Manifesto em defesa do Museu Unica

Ciência e Tecnologia para o futuro

Nelson Pretto – professor da Faculdade de Educação da UFBA – nelson@pretto.info – www.pretto.info

Ao longo desta semana estão sendo realizados em todo o Brasil eventos que integram a bem sucedida iniciativa do governo federal de promover ampla discussão sobre Ciência e Tencnologia.
Na Bahia, com a recente rearrumação política partidária do governo estadual, um novo titular assumiu a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), sem ainda ter apresentado suas propostas.
Adianto-me logo para publicamente por em sua mesa um questão que penso não poder ficar sem solução: o fechamento da magnífica experiência da "Universidade da Criança e do Adolescente" (Unica), desativada em agosto passado em função da crise instalada na OAF.
A Unica é um Museu Interativo de Ciências, implantado no bairro da Liberdade/Caixa D’Água, em Salvador, numa área de aproximadamente oitocentos metros quadrados, que atendia em média 10.000 visitantes/ano, segundo email que recebo de integrantes do projeto preocupados com o destino desse fenomenal espaço de formação da juventude.
O museu, totalmente interativo e dinâmico, é didividido em cinco setores: eletricidade e magnetismo, mecânica, energia, ótica e ondas, com aproximadamente 60 experimentos interativos, uma quadrisfera e 150 jogos matemáticos de estratégia e raciocínio.
Ainda quando professor do Instituto de Física da UFBA, tive a oportunidade de levar meus alunos, futuros professores, para conhecerem esse projeto. Passamos uma maravilhosa tarde e ficamos todos maravilhados com a simplificidade e ao mesmo tempo eloquência daquele espaço e projeto.
Ação com essa, que, ao contrário de ser fechada, deveria ser espalhadas por todas as regiões, constitute-se em oportunidade única, perdõem-me o trocadilho, de aproximar nossa juventude da investigação científica e do gosto pela compreensão dos fenômenos da natureza, articulando tudo com formação artística e estética, produzindo assim, novos sentidos para a existência.
A crise da OAF, política diga-se de passagem, não pode ser maior do que a determinação de um governo que afirma ser "de todos nós". Manter a Unica aberta seria o primeiro passo de uma ação mais ampla para replicá-la em toda a Bahia.

Publicado em A Tarde de 21.10.2009, pag. 03.