A teia da cultura e a educação

A cultura está em debate. E em festa, na Teia 2010 em Fortaleza. A educação está em debate. Após as conferências estaduais, chegou o momento da Conferência Nacional de Educação (CONAE) que acontece em Brasília, de hoje até 1º de abril. São inúmeros aspectos a serem considerados, inclusive porque necessário se faz avaliar o que foi o Plano Nacional da Educação (2000/2010) que previa, por exemplo, estarem hoje no ensino superior 30% da população jovem de 18 a 24 anos. Longe ficamos desta meta, com menos de 14%, apesar de todo o investimento realizado nas universidades públicas nos últimos anos.
Mas esse é apenas um – importante, claro – dos aspectos de tantos outros que necessitam ser tratados.
Tenho dito, até com insistência, que o maior problema das políticas públicas federais (e vale ipsis litteris para as estaduais) é que se continuarmos a fazer composição dos governos atendendo aos partidos políticos que loteiam os cargos, cada ministério (e secretaria) continuará fazendo a sua política específica, querendo aparecer mais do que os outros. Na educação, um grande problema para a efetivação dessas políticas é a dificuldade que o MEC tem em "falar" com os demais Ministérios e, consequentemente, com as políticas públicas de Cultura, de Comunicações e de C&T, para citar apenas alguns. São diversos os aspectos a considerar, mas quero aqui aproveitar o período da realização da Teia 2010, evento que reúne integrantes dos quase 2.500 Pontos de Cultura do Brasil e exterior, para enfatizar a necessária e fundamental relação da educação com a cultura. Uma correta e importante política pública capitaneada pelo MinC – o Cultura Viva/Pontos de Cultura – está efetivamente mexendo com o país, promovendo o fortalecimento da cultura "vinda de baixo", com especial destaque para a cultura digital. Essa turma envolvida com os Pontos está produzindo como nunca. Vídeos, filmes, fotografia, rádio, artes plásticas, artesanato, enfim, produzindo culturas, num plural pleno, com um enorme potencial de efetivamente transformar a nossa triste e injusta realidade. Esse conjunto, que é muito, muito maior que a soma das partes, está agigantando cada grupo, trazendo para os processos de produção cultural algo que está, cada dia mais, sendo esquecido nesta nossa sociedade consumista e individualista: os ideais de colaboração, compartilhamento e generosidade. A rede está montada. A Teia cobre o país de ponta a ponta. A TV Brasil, só para se ter um exemplo, mostra uma pequena parte disso no programa Cultura Ponto a Ponto, expondo e enaltecendo essa maravilhosa diversidade. Um programa, também ele, produzido de forma coletiva e colaborativa. Cerca de 400 pessoas, de mais de 100 Pontos, trabalharam durante 18 semanas de gravação na produção de mais de 130. Um jeito coletivo de produzir para superar o jeito individual de consumir, produtos e informações.
Mas a educação escapa! Foge da teia!
Lamentavelmente não consegue ver tudo isso. As Escolas não falam com os Pontos de Cultura e, também estes, não falam com as Escolas. Verdade que tentam, como no projeto Escola Viva. No entanto, na educação, tudo fica muito preso à uma lógica de gestão e padronizações que não possibilita que se trabalhe com o inesperado, com o vivo, com… a cultura. Nos Pontos, as experiências de uso de softwares livres e dos licenciamentos livres e abertos contribuem para um enorme avanço na busca da autonomia do país. Se as escolas aproveitassem essa expertise, poderiam trazer para o seu interior esses ricos processos criativos de produção. Com isso, estariam formando outras teias, trabalhando de forma intensa na busca da produção coletiva de recursos educacionais abertos, com professores, alunos e comunidade envolvidos no processo, favorecendo o acesso de toda a população aos bens científicos e culturais produzidos em nosso país e no mundo.
A leitura dos documentos básicos do CONAE evidencia que pouca referência se faz ao uso de software livre e nenhuma aos recursos educacionais abertos. Isso, seguramente, pode ser um indicativo do tamanho do desafio que ainda teremos pela frente.

Este post tem 16 comentários

1. Anônimo

Meu nome é Sue Elen sou Pedagoga e moro no ES!!!
    Bom gostaria de dizer que achei o seu texto muito pertinente e descreve mesmo a realidade educacional brasileira!!!
    Bom…mas vamos ao que interessa…trabalhei com info educativa, incentivei e acompanhei a produção de significados que essa importante ferramenta pode produzir no meio educacional!!!
    Agora irei fazer o concurso para professor de informática educativa da capital do estado….e uma de suas organizações está na bibliografia…gostaria de saber como faço para consegui-lo…o nome é:
    PRETTO, N.L.; SILVEIRA, S. A. da. (Org.). Além das redes de colaboração: internet,

2. Anônimo

3. Anônimo