Primeiro livro sobre Recursos Educacionais Abertos (REA) no Brasil será lançado nesta quarta-feira, dia 30, em São Paulo
A cerca de um mês do Congresso Mundial sobre Recursos Educacionais Abertos (REA), liderado pela Unesco em Paris, com a presença de ministros de Educação e outras autoridades governamentais de vários países, será lançado no dia 30 de maio, em São Paulo, o primeiro livro com artigos reflexivos e experiências brasileiras na área.
Recursos Educacionais Abertos: praticas colaborativas e politicas públicas, organizado por Nelson Pretto (UFBA), Carolina Rossini (REA Brasil/GPOPAI-USP) e Bianca Santana (Instituto Educadigital/Casa de Cultura Digital) trata da questão da educação aberta e dos recursos educacionais abertos. Com a publicação, os autores esperam ampliar o debate sobre os usos da internet nas escolas, da democratização do acesso à internet e aos recursos educacionais a populações de menor renda. A obra trata ainda das possibilidades de a internet contribuir para o desenvolvimento humano, principalmente no direito de todos à aprendizagem ao longo da vida.
Financiado pelo edital de publicações do Comitê Gestor da Internet (CGI) no Brasil e pela Open Society Foundation, trata-se de uma publicação conjunta da EDUFBA e da Casa da Cultura Digital. Cada um dos capítulos aborda o tema de uma perspectiva diferente, prática ou teórica, já que foi produzido de forma colaborativa a partir de uma chamada na comunidade REA Brasil. Todo o processo de produção foi aberto, com intensivo uso de softwares e fontes livres. Os autores são professores da educação básica, acadêmicos e profissionais da área da educação e das ciências sociais, entusiastas e ativistas da cultura livre e digital, políticos, juristas e gestores públicos.
Além da versão impressa, o livro está disponível em um site na internet (//livrorea.net.br) de forma que todo o conteúdo pode ser baixado, utilizado e remixado à vontade. A EDUFBA é uma das editoras que participa do pioneiro projeto REA Scielo Livros (http://books.scielo.org/) e em breve o livro também estará disponível no site do Scielo.
Para Flavia Rosa, diretora da EDUFBA, “o processo de abertura do acesso ao conhecimento produzido pelas universidades é fundamental para a democratização do conhecimento. No repositório institucional da UFBA já temos mais de 200 livros disponíves para serem baixados integralmente”.
Recursos Educacionais Abertos (REA)
O conceito de recursos educacionais abertos (REA), cunhado pela Unesco em 2002, trata da criação de materiais educacionais abertos “para consulta, uso e adaptação”. “Esse conceito está centrado na ideia dos commons – de que o conhecimento produzido pela humanidade pertence a toda a humanidade – e permite problematizar diversos elementos importantes para que a inovação em rede aconteça nos processos educativos: propriedade intelectual, softwares, conexão de banda larga, educação de professores, material didático, preço, acesso e tantos outros temas e aspectos ligados à questão”, explica Bianca Santana, uma das organizadoras e autoras.
O lançamento
Em São Paulo o primeiro lançamento acontecerá dia 30 de maio, quarta feira, às 19 horas na Casa de Cultura Digital durante o Simpósio Recursos Educacionais Abertos: promovendo o acesso e o intercâmbio de conhecimento, organizado pela Unicamp e pela Casa de Cultura Digital. O evento é gratuito e será transmitido ao vivo pela internet através do link: http://educacaoaberta.org/rea/eventos/simposio2012.
Lançamentos regionais estão previstos durante o mês de junho em diversos locais do Brasil e em Paris, durante o Congresso da UNESCO, que acontecerá de 20 a 22 de junho. No evento em Paris estarão presentes um dos organizadores do livro, Nelson Pretto, e os autores Tel Amiel (Unicamp) Andreia Inamorato (UFF) e Priscila Gonsales (Instituto Educadigital/REA Br).
O Livro
RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: práticas colaborativas e políticas públicas
Bianca Santana, Carolina Rossini e Nelson De Luca Pretto – organizadores
Edufba e Casa da Cultura Digital via Maracá Educação e Tecnologias.
