No dia 20 de maio de 2011 foi realizada a III Formação dos professores do CETEPS em Feira de Santana, durante a manhã e a tarde. Presenciaram esse encontro, apenas 4 professores e o técnico de informática do NTE de Feira, Paulo. Compareceram poucos professores, pois a diretora já havia parado as atividades da escola duas vezes nessa mesma semana por conta de uma reforma e não pode liberar os professores que na ocasião estariam aplicando provas e repondo as aulas perdidas.

Demos início a Formação solicitando aos professores que expressassem como foi recepção por parte dos alunos com os laptop, as mudanças que ocorreram na escola com a chegada do programa, as dificuldades que estão encontrando no uso do UCA, além de outras dinâmicas que norteiam as relações entre a escola e projeto. Segundo relato dos professores muitos alunos ficaram bastante animados com a novidade, alguns de informática não demonstraram tanta surpresa ao conhecer o laptop devido a configuração do mesmo. A rede de internet é lenta o que termina por dificultar o andamento de algumas atividades. A turma de técnico em edificação esta levando os laptop para casa e usando nas atividades. É importante pontuar que a escola só recebe alunos do ensino médio e profissionalizante, ao contrário da maioria das demais escolas que também recebeu o projeto piloto UCA.

Após a troca de experiências com os professores iniciamos as atividades do módulo II, WEB 2.0. Nesse período os professores demonstraram interesse em aprender a usar alguns software para produção de áudio e vídeo, o que nos fez sugerir uma oficina que possibilitasse esses dois tipos de produção com a presença não só dos professores mais também dos alunos. O objetivo é possibilitar a produção e também divulgação do material no blog da escola além de inserir os laptop do UCA nas aulas, não como mera ferramenta mais como potencializador do processo de ensino e aprendizagem.