Traquitanas 2, artigo em A Tarde

2016-02-26 11.37.06

O espaço aqui é pequeno, assunto é o que não falta. Educação é uma área com enorme quantidade de temas para serem tratados. No entanto, voltarei a um dos que mais me agrada: a formação da meninada a partir de práticas fazedoras. Já escrevi sobre isso algumas vezes, e depois da última, meu vizinho de espaço aqui em A Tarde, Paulo Ormindo, cobrou, pela enésima vez, minha ida ao escritório do seu irmão, Thales de Azevedo Filho, onde ele mantêm um verdadeiro museu de ciência e tecnologia e, o mais importante, um espaço do fazer essas traquitanas. Durante meia manhã, percorremos os cômodos da casa vendo as belas réplicas das criações de Leonardo da Vinci, as experiências com luz, energia, espelhos, molas e muito, muito mais… criação, mão na massa. Conversa vai, conversa vem, somos unânimes em constatar os descaminhos da educação em nosso país. Recentemente, os jornais estamparam que mais da metade dos Estados não pagam o piso salarial aos seus professores. As condições de trabalho também deixam a desejar e, assim, o que termina acontecendo é que as escolas e os professores ficam presos a uma prática histórica de ensinar conteúdos e mais conteúdos, muitas vezes apenas aqueles “impostos” pelos frágeis livros didáticos.

2016-02-26 11.47.35Esse movimento de trazer as práticas da experimentação para o cotidiano das escolas é fundamental para a formação de uma juventude que seja um pouco menos consumista, que compreenda mais a fundo como as coisas funcionam e que atue de forma mais intensa para a construção de uma sociedade sustentável, coisa distante do nosso cotidiano, já imersos que estamos na lógica da obsolescência programada.

2016-02-26 11.50.18À educação não podemos imputar todas as responsabilidades pela solução dos problemas do planeta, mas, sem dúvida, se tivermos escolas em tempo integral, professores fortalecidos, currículos arejados que respeitem as realidades e saberes locais, que tenham nessas práticas do fazer seus elementos mais criativos, estaremos caminhando para formação de cidadãos comprometidos com o futuro do planeta.

Replublicado no Jornal da Ciência, clique aqui.

Para pdf da página do jornal, clique aqui.

Contatos com o o Circo do Saber – Thales de Azevedo Filho

contacto AT circodosaber.com.br