No dia 31/03 os formadores Dimas e Liz fizeram a 3ª visita ao Colégio Dásio José na cidade de Candeias. A formação teve a duração de 4 horas, no período de 17 às 21h. Logo que chemgamos atestamos que o modem foi instalado, porem não há sinal da rede UCA. Assim os computadores ainda não tem acesso a internet dentro do colégio. Paralela a formação, houve uma outra atividade no colegio, a qual envolvia os alunos. Esta atividade fora uma medida tomada pela diretora Noelma para que os alunos não ficassem sem alguma tarefa no dia.
Começamos falando sobre a necessidade de frequentar o espaço e-proinfo, a importância do cumprimento da carga horária estabelecida pelo MEC. Após isso apresentei o texto de Emerson Alecrim “Software livre e software gratuito: a diferença”. No texto trazia um pouco sobre a origem do Linux, e algumas coisas importantes do movimento de software livre.
Falamos do depoimento da professora Patrícia Silveira Muniz, apresentando as dificuldades que encontrou na introdução do laptop na sala de aula e com consegui superar esta dificuldade, não só superando como fazendo do laptop uma ferramenta de grande importância no aprendizado em classe.
Mostramos a Interface do computador a suas funções, e algumas funções do mesmo que poderão auxiliar os professores na sala de aula. Salientamos a necessidade da explorar as funções do laptop para uma maior intimidade com o mesmo.
E por fim mostramos o ambiente e-proinfo, mostramos passo-a-passo como os professores devem navegar basicamente no espaço, os incentivamos a apresentarem-se no fórum do colégio no espaço “Apresentação – Iniciando a rede”. Entregamos aos professores uma apostila explicando como fazer todas as atividades exigidas no e-proinfo. Discutimos a criação de um grupo virtual de discussão, o qual já fora criado.