Secretaria Regional da SBPC Bahia

Mais um desafio pela frente

Se chegar por aqui e tiver acesso a sócios da SBPC, faça isso circular, por favor.

Decidi contribuir com a nossa SBPC e, junto com Alberto e Edilson, vamos tentar nos próximos dois anos tocar a Secretaria Regional da SBPC aqui na Bahia.

Veja nossa carta abaixo.

==========================================

Salvador, 13 de maio de 2011.

Colegas,
Peço licença para enviar esse email a todos uma vez que não temos especificamente uma lista de email de associados da SBPC Regional Bahia.

Este email é um convite para fortalecermos a Secretaria Regional da Bahia da nossa SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Os desafios postos pela contemporaneidade são enormes, tanto para o planeta como para o Brasil e a Bahia.
A comunidade científica baiana não pode ficar à margem destas lutas políticas e acadêmicas e, nesse sentido, estamos colocando nossos nomes para mais uma etapa da nossa SBPC-Bahia.
É bom lembrar que estivemos envolvidos desde o inicio do movimento de implantação das Secretarias Regionais da SBPC por sempre acreditarmos ser essa é a única forma de, efetivamente, descentralizar a gestão desta histórica e importante sociedade científica.
Abrigamos aqui na Bahia históricas reuniões anuais e regionais, essas últimas importante ação descentralizadora e mobilizadora implementada pela SBPC nos últimos anos.
Nesse sentido, nos colocamos à disposição para estar à frente da Secretaria Regional Bahia durante os próximos dois anos, junto com você, e, nesse sentido, temos como primeiro compromisso público buscar ampliar o número de associados ativos de maneira a podermos ter uma SBPC-Bahia efetivamente representativa.
São nossos desejos iniciais e que estão servindo de mola propulsora de nossa candidatura:

1. Ampliação do número de sócios efetivos e ativos com o compromisso de, já na próxima eleição para Secretaria Regional, termos na chapa colegas professores das demais universidades Federais, Estaduais e outros institutos de pesquisa para além da UFBA.
2. Acompanhar de forma intensa e ativista as (ausentes!) políticas de C&T em nosso Estado
3. Fazer-se representar juntos ao governo Estadual em todos os fóruns e órgãos que tratam da Ciência, da Tecnologia, da Inovação e da Educação
4. Fortalecer as atividades de divulgação científica já em curso em nosso Estado e buscar a consolidação de um política de divulgação científica para a Bahia
5. Contribuir com a construção de um Plano estadual de Informação Científica para a Bahia
6. Lutar para o aumento dos investimentos públicos em C&T manifestando-se sempre contrariamente à cortes e contingenciamentos de recursos para C&T e Educação.
7. Contribuir, de todas as formas possíveis, para que as políticas de C&T na Bahia tenham forte articulação com as políticas públicas de Educação, Cultura, Esporte, Saúde, Indústria, dentre outras áreas.

Temos certeza de que muitos outros pontos já mereceriam estar aqui destacados. No entanto, não pretendemos transformar esse email em uma ampla “plataforma” elaborada apenas por nós três. Precisamos, intensificando o uso dos recursos de TI hoje disponíveis, construir um plano de trabalho detalhado com a participação de todos.
Esperamos contar com o seu voto e, caso eleitos, precisamos contar com sue pleno e efetivo envolvimento de fazer a SBPC uma entidade atuante em sua Instituição, na Bahia e no Brasil.

Se o colega estiver em dia e em condições de votar deve ter recebido um email da comissão eleitoral indicando os procedimentos. Caso não esteja, o site da SBPC é http://www.sbpcnet.org.br e nele é possível fazer a sua associação à entidade.

Aqui um link direto para o formulário de associação: http://www.sbpcnet.org.br/socios/servicos/cadastro.asp

Como não temos a relação de sócios, por favor, faça circular este email pelas suas listas e Instituição. Muitíssimo grato e

Um forte abraço

Nelson De Luca Pretto – Faculdade de Educação da UFBA – nelson@pretto.info www.pretto.info – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1504621070252946 – candidato à Secretário Regional