Políticas para CT&I – atualizado

Terminei agora o texto solicitado pelo MCT para a 4a. CNCTI – Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação que ocorrerá no final de maio em Brasília. O tema era o Ensino de Ciências mas eu não me contento só com isso, claro.

Preparei um texto que está pdf, e gostaria muito de críticas e sugestões para aperfeiçoa-lo. Essa já é uma segunda versão após os preciosos comentário de Hélio Kuramoto, que tem um belo blogue sobre o tema

Título: Das grades às redes: curriculares, de formação de professores, de instituições, de …

Resumo
O texto apresenta um conjunto de reflexões em torno da necessidade de pensarmos o ensino das ciências numa perspectiva muito mais ampla do que estamos fazendo atualmente. A expectativa com este texto é a de poder contribuir para que a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (4ª CNCTI) possa, a partir de ampla discussão política, delinear algumas diretrizes no campo da formação, da divulgação científica e do ensino das ciências, não se limitando, obviamente à estes. Parte de uma reflexão sobre a importância nas Conferências Nacionais, adentrando no específico das políticas públicas, fazendo uma crítica à forma como as mesmas vêm sendo elaboradas, de forma isolada, com cada Ministério apresentando suas próprias políticas, sem a perspectiva de implantação de uma rede de ações, que defendemos ao longo do texto.

clique aqui para a versão em pdf.

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