Novo livro: Inclusão Digital: polêmica contemporânea

Lançamento marcado.

Organizado por Maria Helena Silveira Bonilla e Nelson De Luca Pretto, dia 15.12.2011 – quinta feira – será o lançamento do livro Inclusão digital – polêmica contemporânea

Convite

Capa do livro

Capa Inclusçao Digital
Lançamento dia 15.12.2011 em Salvador, Bahia

Sumário

Apresentação da Coleção e do volume – Maria Helena Silveira Bonilla e Nelson De Luca Pretto

1 – Prefácio – André Lemos

2 – Inclusão digital: ambiguidades em curso – Maria Helena Silveira Bonilla e Paulo Cezar Souza de Oliveira

3 – Para além da inclusão digital: poder comunicacional e novas assimetrias – Sérgio Amadeu da Silveira

4 – Inclusão digital como fator de inclusão social – Lia Ribeiro Dias

5 – Diretrizes metodológicas utilizadas em ações de inclusão digital – Maria Helena Silveira Bonilla e Joseilda Sampaio de Souza

6 – Novas tecnologias e inclusão digital: criação de um modelo de análise – Leonardo Costa

7 – Autonomia, liberdade e software livre: algumas reflexões – Doriedson de Almeida e Nicia Riccio

8 – Leitura e escrita online – Edvaldo Souza Couto, Marildes Caldeira de Oliveira e Raquel Maciel Paulo dos Anjos

9 – Tabuleiro Digital: uma experiência de inclusão digital em ambiente educacional – Nelson De Luca Pretto, Joseilda Sampaio de Souza e Telma Brito Rocha

Lançamento do livro “Inclusão digital – polêmica contemporânea”

O livro “Inclusão digital – polêmica contemporânea”, organizado por Maria Helena Bonilla e Nelson Pretto, será lançado no próximo dia 15 de dezembro (quinta-feira), a partir das 18 horas na nova livraria da EDUFBA, localizada na Biblioteca Setorial de Saúde da UFBA, no campus do Canela, atrás da Reitoria da universidade.
Este livro é o segundo volume da coleção “Educação, Comunicação e Tecnologia” organizada pelo grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC), da Faculdade de Educação da UFBA, tratando do uso das tecnologias digitais na educação.
No livro “Inclusão digital – polêmica contemporânea”, segundo Maria Helena Bonilla, professora da Faculdade de Educação da UFBA e uma das organizadoras, “o foco é a inclusão digital já que esse é um tema polêmico desde o próprio uso da palavra inclusão. Incluir em que? é a pergunta chave da discussão, e é isso que polemizamos no livro.”
Os capítulos do livro têm origem e autores diversos. São frutos de pesquisas de professores da UFBA e também de outras Instituições, trazendo pesquisadores como Sérgio Amadeu da Silveira, da Universidade Federal do ABC e Lia Ribeiro, da Momento Editorial. O professor André Lemos, da UFBA, escreve o Prefácio e um pequeno texto do professor Antonio Bartolomé da Universidade de Barcelona apresenta o livro.
Nelson Pretto, o outro organizador, é professor da Faculdade de Educação da UFBA e também secretário regional da SBPC na Bahia. Para ele, “o livro contribui para a discussão em torno desse tema que envolve a educação e, muito mais, do que isso, políticas públicas de cultura, telecomunicações, ciência e tecnologia.”
Com o livro, segundo os autores, se busca construir um sentido que explicite a possibilidade de os sujeitos sociais terem acesso e se apropriarem das tecnologias digitais como autores e produtores de ideias, conhecimentos, proposições e intervenções que provoquem efetivas transformações em seu contexto de vida.
Para André Lemos, a inclusão digital “não é alcançada apenas quando se dá computadores ou acesso à internet, mas quando o indivíduo é colocado em um processo mais amplo de exercício pleno de sua cidadania”. Desta forma, ao longo dos nove capítulos do livro o tema está tratado considerando seus aspectos teóricos e metodológicos além de análise de experiências concretas de inclusão digital, em diversos projetos espalhados pelo Brasil.
Editado pela EDUFBA, o livro já adota uma nova postura em relação ao direito autoral, já que a edição impressa é vendida pela EDUFBA, mas o seu conteúdo é licenciado em Creative Commons, de maneira que o acesso a ele é livre na internet, através do repositório da UFBA (www.repospitorio.ufba.br), sendo permitido, em função da licença adotada que o seu conteúdo possa ser remixado, adaptado e que se criem obras derivadas, sendo apenas vedado o uso com fins comerciais.

Link direto para o livro: clique aqui.

Título: Inclusão digital – polêmica contemporânea
Autores: Maria Helena Silveira Bonilla e Nelson De Luca Pretto – organizadores
Coleção Educação, Comunicação e Tecnologia – tomo II
ISBN: 978-85-232-0840-0
Editora: EDUFBA
Preço da versão impressa no lançamento: R$20,00

Este post tem 4 comentários

1. Sandra Alves da Cruz

Não consigo fazer o download do livro. As páginas de acesso não abrem.

2. prettoadmin

Pronto, já coloquei o link direto para o repositório. grato pelo alerta

3. Iza Helena

Olá Nelson,