Olá pessoal,

Durante a manhã e a tarde do dia 06.04, foi realizado o II Encontro de Formação com os professores do CETEPS (Centro Territorial de Educação Profissional do Portal do Sertão) no NTE de Feira de Santana. O Encontro não foi realizado na escola, pois a rede de internet funciona de modo precário. Foi salientado por alguns professores que a rede de internet existente na escola desconeta constantemente.

Marcaram presença nesse Encontro os professores e a direitora da escola, a formadora do NTE de Feira de Santana -Elvira-, as formadoras da UFBA -Isa e Tânia- e as coordenadoras do projeto UCA na Bahia –  Bonilla e Maristela.

Iniciamos o Encontro com uma breve fala de Bonilla, que expressou a importância do Projeto Uca, resgatando sua finalidade e suas possíveis dificuldades durante o processo de implementação na escola.  Além disso, também destacou a necessidade da parceria, entre os professores e os formadores durante o processo de desbravamento das funcionalidades do “Uquinha”.

Vale destacar, o enstusiasmo dos professores do CETEPS, que deixaram transparecer a alegria e o prazer de receber um projeto como este na sua escola. Uma das professoras chegou inclusive a declarar: “somos privilegiados por nossa escola ter sido escolhida para receber esses laptops. Quantas escolas por aí não queriam estar no nosso lugar?”

Ela realmente tem razão. Receber um projeto desse na sua escola é um privilégio que foi reservado para algumas poucas escolas na Bahia e principamente no campo.

Após a fala de Bonilla, Maristela pontuou sobre a relevância do curso de Formação, destacando a importância da participanção de todos e o cumprimento dos prazos com relação as atividades solicitadas em cada módulo. Logo em seguida, os professores fizeram o cadastro no ambiente do E-proinfo e começaram a desbravá-lo através da apresentação feita pela formadora Isa. Dessa forma, foram exibidos alguns tópicos do módulo 1, além das funcionalidades dos icones que compõe a interface do e-proinfo.

Foi feito uma pausa para o almoço e por volta das 14 horas recomeçou o Encontro, que durante o período da tarde propôs aos professores uma maior interação com o ambiente do e-proinfo. Dessa forma, foi solicitado que os professores abrissem o módulo de Apropriação Tecnológica (que por sinal em alguns momentos travou) e interagissem com alguns espaços como: diário, sala de bate-papo e o fórum de discussão. O objetivo dessas atividades, dentre outras coisas, foi demonstrar como o ambiente do e-proinfo está estruturado e como os professores poderão interagir com ele para acessar informações e postar suas atividades.

Vale pontuar que Bonilla e Maristela foram conhecer o CETEPS que fica numa localidade mais afastada do centro de Feira de Santana. Ambas declararam que a escola está de parabéns, tanto pela estrutura como pela gestão.

Bem, vou ficando por aqui. Em síntese, o Encontro foi bastante produtivo, apesar de alguns imprevistos no ambiente e-proinfo.

Att.

Isa