Novo livro: Reflexões – ativismo, redes sociais e educação

Lançamento do livro Reflexões: ativismo, redes sociais e educação, de Nelson Pretto

Será lançado no dia 18 de junho, terça feira, na Faculdade de Comunicação da UFBA, a partir das 17:30 horas, o mais novo livro de Nelson Pretto, Reflexões: ativismo, redes sociais e educação, pela editora Edufba.

O livro apresenta um mosaico de reflexões do autor sobre diversos assuntos escritos ao longo dos últimos cinco anos, abordando principalmente temas relacionados com a presença das redes sociais, o ativismo juvenil na internet e suas relações com a educação, passando pelas políticas públicas da educação, cultura, comunicação, ciência e tecnologia.

Nelson Pretto, reflete sobre esses temas a partir de um olhar que aproxima a academia do cotidiano das pessoas e das cidades, com destaque para a formação da cidadão.

Para o antropólogo Hermano Viana, que escreve a orelha do livro, este é uma “espécie de diário de campo (de batalha) narrando avanços e impasses da interação entre computador e escola. Nada aqui é distanciado: Nelson Pretto meteu a mão na massa de bytes dentro da sala de aula, participando de projetos como o “tabuleiros digitais” ou procurando influenciar a formulação de políticas governamentais.”

O conjunto de textos é composto de artigos e entrevistas, muitos já publicados em jornais, revistas ou na web e neles percebe-se a defesa intransigente do autor na construção de processos educativos – formais ou não – que sejam questionadores do instituído, extrapolando o espaço escolar, do ensino fundamental à pós-graduação, em ações políticas que ganhem, literalmente, o mundo.

A introdução do livro foi escrita pelo Reitor da Universidade Aberta de Portugal, professor Paulo Dias. Para ele, o livro é “uma publicação desafiante, incómoda também para os menos atentos aos processos da mudança educacional, sustentada na visão crítica do presente e nas antecipações do futuro, as quais se projetam na promoção das competências para as práticas de inovação na educação e nas formas de construção dos cenários emergentes para a cidadania digital”.

Nelson Pretto é professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, bolsista do CNPq e secretário regional da SBPC Bahia (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). Membro da Academia de Ciência da Bahia. Foi titular do Conselho Estadual de Cultura (2007/2011), já tendo sido diretor da FACED por dois mandatos (100/2008), assessor do Reitor da UFBA Felippe Serpa (1995/1996), Superintendente de Projetos Especiais da Fundação Centro Brasileiros de Televisão Educativa (FUNTEVÊ), Diretor de Estudos e Análises do INEP e integrou a diretoria colegiada do Sindicato dos Professores do Estado da Bahia (SINPRO). Foi um dos pioneiros da implantação da internet na Bahia e atualmente dá aulas na Faculdade de Educação da UFBA exatamente sobre a temáticas do livro.

Outros livros

Também será lançado na oportunidade a versão em espanhol do livro Recursos Educacionales Abiertos – practicas colaborativas y políticas publicas, organizado pelo autor em conjunto com Bianca Santa e Carolina Rossini, fruto de um projeto que teve apoio do Comite Gestor da Internet do Brasil.

Dentro em breve teremos uma nova edição de Uma escola sem/com futuro – educação e multimídia, que, depois de sete edições pela Papirus, agora, sairá em edição revisada, pela EDUFBA com nova apresentação do autor e Prefácio de Ismar de Oliveira Soares, professor da escola de Comunicações e Artes da USP.

Local do Lançamento

FACOM – Faculdade de Comunicação da UFBA

Campus Ondina, UFBA – Rua Barão de Jeremoabo, s/n, Ondina – Salvador, Bahia

Fichas técnicas:

Reflexões – ativismo, redes sociais e educação

EDUFBA

ISBN: 978-85-232-1048-9

preço no lançamento: R$25,00

Uma escola sem/com futuro – educação e multimídia – breve

edição revisada e com nova apresentação do autor e Prefácio de Ismar de Oliveira Soares (ECA/USP)

ISBN: 978-85-232-1049-6

Este livro teve suas primeiras 7 edições lançadas pela Papirus

Recursos Educacionales Abiertos – practicas colaborativas y políticas publicas

ISBN: 978-85-232-0959-9

preço no lançamento: R$25,00

Tradução para o espanhol do livro Recursos Educacionais Abertos – práticas colaborativas e políticas públicas, livro composto de 11 artigos e 5 entrevistas sobre a produção e distribuição de materiais educativos. Publicação em edição conjunta da EDUFBA com a casa de Cultura Digital e apoio do Comitê Gestor da Internet (CGI).

Este post tem um comentário

1. Daiane

qual livraria em salvador posso achar o livro reflexoes de Nelson De Luca Preto?
    Obrigado desde de ja…
    Daiane Messias