7º encontro de formação dos professores da Escola Argentina Castelo Branco/ Gandú

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O 7º encontro de formação dos professores  na Escola Prédio Escolar Argentina Castelo Branco aconteceu no dia 11 de junho de 2011,  e foi realizado pela formadora Josélia Santos (UCA/UFBA).

Iniciamos as nossas atividades  distribuindo o material impresso da Safernet (cartilha  Saferdicas) sobre os cuidados que devemos ter na internet. Em seguida diividimos o conteúdo da cartilha para ser apresentado pelos professores e a partir daí iniciarmos uma discussão. Os professores gostaram muito do material apresentado. A discussão foi muito produtiva. Alguns docentes relataram situações que acontecem no cotidiano, como os crimes virtuais, dentre outros. Feita a discussão, a formadora acessou (através da sua internet 3G) o ambiente E-proinfo e falou um pouco das atividades que ainda não foram realizadas por alguns professores, tanto no módulo I, quanto no módulo II. Ela também falou sobre o conteúdo do módulo III e sobre o material de Elaboração de Projetos. Alguns professores também tiraram dúvidas sobre como postar textos no portfólio. Após os esclarecimentos no E-proinfo, a formadora pediu para que os professores realizassem uma síntese, utilizando o aplicativo kword, do laptop, do que foi discutido a respeito da cartilha e postassem no portfólio (em suas residências, pois não tínhamos rede na escola).

Poderíamos ter discutido mais o módulo III, mas os professores estavam muito agoniados para irem pra casa. Alguns alegaram que iam comprar o presente do dias dos namorados, outros diziam que ainda iam fazer compras…. enfim, eles queriam realizar outras atividades  mesmo. Como não tivemos intervalo, encerramos as atividades antes do horário previsto.

Não podemos deixar de relatar que a freqüência nessa formação foi muito baixa. Apenas 7 professores estiveram presentes.

III Formação do CETEPS-Feira de santana

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No dia 20 de maio de 2011 foi realizada a III Formação dos professores do CETEPS em Feira de Santana, durante a manhã e a tarde. Presenciaram esse encontro, apenas 4 professores e o técnico de informática do NTE de Feira, Paulo. Compareceram poucos professores, pois a diretora já havia parado as atividades da escola duas vezes nessa mesma semana por conta de uma reforma e não pode liberar os professores que na ocasião estariam aplicando provas e repondo as aulas perdidas.

Demos início a Formação solicitando aos professores que expressassem como foi recepção por parte dos alunos com os laptop, as mudanças que ocorreram na escola com a chegada do programa, as dificuldades que estão encontrando no uso do UCA, além de outras dinâmicas que norteiam as relações entre a escola e projeto. Segundo relato dos professores muitos alunos ficaram bastante animados com a novidade, alguns de informática não demonstraram tanta surpresa ao conhecer o laptop devido a configuração do mesmo. A rede de internet é lenta o que termina por dificultar o andamento de algumas atividades. A turma de técnico em edificação esta levando os laptop para casa e usando nas atividades. É importante pontuar que a escola só recebe alunos do ensino médio e profissionalizante, ao contrário da maioria das demais escolas que também recebeu o projeto piloto UCA.

Após a troca de experiências com os professores iniciamos as atividades do módulo II, WEB 2.0. Nesse período os professores demonstraram interesse em aprender a usar alguns software para produção de áudio e vídeo, o que nos fez sugerir uma oficina que possibilitasse esses dois tipos de produção com a presença não só dos professores mais também dos alunos. O objetivo é possibilitar a produção e também divulgação do material no blog da escola além de inserir os laptop do UCA nas aulas, não como mera ferramenta mais como potencializador do processo de ensino e aprendizagem.


III Formação na Escola Estadual Julia Montenegro Magalhães

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Cursistas e professores se reuniram no dia 18 de maio para realizar a III formação da escola Estadual Julia Montenegro Magalhães. Após inúmeras tentativas em formações anteriores, enfim conseguimos realizar as atividades no ambiente do e-proinfo, antes foi possível apenas as atividades que envolvia o laptop do UCA, sem o uso da rede de internet, que não funciona na escola contemplada com o programa.

