Livro REA será lançado em Salvador/Bahia

Recursos Educacionais Abertos (REA): práticas colaborativas e políticas públicas, de Bianca Santana, Carolina Rossini e Nelson de Luca Pretto (Org.), no Lançamento Coletivo EDUFBA

Evento acontece no dia 13 de setembro, em Salvador, e reúne o lançamento de nove livros das mais variadas áreas do conhecimento

No dia 13 de setembro, às 17h30, o Lançamento Coletivo EDUFBA apresenta ao público nove títulos. Dentre eles, está Recursos Educacionais Abertos (REA): práticas colaborativas e políticas públicas, organizado por Bianca Santana, Carolina Rossini e Nelson de Luca Pretto e publicado em parceria com a Casa da Cultura Digital. O evento acontece na Biblioteca Universitária de Saúde Professor Álvaro Rubim de Pinho, em Salvador.

Este livro reúne artigos e entrevistas que abordam as possibilidades trazidas pela ampliação do acesso à internet, através de diversos dispositivos, para a melhoria da educação. Enquanto alguns autores defendem a educação fora dos muros das escolas, outros relacionam a aplicação destes recursos dentro da sala de aula convencional.

Indo além, os artigos presentes neste livro também abordam as mudanças pelas quais o mercado editorial está passando com a ampliação do acesso à internet, as políticas públicas que associam – ou deveriam associar – educação e cultura e a relação entre comunicação e desenvolvimento industrial, científico e tecnológico.

O quê: Lançamento Coletivo EDUFBA – Setembro de 2012

Quando: 13 de setembro, quinta-feira, das 17h30 às 20h30

Onde: Biblioteca Universitária de Saúde Professor Álvaro Rubim de Pinho (Campus Canela, UFBA – Rua Basílio da Gama, s/n, Canela – Salvador, Bahia)

Quanto: entrada gratuita

Informações adicionais sobre este livro

ISBN: 978-85-232-0959-9

Número de páginas: 246

Formato: 16 x 23 cm

Ano: 2012

Preço especial de lançamento: R$ 15,00

Telefone e fax: (71) 3283-6160 | (71) 8708-5064

www.edufba.ufba.br | imprensaedufba@ufba.br

Ola pessoal,
Vejam abaixo a primeira reunião do Comitê Gestor da Internet aberta e sendo transmitida pela rede, uma lutsa nossa que sofre uma grande reação no próprio comitê gestor…
Temos que fazer um esforço para termos muita gente acompanhando para “justificar” para os que não querem abrir que existe interesse da sociedade sobre o que o CGi discute.

abs
Nelson Pretto
==============================

Pessoal,

nos dias 10 e 11 de setembro (2ª e 3ª feira) o Comitê Gestor da Internet vai realizar sua primeira reunião itinerante aberta. Ela será aberta e transmitida por streaming pelo site do CGI (<http://www.cgi.br>). No que se refere aos conselheiros, será mais uma reunião de apresentação do CGI e de determinados temas como governança, Marco Civil da Internet, neutralidade de rede e uso de TICs na região Norte.

O mais interessante é a participação presencial. A reunião ocorrerá em um auditório com capacidade para cerca de 120 pessoas e haverá espaço para os presentes se manifestarem, fazerem intervenções e perguntas. É importante que entidades e ativistas de Manaus ou cidades próximas se organizem para estar lá, pelo menos no primeiro dia. Por isso, peço que divulguem e façam um barulho nas suas redes!

Embora tenham questões relevantes à sociedade civil no dia 10 e dia 11, o primeiro dia concentra discussão relativa à garantia de direitos e não discriminação na rede, além de dados ligados à inclusão digital com foco na região Norte.

O programa e local da reunião são:

Segunda-feira, 10/09/2012, das 13h30 às 18h00

a) Modelo Brasileiro de Governança da Internet

b) Os Princípios da Internet Brasileira

c) Marco Civil da Internet

d) Neutralidade da Rede

e) Pesquisas sobre uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação, focando principalmente a região Norte

Terça-feira, 11/09/2012, das 9h00 às 12h00

a) SIMET – Sistema de Medição de Tráfego da Internet

b) Padrões web, acessibilidade e dados abertos governamentais

c) Implementação do IPv6

d) Interconexão de redes e o Projeto PTT.br – Ponto de Troca de Tráfego