Apresentações Seminário UCA 2013

Clique no link para abrir o arquivo da apresentação:

 

nte

prof_bonilla

prof_monica_gardeli

prof_ronaldo

SociBook del.icio.us Digg Facebook Google Yahoo Buzz StumbleUpon
Seminário UBA Bahia em abril de 2013.
folder verso web 26032013
folder verso web 26032013
SociBook del.icio.us Digg Facebook Google Yahoo Buzz StumbleUpon
Programação do II Seminário UCA Bahia

SociBook del.icio.us Digg Facebook Google Yahoo Buzz StumbleUpon
II Seminário UCA Bahia

O Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias, da Faculdade de Educação da UFBA e
o Instituto Anísio Teixeira- IAT/SEC realizam, nos dias 04 e 05 de Abril de 2013, o II Seminário UCA Bahia.
O evento tem como principais objetivos analisar e avaliar as ações formativas desenvolvidas junto aos professores e gestores, bem como as ações pedagógicas realizadas pelas escolas no âmbito do PROUCA, na Bahia, durante o ano 2012.

O seminário ainda pretende estabelecer um diálogo entre os integrantes do Programa Um Computador por Aluno no estado da Bahia e as demais instâncias nacionais e regionais envolvidas, tais como representantes do MEC, secretários de educação do estado e dos municípios baianos, gestores e professores das escolas UCA Bahia, coordenadores e formadores UCA (UFBA/NTE), gestores do IAT e pesquisadores de instituições universitárias.

O II Seminário UCA BAHIA será realizado no Instituto Anísio Teixeira, na Paralela, com a mesa redonda “Políticas públicas para mobilidade tecnológica nas escolas” e a socialização das ações das escolas no ano de 2012, transmitidas com cobertura interativa da Radio FACED Web. Também serão realizadas comunicações das análises dos formadores UFBA sobre o processo vivenciado nas escolas, e avaliação do programa na Bahia.

SociBook del.icio.us Digg Facebook Google Yahoo Buzz StumbleUpon
Produções das escolas

Este foi um ano intenso na Escola Padre Carlo Salerio. Os meninos e meninas – monitores – se envolveram com as oficinas que foram realizadas em parceria com o Curso de Comunicação da UESC. Aqui segue as produções, mas vale destacar que o importante nesse processo foram as aprendizagens, e sobretudo, a produção de vídeos usando software livre.

 

SociBook del.icio.us Digg Facebook Google Yahoo Buzz StumbleUpon
AS formações em andamento – Oficina de Rádio na Carlo Salerio (Itabuna)

A equipe de formação do Projeto UCA Bahia tem intensificado as formações nas escolas. As demandas das escolas tem conduzido
as propostas  de formação, em especial, com o desenvolvimento de conversas e  oficinas. O objetivo é fazer deste segundo ano de formação uma integração maior com a prática do professor em sala de aula, por isso, a importância de também nas oficinas favorecer a presença dos alunos e dos professores

Nessa direção, nos últimos dias  07 e 08 de novembro, aconteceu em Itabuna – na Escola Padre Carlo Salerio – a oficina de audacity e a instalação da Radio web na escola.

Com a mediação dos  Prof. Cristiane e Alex, a pesquisadora Maristela Midlej e o formador Daniel Pinheiro os alunos se envolveram nesta oficina aconteceu  gravação de vozes,vinhetas, edição de vídeos e ainda mais conversa informais sobre alguns pontos como:
indicação de sites para ter acesso às  músicas autorizadas, orientaçõesão para produção de audio com efeito usando os efeitos do audacity, dicas sobre assuntos que os alunos e professores podem produzir para a rádio… Quer saber mais? Clique aqui e veja as fotos e o relato desta oficina…

SociBook del.icio.us Digg Facebook Google Yahoo Buzz StumbleUpon
Encontro de Gestores e Técnicos do PROUCA-BA


 

O Encontro de Gestores  e Técnicos do  PROUCA Bahia aconteceu nos dias 29 e 30 de agosto e  foi muito bom. Tivemos a oportunidade de conversar sobre os problemas de cada escola e discutir as próximas ações nas instituições.

 

Nos dividimos em grupos por escola e pensamos na proposta de formação  dos professores para os meses seguintes até o final do ano. Algumas escolas informaram que vão trabalhar o projeto UCA  articulado a outros projetos que já possuem. Outras disseram que vão trabalhar com a rádio na escola e com produção de podcasts.

 

Imagem da professora Maria Helena Bonilla no momento de discussão com as escolas e das gestoras da escola Argentina Castelo Branco- Gandu, com a formadora UFBA e uma  professora do NTE 4 (Santo Antonio de Jesus) no planejamento das ações para a formação.

 

SociBook del.icio.us Digg Facebook Google Yahoo Buzz StumbleUpon
Formação na Escola Argentina- Gandu com as professoras do NTE 4

A formação de professores, do dia 18/08/2012, foi muito boa. Tivemos o primeiro encontro com as professoras do NTE 4 (Santo Antônio de Jesus), que também vão acompanhar as atividades que os professores estão desenvolvendo. Esse momento foi muito importante porque as professoras tiveram a oportunidade de conhecer a escola e se aproximar dos professores. O encontro foi muito proveitoso. As professoras do NTE 4 puderam esclarecer algumas dúvidas sobre como elas devem atuar nas formações presenciais e no acompanhamento on line dos professores. O primeiro contato dessas professoras, com o laptop UCA, aconteceu na escola e elas ficaram encantadas com a desenvoltura dos alunos na utilização do laptop e com as produções que eles realizaram. Nessa formação, os alunos participaram de uma oficina onde produziram um adereço para os cabelos. Clique no álbum abaixo para ver algumas fotos desse momento.

Formação 18 de agosto

Por Josy Santos

SociBook del.icio.us Digg Facebook Google Yahoo Buzz StumbleUpon
Abertura e rupturas na formação de professores

Abertura e rupturas na formação de professores

 

Este é o título do relato de experiência produzido por Priscila Gonsales e publicado no livro REA.

A autora inicia o texto expondo a necessidade de abertura na formação docente, necessidade que é fortalecida com o pensamento freiriano: “a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda” (FREIRE, 2000, p. 31).

O central do texto é um convite à reflexão sobre o formato das informações que estão disponíveis hoje, para isso, a autora dá elementos que indicam a passagem da informação física, que é difícil de ser reproduzida, para a informação imaterial, passível de reprodução e remixagem.

Finaliza destacando a importância da abertura e da ruptura, que só pode ser alcançada pela adoção do Creative Commons na produção de REA. Só dessa forma é possível garantir que as informações fiquem acessíveis para todos.

 

Luciana Oliveira.

Professora-Formadora.

SociBook del.icio.us Digg Facebook Google Yahoo Buzz StumbleUpon
Formação na Escola Argentina C. Branco- Gandu

Estive na instituição nos dias 20 e 21/07 e fiquei maravilhada com as produções dos alunos e dos professores. A animação contagiava o espaço escolar. Os alunos empolgados com as produções, criando diversos objetos, cada um mais lindo do que o outro. Enquanto os alunos e professores produziam os objetos eu ia tirando fotos, registrando os
momentos.Vale a pena ressaltar que dois alunos realizaram a filmagem das produções utilizando o laptop do Projeto UCA. Foi bom demais! Trouxe algumas fotos para vocês ficarem encantados também. Clique no álbum e veja as fotos.

Projeto Sustentabilidade da Escola Argentina C. Branco – Gandu-BA

Por Josy Santos

SociBook del.icio.us Digg Facebook Google Yahoo Buzz StumbleUpon