Nesse processo desde dezembro de 2010 formadores e cursistas vêm “pulando de escola em escola” nos dias de formação “correndo” atrás da rede de internet, para assim poder acessar o ambiente do e-proinfo onde estão os módulos e as atividades destinadas ao andamento do curso.

Buscando resolver esse problema foram feitas reuniões entre formadores e a coordenação pedagógica para discutir a melhor forma e espaço onde fosse possível desenvolver as atividades, tal como mapeamento de CDC, escolas com laboratórios além de outros espaços no município onde fosse possível realizar as formações.

Assim com apoio da direção da escola Julia, conseguimos utilizar o espaço do colégio Lourdes Carvalho que mesmo com todo aparato necessário (sala confortável, computadores e rede de internet), após alguns minutos de inicio das atividades teve uma queda da rede de internet o que nos fez deslocar para outro espaço.

É importante pontuar que a decisão de escolher outro local foi tomada junto com os cursistas que já estavam incomodados com o atraso nas formações causado pelos problemas com a rede de internet, foram também os cursistas que se mobilizaram para encontrar um espaço onde podessemos dar continuidade ás nossas atividades. Assim conseguimos por intermédio de um professor utilizar um CDC que fica localizado em uma escola agrotécnica há uns 12 quilômetros de Cícero Dantas e assim conseguir realizar a formação no ambiente do e-proinfo.  😀


6º encontro de formação na Escola Prédio Escolar Argentina Castelo Branco

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No dia 14 de maio de 2011 realizamos mais uma formação de 8 horas na Escola Prédio Escolar Argentina Castelo Branco, na cidade de Gandú.
Demos continuidade ao Módulo II WEB 2.0 realizando uma discussão sobre o texto WEB 2.0 e o seu potencial para educação, de João Mattar. Os professores leram o texto e relataram os principais pontos, tiraram dúvidas, fizeram questionamentos….foi uma discussão muito boa. Com muita dificuldade (devido a conexão ruim da escola) acessamos o e-proinfo e os professores se apresentaram e colocaram suas reflexões sobre o texto no fórum Discutindo Web 2.0 e educação. Alguns professores também tiraram dúvidas sobre o ambiente e fizeram postagens em outros fóruns do Módulo II.
Em seguida alguns professores criaram e-mails no Gmail para a criação do blog e os que já possuíam blogs socializaram os links no fórum “Compartilhando blog”.
Em relação a infraestrutura da escola, a situação continua a mesma. O mobiliário da escola ainda não chegou, também não fizeram a instalação das tomadas para carregarem os laptops na sala de aula e a escola continua sem internet. De acordo com o técnico de informática da Secretaria de Educação, a rede funciona, mas a internet não está conectada.
Os professores ainda não estão utilizando os laptops com os alunos. Segundo a diretora, ela levou cerca de 40 laptops para a escola (as máquinas estão guardadas em outro local por medida de segurança), mas nenhum professor solicitou os computadores para trabalhar com os alunos. Uma professora me informou que realizará uma atividade com os alunos utilizando o laptop no dia 20/05.
Um fato que nos chamou bastante atenção foi uma informação dada pelo técnico e professor de informática da SE. Segundo o referido, um aluno da escola avisou a uma professora que uma pessoa estava circulando pela cidade com um laptop UCA. O aluno disse que só dava para saber que a máquina era do projeto porque tinha o nome gravado SEED/MEC- FNDE/ MEC- Projeto UCA. Ainda de acordo com o aluno, o laptop estava com todas as suas configurações modificadas. O técnico perguntou  a diretora da escola se havia sumido algum laptop, segundo a gestora, nenhuma máquina foi furtada. O técnico acredita que esse laptop possa ser de outra cidade, possivelmente de Itabuna.

