Fui convidado, no ano passado, pela minha amiga Ana Rosa Abreu para dar um depoimento sobre o meu tempo durante o triste período da ditadura militar no Brasil.
Explicava-me ela, que agora trabalhava no Instituto Vladimir Herzog, no projeto Vlado Educação, e que eles estavam construíndo um portal denominado Memórias da Ditadura. Depois vim a saber que o projeto foi uma demanda da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República para “divulgar a História do Brasil no período de 1964 à 1985 junto ao grande público, em especial à população jovem.”.
Expliquei-lhe que apesar da minha militância mais silenciosa, já que não havia participado de nenhum grupo organizado para o enfrentamento da ditadura, tinha vivido, com um enorme medo cotidiano, uma ou outra situação mais marcante – pelo menos para a minha vida – que podia dar a um pequeníssima dimensão do que foi aquele tempo. Fiz então, para esse importante projeto – que me parece ainda muito incompleto em termos de depoimentos – essa pequena fala que aqui está. Sem dúvida, aqui da Bahia, muitos outros depoimentos poderão complementar o projeto. E já me coloco a disposição para a continuidade do mesmo.
Aproveito para destacar o trabalho da Comissão da Verdade da UFBA [aqui], sob a presidência do prof Othon Jambeiro, que conclui seu (primeiro, digo eu) Relatório Final em 18 de agosto de 2014. Destaco aqui o trabalho de registro em vídeo [aqui] feito sob a coordenação do prof Beto Severino, da Faculdade de Comunicação.