Os melhores do software livre

Muito boa a lista publicada dia 09/01 pelo online do jornal britânico “The Independent” (www.independent.co.uk ) com um ranking formado por Ana Kronschnabl e Tomas Rawlings com os melhores projetos de código aberto colaborativos da internet. Os eleitos:

Wikipedia (www.wikipedia.org)
Wikipedia é uma enciclopédia online de mais de 2,3 milhões de verbetes em 180 línguas. Atualmente, é o site de pesquisa mais usado na rede mundial O que o torna mais impressionante é que o site é construído e mantido por leitores voluntários. Qualquer um que acesse o site pode atualizar fácil e rapidamente o conteúdo de um verbete ou inserir um novo índice. Isso criou um dos mais vibrantes e acessíveis sistemas de informação da história do conhecimento humano.

Firefox (www.mozilla.org/products/firefox)
O browser Firefox – software utilizado para visualizar um site – é uma alternativa Microsoft Internet Explorer, utilizado pela maioria das pessoas, mas criticado por falhas de segurança.
É um software gratuito e fácil de usar, criado por um grupo de pessoas que trabalham em uma fundação sem fins-lucrativos – a Mozilla -, e que incorpora a experiência com internet de usuários ao redor de todo o mundo. Seus esforços tiveram sucesso na criação do maior rival da milionária Microsoft.

Open Office (www.openoffice.org)
Este pacote de ferramentas de escritório é gratuito, fácil de usar e faz tudo o que promete na caixa.
O diferencial: é aberto a diferentes formatos de arquivos; por exemplo, pode salvar e ler documentos nos formatos do Microsoft Office e em PDF. Além disso, as alternativas ao Open Office são frequentemente pacotes de programas caros e pesados, por isso ele também é mais econômico.

BitTorrent (www.bittorrent.com)
Aplicativo do tipo “peer-to-peer” que está assustando à indústria de filmes e músicas. Ele facilita a troca de arquivos entre as pessoas, “quebrando” arquivos grandes e utilizando todas as brechas no espaço de transferência, o que significa que quanto maior a demanda por um arquivo, menor o tempo de download.

MediaWiki (www.mediawiki.org/wki/MediaWiki)
Wiki é um sistema colaborativo com o qual muitas pessoas podem trabalhar no mesmo documento original, independente da localização geográfica. É uma ferramenta poderosa para permitir que partes de um conteúdo sejam agrupadas em um único lugar. Após utilizar o sistema você se pergunta, “por que alguém não pensou nisso antes?”. MediaWiki é o nome de uma dos mais populares partes do software wiki – e é coincidentemente um dos poderes da Wikipedia.

Xvid (www.xvid.org)
O vídeo, uma vez que é transferido para um computador, resulta em arquivos enormes. Por isso, é necessário uma tecnologia que o deixe comprimido, senão fica difícil de assisti-lo em qualquer computador e quase impossível de transferi-lo pela internet.
Assim se obtém o padrão “codec”, que diminui o tamanho de um arquivo de vídeo. Foi o que aconteceu à música com a tecnologia MP3 – que comprimia as canções em quase 90 %, sem perda significativa de qualidade.

pHpBB Bulletin Boards (www.phpbb.com)
Bulletin boards são cadernos de anotações virtuais que permitem que os usuários troquem visualizações – nem sempre de maneira coerente ou polida. O pHpBB desenvolve milhares destes fórum.

Outfoxed (www.outfoxed.org)
Outfoxed é mais um documentário do que um software, mas o que seus fabricantes estão fazendo é uma experiência em produção de filme aberto. O documentário é um olhar muito cuidadoso ao canal de notícias da Fox, Rupert Murdoch. O inovador é que, após ter prestado atenção ao filme, você pode – com a benção dos produtores do filme – baixar as entrevistas não-editadas, que fizeram parte do filme, e reutilizá-las para fazer sua própria versão.

dyne:bolic (www.dynebolic.org)
Dyne:bolic é um estúdio multimídia em um CD, que o usuário simplesmente instala em qualquer computador e já pode utilizá-lo, rodando imediatamente em um sistema Linux/GNU sem afetar os outros programas e dispositivos existentes em seu computador.

GIMP (www.gimp.org)
Precisa desenhar um logotipo? Cortar uma foto digital? Não quer pagar altas quantias por um software que o faça? Então o Gimp é para você! Ele é um acrônimo para GNU Image Manipulation Program (Programa de Manipulação de Imagem do GNU).
Atrás de todas as letras há uma excelente ferramenta gráfica para desenhar e tratar fotos. É um programa aberto equivalente ao Photoshop, mas livre (no sentido de liberdade, não de gratuidade, como os ativistas do GNU dizem) e desenvolvido por voluntários.

Apache (http://httpd.apache.org/)
Se a internet fosse uma superhighway de informação, você poderia querer saber de que é feito a Ferrari digital – a resposta é Apache. Apache é um sistema de servidor web desenvolvido por outra comunidade de código aberto, responsável por aproximadamente 68% dos sites. Se você sempre é questionado sobre qual tipo de servidor é necessário para hospedar um web site, apenas diga Apache e todos se admirarão com o seu cohecimento técnico

SourceForge (www.sourceforge.net)
SourceForge.net é o maior site de desenvolvimento de softwares de código aberto do mundo, e hospeda mais de 100.000 projetos com o maior receptor de códigos e aplicações abertas.
Fornece espaço gratuito para hospedar projetos de desenvolvimento de softwares abertos e resume os princípios de projetos de software livre.

Deixe um comentário