Novo livro em maio: Meb e Rádio Web

Nosso novo livro já está a caminho.

DO MEB À WEB- o rádio na Educação

Nelson Pretto e Sandra Pereira Tosta (Orgs.)

Editora Autêntica – Col. Cultura, Mídia e Escola.

Belo Horizonte – MG- 2008

ISBN: 978-85-7526-448-5

Neste livro buscou-se pensar de forma ampla a questão da educação e da comunicação, não convidando apenas autores que concordassem com uma ou outra abordagem da temática, que é ampla por sua própria natureza. Compreendendo que o uso das tecnologias na Educação remonta ao início do rádio e da televisão na educação brasileira e que importantes experiências já foram desenvolvidas e constatadas nessa área.

Assim, os artigos que compõem o livro contemplam desde o uso do rádio para o desenvolvimento de projetos de alfabetização de jovens e adultos no meio rural, como foi o caso do MEB- o Movimento de Educação de Base ligado a setores da Igreja Católica no Brasil, nos anos de 1960, à transformação do rádio e de suas características referenciais ao assumir a perspectiva de radiodifusão multimídia na Web.

Com as transformações tecnológicas em pleno vapor, acredita-seque caberá ao rádio dito educativo apostar em sua função cultural, educativa e social, acompanhando de perto essas mudanças que possibilitam, entre outros fatores, a chamada interatividade. Com isso pode-se vislumbrar uma radiodifusão multimídia, bidirecional, de caráter hipertextual e heterogêneo, além da introdução do visual em conjunto com o áudio, acrescentando o caráter multissensorial que antes não havia.

Esses movimentos teóricos, políticos, acadêmicos e também vivenciais, orientaram na organização deste livro. E nele, o leitor poderá trafegar por diversas abordagens, 12 artigos descrevendo e analisando e experiências educativas com o rádio no Brasil e em outros países, como Espanha e Portugal.

Este post tem um comentário

1. Anônimo

Concurso Internacional EducaRede.
    Estimados/as “bloggers”,
    Permita-nos felicitá-los por este blog e , em geral, pelo uso pedagógico que fazem das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
    Nos gostaria de convida-los a participar no Concurso Internacional EducaRede, que pretende facilitar a comunidade educativa novas ferramentas, conhecimentos e métodos de trabalho para assumir as mudanças que as Tecnologias da Informação e Comunicação provocam na nossa sociedade e nas novas gerações de estudantes, assim como nos métodos de ensino e aprendizagem.
    Te animamos a visitar nosso site, http://www.educared.org/certameninternacional, onde encontrará muita informação do evento.
    Podem participar do Concurso criando blogs, webs e wikis. Também os professores podem participar sozinhos, com Experiências Didáticas relacionadas com o uso das TIC.
    O prazo de inscrição finaliza no dia 16 de abril. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com o Escritório do Concurso.
    Cordialmente,
    Escritório do Concurso Internacional EducaRede
    Correio eletrônico: certamen@educared.org
    Telefono: 902.905.144