cidadão de Salvador, no dia 5 de setembro próximo, às 19h, numa iniciativa do vereador Emiliano José (PT). O professor Nelson Pretto nasceu no Rio Grande do Sul e passou a residir na Bahia aos 11 anos de idade. Graduou-se em Física e concluiu Mestrado em Educação pela UFBA, doutorou-se em Ciências das Comunicações na USP e fez pós-doutoramento em Londres.

Com prolífera carreira no magistério, Nelson Pretto tem sido um pesquisador de intensa produção teórica, reconhecimento nacional e grande capacidade criativa nas áreas de educação, comunicação e informática, com contribuições importantes na televisão educativa. Com a honraria, a Câmara Municipal de Salvador reconhece sua contribuição à formação acadêmica de nossa juventude e seu esforço em busca de melhores condições de conhecimento, cultura e vida para nossa população. Uma homenagem merecida ” (texto do site do vereador Emiliano José)

íntegra do projeto

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº

Concede o Título de Cidadão da Cidade do Salvador ao Professor Doutor Nelson de Luca Pretto, Diretor da Faculdade de Educação da UFBA.
A CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR
RESOLVE:

Art. 1º – Fica concedido o título de cidadão de Salvador ao Sr. Nelson de Luca Pretto.

Art. 2º – A Mesa da Câmara Municipal fica autorizada a providenciar a entrega do Título, em Sessão Solene, previamente marcada e convocada para este fim.

Art. 3º – As despesas decorrentes da presente Resolução correrão por conta da verba própria do orçamento vigente.

Art. 4º – Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Sessões, em 21 de novembro de 2001.

Emiliano José – Vereador PT | Celso Cotrim – Vereador PT | J.Carlos – Vereador PT | Zezéu Ribeiro – Vereador PT
JUSTIFICATIVA

Nelson de Luca Pretto nasceu no Rio Grande do Sul, em 19 de novembro de 1954, vindo residir em Salvador desde 1965, quando tinha 11 anos.

Graduou-se em Física pela UFBA em 1977 e, posteriormente, desenvolvendo profundo processo de aperfeiçoamento profissional, concluiu Mestrado em Educação, na UFBA, em 1984; Doutorou-se em Ciências da Comunicação, na USP, em 1994, e Pós-doutorou-se em Londres em 1999.

Na sua prolífica carreira no magistério público, na UFBA desde 1978, Nelson Pretto tem sido Professor, Pesquisador e, atualmente, é Diretor da Faculdade de Educação.

Com o reconhecimento nacional de sua grande capacidade criativa nas áreas de educação, comunicação e informática, tem sido convidado a prestar serviços em outras partes do país, apresentando passagens profissionais pelo MEC, pela Universidade de Goiás ( como Professor Visitante ), e pela Televisão Educativa.

Sua intensa produção teórica pode ser resumida numa obra que se materializa em 16 trabalhos apresentados em eventos, 11 artigos técnicos publicados em periódicos, 2 livros próprios publicados e participação em outros 4 livros coletivos, além de 27 textos divulgados em jornais baianos ou outros de circulação nacional.

O reconhecimento da atuação do Sr. Nelson Pretto, não só no âmbito da formação acadêmica dos nossos jovens estudantes universitários, mas também na sociedade soteropolitana, em busca de melhores condições de conhecimento, cultura e vida para sua população, é condição inevitável por parte desta Casa Legislativa.

A inserção de Nelson Pretto na comunidade baiana e soteropolitana se comprova na sua vivência prática aqui apresentada de forma ultra resumida, bem como pode ser constatada em texto de autoria do Sr. Nelson Pretto, onde ele revela seu sentimento por Salvador da seguinte forma: “Com muita sinceridade me considero mesmo um bom soteropolitano, um bom baiano. Tenho um carinho muito grande por esta cidade que me abrigou novinho, e meio que nasci de novo por estas bandas”.

Por todo o exposto proponho aos colegas Vereadores de Salvador que façamos justiça aos dignificantes trabalho e vida que o Sr. Nelson Luca Pretto apresentou em Salvador, concedendo-lhe o reconhecimento de homenageá-lo fazendo dele cidadão desta cidade do Salvador.

Sala das Sessões, 21 de novembro de 2001.

Emiliano José – Vereador PT | Celso Cotrim – Vereador PT | J.Carlos – Vereador PT | Zezéu Ribeiro – Vereador PT

Imprensa

Perfil: um baiano dos pampas.

Correio da Bahia. Caderno Repórter. 01.09.2002.

e a galera comenta….

>
> At 08:43 23/8/2002 -0300
>
> Meu caro Nelson,
>
> Meus cumprimentos pelo merecido agraciamento que terá lugar no dia 5 de setembro próximo, por iniciativa do atuante vereador Emiliano. Salvador ganha um cidadão militante das causas de vanguarda, os soteropolitanos ganham um conterrâneo brilhante.
>
> Um abraço,
>
> Luiz Afonso
>
>
>
> Friday, August 23, 2002 11:36 AM
>
> Prezado Luiz Afonso
>
> recebi cópia de seu email. Eu estou muito feliz por contribuir para tornar o nosso Nelson Pretto mais baiano do que já é. Um grande abraço, e vamos fazer uma grande festa no dia 5. Emiliano José.