Educação e Comunicação – GT16 da ANPEd

Durante os últimos três dias estivemos aqui em Natal, reunidos na 34ª reunião anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPEd).
A primeira mesa, que coordenei, fez um balanço dos 20 anos do nosso GT16: Educação e Comunicação.
Tão logo nossos convidados iam falando, fui tuitando o endereço onde postei os textos enviados por eles.
Segue aqui os links para os textos:
Rosa Ficher, Maria Helenna Bonilla e Guaracira Gouvea . Marco Silva ainda não mandou o texto.
Apresentamos três propostas de moções.
Para a preparação das moções, fiz uma consulta ás listas que participo e em um útil email Felipe Cabral (felipe @ teia.org.br). Grato, Felipe!

Publico aqui as sugestões de Felipe e o texto aprovado.

1. direito autoral. alguma coisa direto ao ponto..

Texto aprovado pelo GT 16

Considerando a importância para a educação do acesso aos bens culturais e científicos produzidos pela humanidade e da não adequação da atual legislação do direito autoral para isso garantir, os participantes da 34ª Reunião Anual da ANPED, reunidos em Natal em 04 de outubro de 2011, vêm a público manifestar seu apoio a uma profunda reformulação na legislação sobres os direitos autorais no Brasil e sobre a necessária posição do país em defesa das liberdades de circulação e troca de informações e culturas no mundo contemporâneo.
Reafirmamos a nossa defesa ao acesso pleno ao conhecimento, a democratização da cultura no país e um equilíbrio entre o direito do autor e o interesse público, garantindo a permissão plena do uso das obras para fins educacionais e científicos; a reprodução das obras para fins de proteção do patrimônio cultural e preservação de documentos; mecanismos que garantam a expansão do acervo em domínio público; garantias reais de proteção aos autores, na sua relação com os intermediários culturais; entre outros.
Indicações de links:
CONTRIBUIÇÃO À CONSULTA PÚBLICA SOBRE A REFORMA DA LEI DE DIREITOS AUTORAIS (Lei 9.610/98)

Revisão da revisão: governo de continuidade? (apesar do título tem perguntas muito propositivas e fomentadores do que queremos)

MinC e a política do subterfúgio
2. Plano Nacional de Banda Larga

Considerando a importância para a educação de uma Plano Nacional de Banda Larga de qualidade para o acesso das escolas à rede internet, os participantes da 34ª Reunião Anual da ANPED, reunidos em Natal em 04 de outubro de 2011, vêm a público manifestar a sua crença de que a conectividade à rede internet em banda larga é hoje em dia um direito de todas e todos, independentemente de sua localização ou condição sócio-econômica.
Elemento central na sociedade da informação, a inclusão digital, entendida de forma ampla, é condição para a concretização de direitos fundamentais como a comunicação e a cultura e se coloca como passo necessário à efetiva inclusão social, já que ela é essencial para o desenvolvimento econômico do país, possibilitando a redução de desigualdades regionais.
Ao reconhecermos a relevância das metas e políticas presentes no Plano Nacional de Banda Larga acreditamos ser necessário avançar no sentido de garantir que essas políticas de banda larga estejam pautadas no interesse público.
Nesse sentido, alinhamo-nos ao movimento Banda Larga Um Direito Seu e apoiamos que o PNBL garanta:
1. EFETIVA PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL
2. GESTÃO PÚBLICA DAS REDES PARA GARANTIR A IGUALDADE ENTRE PROVEDORES E O INGRESSO SUSTENTÁVEL DE NOVOS AGENTES
3. AMPLIAÇÃO DA DEFINIÇÃO DE PARÂMETROS DE QUALIDADE DA BANDA LARGA
4. garantia de qualidade de conexão preparando o país para um intenso uso da rede com apliciativos multimidia de alta qualidade.

2. Procutlura. como está isso? faríamos alguma manifestação para onde?

Tem uma coisa legal aqui que o Pimentel mandou uma vez.

Isso aqui é bem esclarecedor (atuais incentivos e as mudanças pretendidas com o Procultura):

3. revistas de acesso aberto

Espírito Livre (revista licenciada em Creative Commons sobre Tecnologias Livres)

Revista Nature adota licença Creative Commons para artigos sobre o genoma
REvista DataPrev (não tem o selo creative commons dentro da revista, nem o copyright, mas no rodapé do site está escrito que todo conteúdo postado na plataforma, salvaguardados os conteúdos ditos com determinados direitos autorais, são automaticamente CC 2.5) http://portal.dataprev.gov.br/category/publicacoes/revista-dataprev/
Revista “tecnologias na Educação”
É esse tipo de revista que você está falando?

5. Plano Nacional de banda Larga

O Manifesto da Campanha pela Banda Larga contém muitos elementos facilmente adaptáveis: