Ainda não comi o tal peixe

Hoje o dia não está tão lindo como ontem. Ainda estamos em pleno verão e agora, às 9 da manhã, a temperatura é 9 graus! Já fico imaginando o inverno daqui. Pelo que sei, a vida na universidade não muda muito. É mais ou menos a mesma rotina: iniciam as atividades as oito e meia, uma paradinha de uma hora ao meio dia, e, de novo, retomam-se aulas e, claro, as reuniões, até as cinco da tarde. Aqui também eles são lotados de reuniões… e reclamam! Depois das cinco, nada! Ontem fiquei mais um pouco, até seis e meia e… ninguém…. tudo fechado. Fui abrindo as portas automáticas – já todas trancadas – e as fechando de novo, não deixando ninguém para trás. O curioso de tudo isso é que dizem que nós brasileiros – e baianos especialmente! – não trabalhamos… Claro que a qualidade de vida é outra, muito melhor e creio que é isso que temos que perseguir… De manhã, é lindo vir para a universidade. Estou em uma casa que fica uns 15 minutos a pé daqui. Entre a cidade de Umeå e a universidade deve ser uns 20 ou 25 minutos, através de inúmeros caminhos por dentro de uma mata artificial plantada e cuidada pelo Departamento de Florestas da Universidade. Caminho cheios de caminhos que se entrecruzam onde as pessoas correm, andam a pé e de bicicleta. Aliás, lotado de bicicletas. Todos andam prá lá e prá cá de bike. É super gostoso pois você vai vendo alguns devagarinho, outros correndo prá chegar na aula e a medida que vai chegando mais perto vários caminhos vão se juntando e terminam numa única via – do mesmo tamanho – que adentra um dos lados do campus. Belo campus… Muito esporte, dizem que aqui tem o maior complexo esportivo da Europa… não me pareceu muito grande não, mas é muito legal. Várias piscinas, campos de futebol profissional, tudo com uma bela graminha artificial e várias área verdes em volta.
Como disse, ainda não comi o tal peixe fermentado. Parece que vai ser amanhã. Mas já tem cartaz no prédio onde estou anunciando para 9 de setembro festinha na área comum, com SURSTROMMING e cachorro quente… mas isso eu conto depois.