3º Encontro de Formação Colégio Estadual Prof. Dásio José de Souza

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No dia 31/03 os formadores Dimas e Liz fizeram a 3ª visita ao Colégio Dásio José na cidade de Candeias. A formação teve a duração de 4 horas, no período de 17 às 21h. Logo que chemgamos atestamos que o modem foi instalado, porem não há sinal da rede UCA. Assim os computadores ainda não tem acesso a internet dentro do colégio. Paralela a formação, houve uma outra atividade no colegio, a qual envolvia os alunos. Esta atividade fora uma medida tomada pela diretora Noelma para que os alunos não ficassem sem alguma tarefa no dia.
Começamos falando sobre a necessidade de frequentar o espaço e-proinfo, a importância do cumprimento da carga horária estabelecida pelo MEC. Após isso apresentei o texto de Emerson Alecrim “Software livre e software gratuito: a diferença”. No texto trazia um pouco sobre a origem do Linux, e algumas coisas importantes do movimento de software livre.
Falamos do depoimento da professora Patrícia Silveira Muniz, apresentando as dificuldades que encontrou na introdução do laptop na sala de aula e com consegui superar esta dificuldade, não só superando como fazendo do laptop uma ferramenta de grande importância no aprendizado em classe.
Mostramos a Interface do computador a suas funções, e algumas funções do mesmo que poderão auxiliar os professores na sala de aula. Salientamos a necessidade da explorar as funções do laptop para uma maior intimidade com o mesmo.
E por fim mostramos o ambiente e-proinfo, mostramos passo-a-passo como os professores devem navegar basicamente no espaço, os incentivamos a apresentarem-se no fórum do colégio no espaço “Apresentação – Iniciando a rede”. Entregamos aos professores uma apostila explicando como fazer todas as atividades exigidas no e-proinfo. Discutimos a criação de um grupo virtual de discussão, o qual já fora criado.

1º Encontro de Formação Colégio Estadual prof. Dásio José de Souza

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Realizamos a primeira formação no Colégio Estadual Prof. Dásio José de Souza no dia 26 de Março de 2011. A data foi agendada para o sábado pela diretora da escola que alegou dificuldade em conseguir reunir o corpo docente durante a semana por conta dos professores da unidade – que estão fazendo o curso no ambiente e-proinfo – estarem na escola em dias alternados e terem pouca disponibilidade em outros horários, devido a outros vínculos empregatícios e/ou outros compromissos.

Nos deslocamos para Candeias na manhã de sábado logo cedo levando quatro notebooks e dois modens 3G para garantir o acesso dos professores no ambiente. Nesta escola, muitos ainda não entraram no curso, sequer para visualizar os módulos. Durante todo o dia só contamos com a presença de quatro professores da escola. Entre estes, um estava entrando agora no curso, pois é professor contratado, novo na escola e ainda não conhecia sobre o projeto. A ausência dos demais professores (são doze cadastrados no e-proinfo) nos preocupou, uma vez que estes já haviam confirmado presença por meio de circular interna passada pela escola, segundo a diretora.

Iniciamos a manhã fazendo um trabalho individual com cada professor, averiguando suas situações no curso, desbloqueando senhas, localizando módulos, conhecendo a interface do curso. Todos os presentes já estão devidamente cadastrados e já postaram alguma contribuição em alguns fóruns. O professor novo realizou seu cadastro e só precisa ser vinculado à sala.

Seguimos com a discussão sobre as Gerações Baby Boomer, X e Y, após assistirmos um vídeo contendo uma reportagem do Jornal da Globo. O objetivo da discussão era refletirmos sobre os conflitos que surgem quando diferentes gerações, com modos diversos de pensar se encontram no trabalho, na escola e precisam dividir os mesmo espaços. Entender como pensam as pessoas de determinadas gerações é crucial para que uma convivência harmônica se estabeleça. A discussão foi contextualizada a partir dos conflitos que alguns professores vivenciam ao ter que trabalhar com um aluno da “geração Y”, quando este quer assistir aula com o fone do celular (mp3, ipod, etc) no ouvido, quando não jogando ou enviando mensagem do aparelho. Discutimos a importância de se educar para o uso das tecnologias e em usar a tecnologia a serviço da educação transformando-as em ferramentas pedagógicas, utilizando seus objetos de aprendizagem.

Apresentamos algumas possibilidades de criação com os softwares do laptop educacional, como o jogo do editor de texto que adaptamos para apresentar ao grupo. Trocamos informações acerca de sites educacionais. Os professores relataram sobre a importância em discutir o uso da tecnologia na sala de aula; citaram alguns exemplos de situações em que os alunos deixam os celulares ligados e tocando alto o som, atrapalhando a concentração de alguns, ou até mesmo os colegas professores interrompem a aula atendendo seus telefones ignorando o tempo pedagógico dos alunos.

