Arte na e com a Web: 20 anos da internet

Bacana os desdobramentos que tivemos, a partir do programa especial Soterópolis (TVE Bahia – Canal 2.1) sobre os 20 anos da internet comercial no Brasil. Fizemos uma retrospectiva, desde os anos 90 do século passado até os dias de hoje, sobre o processo de implantação da internet no país.

Veja aqui. O programa foi todo dedicado ao tema e ficou muito bacana.

Daquele programa em diante, o Soterópolis caiu de cabeça no tema e, pau na máquina! Veja os programas seguintes com desdobramentos do tema, analisando a relação da internet com diversos campos do saber. Gostei muito de todos eles, com depoimentos muito bons de Karla Brunet, Crisitano Figueró, Louis, Veja o programa do dia 09/07/2015,  clicando aqui.  Na semana seguinte, 16/07/2015, teve mais, desta vez com Ludmila Pimental, Louis e Moara Rocha. Veja aqui.

No programa do dia 02/07/2015, no bloco 3 (aqui), o debate foi  sobre a importância da internet para a comunidade LGBT, com entrevistas e depoimentos de Genilson Coutinho e Aurélio Neto.

Muito bom equipe do Soterópolis e TVE Bahia (IRDEB).

A divulgação dos programas foi assim:

SOTERÓPOLIS CELEBRA 20 ANOS DE WEB

O Soterópolis desta quinta-feira, 25.06, às 22h, celebra de maneira criativa e inteligente os 20 anos da Internet no Brasil. Dividido em quatro blocos, o programa conta com o professor Nelson Pretto como condutor do programa. O Soterópolis especial tem também reportagens especiais . Numa delas a equipe buscou entender o que são os softwares e os hardwares livres e qual a importância deles como ferramenta de independência e autonomia frente a uma cultura tecnológica de monopólio. E mais, quais as possibilidades de criação que eles permitem?
E neste Soterópolis mais que especial tem uma conversa com a pesquisadora sulista Karla Brunet, sobre as novas formas de produções artísticas a partir da internet.
Na entrevista com o pesquisador André Lemos, o telespectador terá a oportunidade de entender como as relações humanas vêm sendo transformadas pelos processos tecnológicos da globalização. O que as novas mídias e as novas redes sociais vêm acentuando ou minimizando nas interações humanas e quais as consequências disso?

Deixe um comentário