O Correio de hoje, 20/05/2016 (http://glo.bo/1XnGsDF) anuncia a viagem do prefeito ACM Neto e do seu Secretário de Educação aos Estados Unidos para uma visita de uma semana à sede da Google para conhecer as soluções dessa mega-empresa para a educação. Anuncia que o acordo com a Google está sendo feito para implantar o sistema Google Educação (aqui) nas escolas municipais de Salvador. Uma pergunta preliminar é quem paga essa viagem?
O avanço dos tentáculos da Google no campo educacional é algo assustador. Levantamentos que estamos realizando indicam que, entre outros, a Google já havia firmado acordo para o fornecimento dessa solução para a educação com os governos dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com a Prefeitura de Florianópolis/SC, com a Unicamp, dentre outros.
Não podemos deixar de lembrar que também a empresa Facebook, com o seu projeto internet.org, busca formalizar acordos com diversos países para que essa plataforma privada seja o centro das políticas públicas de inclusão digital, inclusive com o Brasil.
O avanço do privado no sistema público no Brasil é algo avassalador e merece nosso veemente repúdio.
É muito preocupante, enquanto você nos informa semanalmente sobre o avanço das propostas da parceria público privado na educação básica, sindicatos, estudantes e servidores com apoio das universidades dando publicidade estamos nos organizando, mas agora até a UNICAMP! Então professor Luiz Carlos de Freitas Muito mais teremos de fazer para que os tentáculos Google não agarre as nossas instituições de ensino. Muita luta a vista, muita.
Muita luta, Mariana. Não está fácil. Mas vamos em frente…