Discutimos o novo lugar do profissional da educação na Era tecnológica. Um exemplo comum é o professor que recebe o aluno com diversas informações acumuladas que ele deve mediar no processo de construção do conhecimento, a fim de que as leituras e as visitas na rede (internet) sejam aproveitadas durante as aulas. Um professor relatou que em um dos colégios particulares que trabalha, seus alunos assistem suas aulas com notebooks pessoais ligados a rede e acessam os conteúdos simultaneamente questionando a veracidade das informações que o professor apresenta no momento. Este tipo de atitude implica em uma nova postura, na qual o professor precisa ir para sala de aula com segurança do conteúdo trabalhado para, inclusive, questionar os sítios de conteúdos duvidosos e mediar este tipo de pesquisa.

Encerramos o encontro com o vídeo “Tecnologia X Metodologia” que nos possibilitou a reflexão acerca da importância em rever, criticar ou até mesmo mudar a metodologia de trabalho, caso contrário, as tecnologias não auxiliarão no processo educativo, apenas repetirão os modelos.

5º encontro de formação na Escola Prédio Escolar Argentina Castelo Branco, em Gandú

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O quinto encontro de formação dos professores da Escola Prédio Escolar Argentina Castelo Branco, em Gandú, aconteceu no dia 20 de abril de 2011, das 08:00 às 12:00 horas e contou com a  participação especial do professor e técnico de informática da Secretaria de Educação, Leonardo.

Iniciamos as atividades esclarecendo alguns pontos sobre o Projeto UCA. Falamos da importância de os alunos conhecerem os aplicativos dos laptops e da falta de interação dos professores no E-proinfo. Enfatizamos que os cursistas têm de realizar as atividades no ambiente, pois eles serão avaliados para a certificação do curso, e informamos quais os critérios serão utilizados para a avaliação das atividades realizadas pelos docentes. Em seguida relatamos as dificuldades encontradas para a marcação dos encontros de formação. Esse foi um assunto que gerou grande discussão entre os docentes, pois os mesmos afirmaram que não estão colocando empecilhos para as formações acontecerem. Eles alegaram que são os gestores que não querem liberar os dias durante a semana para os encontros. Após a discussão, conversamos sobre a oficina de áudio e vídeo realizada na formação passada.

Iniciamos o Módulo II: Web 2.0 perguntando para os docentes o que eles entendem por Web 2.0. Todos afirmaram desconhecer o termo. Então, falamos um pouco sobre a Web 2.0 e a colaboração que permeia os “interagentes” e em seguida distribuímos para os professores uma cartilha intitulada “Tecnologias na escola: como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem”. Pedimos para os docentes lerem a “Apresentação” da cartilha, realizada pela professora Léa Fagundes, onde fala um pouco sobre o Projeto UCA e em seguida lerem a explicação para o termo Web 2.0 na página 21. Feito isso, exploramos o conteúdo da cartilha. A maioria dos professores não conhecia os sites de busca, os comunicadores de mensagens instantâneas, os sites para armazenar e baixar vídeos, softwares para edição de vídeos, editores de áudio e editores de imagens. Na medida em que fomos apresentando a cartilha, íamos acrescentando na lousa os sites e softwares que não constavam no material. Alguns professores nos perguntaram o que é um blog. Explicamos o seu significado e falamos da importância dessa forma de comunicação na sala de aula e fora dela. Mostramos através do data show como é fácil criar um blog no site “Blogger”. Escolhemos esse site por ser bastante simples, tendo em vista as dificuldades que a maioria dos professores apresenta em relação às TIC. Também falamos sobre os pacotes de programas Office, sites de mapas, jogos e redes sociais. Escrevemos na lousa o nome de várias redes sociais e falamos um pouco sobre cada uma delas. Alguns professores informaram que possuem o “Orkut”. Percebemos pela fala dos docentes que eles não enxergam essa rede social como algo negativo em relação aos alunos. Pedimos para os docentes escolherem uma rede social e criarem uma comunidade para a escola.

