Professores em rede.

Saiu recentemente um artigo meu na revista da Tv Escola (MEC.

A revista está interessante com uma matéria sobre as possibilidades do uso de software livre nas escolas.

Clique aqui e vá direto ao pdf de toda revista. Ou vá na minha página de artigos, pois lá além desse link tem os demais.

Na sexta próxima estarei na PUC Rio conversando um pouco com os colegas do CTC sobre os desafios contemporâneos para a Universidade. Vai ser um papo bom. Veja o que pretendo apresentar com o tema Desafios contemporâneos para a educação: as tecnologias resolvem?
Proposta da conversa:
A PUC faz 70 anos. A televisão – que agora quase já não é mais a televisão por conta do digital – faz um pouco mais de 70 anos, desde que apareceu pela primeira vez lá pela Alemanha. O telefone tem ai os seus 120, 125 anos… e nós, professores, continuamos com praticamente os mesmos problemas que tínhamos desde muito. Crise da idade? Creio que não!
Vendo os temas do seminário de vocês, constato que absolutamente tudo estará em discussão. Esse me parece um bom começo.
Percebo que um dos pontos é a utilização de novas tecnologias em sala de aula, dos recursos didáticos e coisas e tais. O risco que temos é pensar que o problema do ensino superior – de hoje e de sempre – seja apenas uma questão metodológica ou de (boas) práticas de ensino. Penso que precisamos ir muito, muito mais longe do que isso.
Proponho pensarmos um pouco mais sobre o nosso papel enquanto professores universitários de áreas técnicas, sobre as novas formas de se produzir ciência e pesquisar, sobre como pensa essa juventude – que eu denomino de geração alt+tab -, sobre  as possibilidades das tecnologias digitais, e, principalmente, sobre a importância de pensarmos mais obre a ética hacker que sustenta a produção do software livre e que, hoje, expande-se para diversas áreas.