ISBN: 978-85-232-0959-9
Capa do livro
Sumário
- Apresentação – Bianca Santana, Carolina Rossini e Nelson De Luca Pretto
- Educação aberta: configurando ambientes, práticas e recursos educacionais – Tel Amiel
- REA: o debate em política pública e as oportunidades para o mercado – Carolina Rossini e Cristiana Gonzalez
- Educação aberta: histórico, práticas e o contexto dos recursos educacionais abertos – Andreia Inamorato dos Santos
- Professores-autores em rede – Nelson De Luca Pretto
- Formatos abertos – Sergio Amadeu da Silveira
- REA na educação básica: a colaboração como estratégia de enriquecimento dos processos de ensino-aprendizagem – Lilian Starobinas
- Materiais didáticos digitais e recursos educacionais abertos – Bianca Santana
- Aberturas e rupturas na formação de professores – Priscila Gonsales
- Recursos educacionais abertos na aprendizagem informal e no autodidatismo – Rafael Reinehr
- Wikimedia Brasil e recursos educacionais abertos – Heloisa Pait, Everton Zanella Alvarenga e Raul Campos Nascimento
- Produção de REA apoiada por MOOC – Marcelo Akira Inuzuka e Rafael Teixeira Duarte
- Equilíbrio entre os direitos autorais e as necessidades da educação – Paulo Darcie entrevista Paulo Teixeira
- Uma política estadual de REA para beneficiar professores, alunos e o poder público – Paulo Darcie entrevista Simão Pedro
- A experiência pioneira do município de São Paulo – Paulo Darcie entrevista Alexandre Schneider
- Projeto Folhas e Livro Didático Público – Paulo Darcie entrevista Mary Lane Hutner
- A experiência REA em um colégio tradicional da cidade de São Paulo – Paulo Darcie entrevista Valdenice Minatel e Verônica Cannata
O evento de lançamento
Transmissão ao vivo pela internet: http://educacaoaberta.org/rea/eventos/simposio2012
30 de maio (quarta-feira)
14:00-15:45 – Abertura: REA e a educação brasileira (Alexandre Shneider, Simão Pedro e Bianca Santana)
16:15-18:00 – Políticas públicas, padrões, e licenças (Sergio Amadeu, Cristiana Gonzalez, Priscila Gonsales)
19:00-21:00 – Lançamento do livro
31 de maio (quinta-feira)
09:30-11:00 – REA na educação básica (Mary Lane Hutner, Tel Amiel, Nelson Pretto)
11:30-13:00 – REA na educação superior e não formal (Adriana Luccisano, Marcelo Akira, Andreia Inamorato)
13:00-13:30 – Fechamento
Os autores
Bianca Santana | biancasantana@gmail.com | www.biancasantana.worpress.com |
Educadora e pesquisadora dos usos das tecnologias digitais na educação. Membro da Casa da Cultura Digital e diretora de educação do Instituto Educadigital. Mestranda em educação na Universidade de São Paulo, graduada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero. Foi professora de Língua Portuguesa na EJA da Escola Vera Cruz e coordenadora de tecnologia educacional do Colégio Visconde de Porto Seguro. Já colaborou com a edição de livros e objetos educacionais multimídia nas editoras Ática, Moderna, Escala Educacional e Edições SM.
Carolina Almeida A. Rossini | carolina.rossini@gmail.com| www.rea.net.br |
(port) coordenadora do Projeto REA-Brasil desde 2008 e pesquisadora sênior do GPOPAI-USP (2011-). Advogada e professora de direito, é mestre em direito da propriedade intelectual pela Boston University (2008-EUA), MBA pelo Instituto de Empresa (2004-Espanha), especialista em relações internacionais pela UNICAMP-UNESP-PUC (Programa Santiago Dantas – 2006) e bacharel em direito pela Universidade de São Paulo (2000). Foi fellow do Berkman Center na Universidade de Harvard (2008-2010), coordenadora da Clinica Juridica e membro do CTS na FGV-Direito Rio (2005-2007) e advogada do grupo Terra e Telefonica (1999-2005).
Cristiana Gonzalez | crizalez@gmail.com | www.gpopai.org/cris |
(Port) Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação da Universidade de São Paulo(GPOPAI-USP) desde 2007. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo(2010), cursa mestrado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da mesma universidade.Seu foco de pesquisa é sociologia econômica e da tecnologia, indústrias culturais e políticas de acesso à informação.
Priscila Gonsales | email | pagina web |
(Port). máster em Educação, Família e TIC pela Pontifícia Universidade de Salamanca (Espanha), pós-graduada em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA-USP e graduada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero. Atua na área de educação e tecnologias digitais desde 2001, foi pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e é co-fundadora do Instituto Educadigital.
Marcelo Akira Inuzuka | marceloakira@inf.ufg.br | www.inf.ufg.br/~marceloakira |
(Port.) Professor do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação em Ensino a Distância pela Universidade Norte do Paraná(UNOPAR)/Universidade Federal do Ceará (UFC) (2008), graduado em Engenharia Elétrica (1995) e Ciências da Computação (1997), ambos pela UFG. Tem como foco a pesquisa em Tecnologias Educacionais. Participa de comunidades de Software Livre (PSL-Brasil e PSL-Goiás) e Recursos Educacionais Abertos (REA-Brasil).
Nelson De Luca Pretto | nelson@pretto.info | www.pretto.info |
Professor (e ativista) da Faculdade de Educação (www.faced.ufba.br) da Universidade Federal da Bahia (UFBA)/Brasil. Doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994), Licenciado em Física (1977) e Mestre em Educação (1985), ambos pela UFBA. Bolsista do CNPq. Secretário Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) Bahia. Membro titular do Conselho de Cultura do Estado da Bahia (2007-2011). Membro da Academia de Ciências da Bahia.pretto.ufba@gmail.com.
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