Após a exploração da cartilha, acessamos a internet (3G da formadora) para a exibição de algumas redes sociais e sites de busca. Alguns professores se interessaram pelo “Twitter” e uma docente contou um fato ocorrido na cidade que teve grande repercussão no Brasil por essa rede. Em seguida acessamos o E-proinfo para mostrarmos o Módulo II: Web 2.0. Falamos das atividades propostas pelo módulo e alertamos que não vamos fechar as atividades do Módulo I. Assim, todos os professores poderão realizar atividades durante todo o curso.

Conversamos um pouco sobre o Jornal de Pesquisa da escola e alertamos que ele deve ser alimentado por todos os docentes. Nesse momento fomos informados que a escola já possuía um blog. Ficou a critério dos professores decidirem qual blog será o oficial da escola. Informamos também que o Módulo II pede para os docentes criarem um blog individual para registrar o percurso da aprendizagem do curso e que além das atividades propostas pelo módulo vão ter mais algumas atividades para serem realizadas num espaço comum a todas as turmas.

Para finalizar, ressaltamos que a escola continua com os mesmos problemas em relação a infraestrutura. O mobiliário ainda não foi trocado e a instalação das tomadas para o carregamento dos laptops não foi realizada. O professor e técnico em informática, Leonardo, informou que a pedido dele a instalação das tomadas não foi realizada porque ele precisa saber o modelo dos móveis. A escola continua sem internet. Verificamos que há o sinal da rede UCA nos computadores, mas a internet não funciona. Acreditamos que só falta instalar a internet para a escola ficar conectada.

Os professores ainda não estão realizando atividades com os alunos, mas, alguns deles, já levaram os computadores para as salas de aula para os discentes conhecerem as máquinas. Segundo os professores, os pais e alunos da escola estão cobrando a todo o momento o início das atividades com os laptops.

II Encontro de Formação em Feira de Santana

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Olá pessoal,

Durante a manhã e a tarde do dia 06.04, foi realizado o II Encontro de Formação com os professores do CETEPS (Centro Territorial de Educação Profissional do Portal do Sertão) no NTE de Feira de Santana. O Encontro não foi realizado na escola, pois a rede de internet funciona de modo precário. Foi salientado por alguns professores que a rede de internet existente na escola desconeta constantemente.

Marcaram presença nesse Encontro os professores e a direitora da escola, a formadora do NTE de Feira de Santana -Elvira-, as formadoras da UFBA -Isa e Tânia- e as coordenadoras do projeto UCA na Bahia –  Bonilla e Maristela.

Iniciamos o Encontro com uma breve fala de Bonilla, que expressou a importância do Projeto Uca, resgatando sua finalidade e suas possíveis dificuldades durante o processo de implementação na escola.  Além disso, também destacou a necessidade da parceria, entre os professores e os formadores durante o processo de desbravamento das funcionalidades do “Uquinha”.

Vale destacar, o enstusiasmo dos professores do CETEPS, que deixaram transparecer a alegria e o prazer de receber um projeto como este na sua escola. Uma das professoras chegou inclusive a declarar: “somos privilegiados por nossa escola ter sido escolhida para receber esses laptops. Quantas escolas por aí não queriam estar no nosso lugar?”

Ela realmente tem razão. Receber um projeto desse na sua escola é um privilégio que foi reservado para algumas poucas escolas na Bahia e principamente no campo.

Após a fala de Bonilla, Maristela pontuou sobre a relevância do curso de Formação, destacando a importância da participanção de todos e o cumprimento dos prazos com relação as atividades solicitadas em cada módulo. Logo em seguida, os professores fizeram o cadastro no ambiente do E-proinfo e começaram a desbravá-lo através da apresentação feita pela formadora Isa. Dessa forma, foram exibidos alguns tópicos do módulo 1, além das funcionalidades dos icones que compõe a interface do e-proinfo.

Foi feito uma pausa para o almoço e por volta das 14 horas recomeçou o Encontro, que durante o período da tarde propôs aos professores uma maior interação com o ambiente do e-proinfo. Dessa forma, foi solicitado que os professores abrissem o módulo de Apropriação Tecnológica (que por sinal em alguns momentos travou) e interagissem com alguns espaços como: diário, sala de bate-papo e o fórum de discussão. O objetivo dessas atividades, dentre outras coisas, foi demonstrar como o ambiente do e-proinfo está estruturado e como os professores poderão interagir com ele para acessar informações e postar suas atividades.

