No dia 17 de março os formadores UFBA e NTE estiveram na Escola Estadual Júlia Montenegro Magalhães, em Cícero Dantas, para realizar a segunda formação seguindo as atividades do projeto UCA. Na chegada já se podia perceber mudanças na pintura do muro da escola, esta foi reformada tornando o ambiente bastante agradável.

As atividades de formação foram desenvolvidas no turno matutino e vespertino com a presença de professores, diretores e alguns funcionários que trabalham na secretaria da mesma. No primeiro momento, realizado no espaço da escola, foi feita uma exploração do KDE, o Konqueror e do Kword, todos esses aplicativos foram minuciosamente detalhados para que todos os participantes pudessem acompanhar e aos poucos se apropriarem de cada função apresentada.

Pela tarde nos deslocamos para o laboratório de outra escola que nos disponibilizou o espaço, tendo em vista que na escola Estadual Júlia Montenegro Magalhães não tinha internet, item indispensável para as atividades programadas para esse turno que seria ambientação no e-proinfo.

Foi neste turno que encontramos as maiores dificuldade da formação, o espaço utilizado não oferecia ventilação alguma, todos os professores reclamaram do “abafamento”, alguns chegaram a sair do local queixando-se de tontura. O acesso às máquinas também foi outro problema, apenas 2 computadores estavam funcionando e com acesso a rede.

Para tentar superar os obstáculos conseguimos conectar os laptops do UCA a rede eliminando o problema de escassez de máquinas. Utilizamos um laptop e projetor de posse do NTE, levado pela formadora, este foi de grande importância para apresentação da plataforma do e-proinfo.

Mesmo com todo malabarismo que tivemos que fazer para tentar realizar as atividades da melhor maneira possível, não conseguimos avançar com as atividades no ambiente. Não apenas pelos problemas de falta de estrutura mas principalmente pela falta de apropriação dos professores com as TIC.

Nesse contexto é importante ressaltarmos as potencialidades do trabalho articulado entre formadores UFBA e NTE. Devido a ausência de verbas para deslocamento dos formadores do NTE, foi feita uma reedistribuição da verba dos formadores da UFBA de maneira que pudesse viabilizar a ida de todos. Assim foi possível observarmos que as atividades, quando realizadas em parceria entre esses profissionais, podem ser desenvolvidas de maneira muito mais dinâmica e produtiva tendo em vista as experiências, troca de informações e o trabalho coletivo não apenas durante a realização das formações mas em todo processo de construção das abordagens, interações e produções a serem trabalhadas nas formações.

Estamos programando uma nova visita buscando superar as demandas apresentadas e atingir nosso principal objetivo que é a formação dos professores para um uso autônomo das tecnologias não apenas no espaço escolar mas no cotidiano desses profissionais.