Vale pontuar que Bonilla e Maristela foram conhecer o CETEPS que fica numa localidade mais afastada do centro de Feira de Santana. Ambas declararam que a escola está de parabéns, tanto pela estrutura como pela gestão.

Bem, vou ficando por aqui. Em síntese, o Encontro foi bastante produtivo, apesar de alguns imprevistos no ambiente e-proinfo.

Att.

Isa

II formação do CETEPS

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A II formação do CETEPS foi realizada no dia 06 de março de 2011 no NTE de Feira de Santana. Estiveram presentes as formadora do UCA Tânia Torres e ISA, coordenadora pedagógica Maristela, coordenadora do projeto aqui na Bahia Bonilla, formadora do NTE Elvira junto com o técnico Paulo Fernando além dos professores e diretora do CETEPS.

As atividades foram realizadas nos turnos matutino e vespertino com ambientação no E-proinfo. Neste mesmo dia Bonilla e Maristela fizeram uma visita ao espaço escolar do CETEPS junto com a diretora para reconhecer o espaço escolar localizado na zona rural de Feira de santana.

Os profissonais que atuam nesta escola têm se destacado pela forma como abraçaram o projeto e como vêm se disponibilizando para ás formações onde há uma intença colaboração entre todos. É importante pontuar também o envolvimento dos alunos no projeto, com a autorização da diretora, foram eles que realizaram a primeira vistoria nas máquinas para identificar ás que apresentavam problemas.



2º Encontro de Formação na Escola Estadual Julia Montenegro Magalhães

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No dia 17 de março os formadores UFBA e NTE estiveram na Escola Estadual Júlia Montenegro Magalhães, em Cícero Dantas, para realizar a segunda formação seguindo as atividades do projeto UCA. Na chegada já se podia perceber mudanças na pintura do muro da escola, esta foi reformada tornando o ambiente bastante agradável.

As atividades de formação foram desenvolvidas no turno matutino e vespertino com a presença de professores, diretores e alguns funcionários que trabalham na secretaria da mesma. No primeiro momento, realizado no espaço da escola, foi feita uma exploração do KDE, o Konqueror e do Kword, todos esses aplicativos foram minuciosamente detalhados para que todos os participantes pudessem acompanhar e aos poucos se apropriarem de cada função apresentada.

Pela tarde nos deslocamos para o laboratório de outra escola que nos disponibilizou o espaço, tendo em vista que na escola Estadual Júlia Montenegro Magalhães não tinha internet, item indispensável para as atividades programadas para esse turno que seria ambientação no e-proinfo.

Foi neste turno que encontramos as maiores dificuldade da formação, o espaço utilizado não oferecia ventilação alguma, todos os professores reclamaram do “abafamento”, alguns chegaram a sair do local queixando-se de tontura. O acesso às máquinas também foi outro problema, apenas 2 computadores estavam funcionando e com acesso a rede.

Para tentar superar os obstáculos conseguimos conectar os laptops do UCA a rede eliminando o problema de escassez de máquinas. Utilizamos um laptop e projetor de posse do NTE, levado pela formadora, este foi de grande importância para apresentação da plataforma do e-proinfo.

Mesmo com todo malabarismo que tivemos que fazer para tentar realizar as atividades da melhor maneira possível, não conseguimos avançar com as atividades no ambiente. Não apenas pelos problemas de falta de estrutura mas principalmente pela falta de apropriação dos professores com as TIC.

Nesse contexto é importante ressaltarmos as potencialidades do trabalho articulado entre formadores UFBA e NTE. Devido a ausência de verbas para deslocamento dos formadores do NTE, foi feita uma reedistribuição da verba dos formadores da UFBA de maneira que pudesse viabilizar a ida de todos. Assim foi possível observarmos que as atividades, quando realizadas em parceria entre esses profissionais, podem ser desenvolvidas de maneira muito mais dinâmica e produtiva tendo em vista as experiências, troca de informações e o trabalho coletivo não apenas durante a realização das formações mas em todo processo de construção das abordagens, interações e produções a serem trabalhadas nas formações. (mais…)

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