No dia 14 de maio de 2011 realizamos mais uma formação de 8 horas na Escola Prédio Escolar Argentina Castelo Branco, na cidade de Gandú.
Demos continuidade ao Módulo II WEB 2.0 realizando uma discussão sobre o texto WEB 2.0 e o seu potencial para educação, de João Mattar. Os professores leram o texto e relataram os principais pontos, tiraram dúvidas, fizeram questionamentos….foi uma discussão muito boa. Com muita dificuldade (devido a conexão ruim da escola) acessamos o e-proinfo e os professores se apresentaram e colocaram suas reflexões sobre o texto no fórum Discutindo Web 2.0 e educação. Alguns professores também tiraram dúvidas sobre o ambiente e fizeram postagens em outros fóruns do Módulo II.
Em seguida alguns professores criaram e-mails no Gmail para a criação do blog e os que já possuíam blogs socializaram os links no fórum “Compartilhando blog”.
Em relação a infraestrutura da escola, a situação continua a mesma. O mobiliário da escola ainda não chegou, também não fizeram a instalação das tomadas para carregarem os laptops na sala de aula e a escola continua sem internet. De acordo com o técnico de informática da Secretaria de Educação, a rede funciona, mas a internet não está conectada.
Os professores ainda não estão utilizando os laptops com os alunos. Segundo a diretora, ela levou cerca de 40 laptops para a escola (as máquinas estão guardadas em outro local por medida de segurança), mas nenhum professor solicitou os computadores para trabalhar com os alunos. Uma professora me informou que realizará uma atividade com os alunos utilizando o laptop no dia 20/05.
Um fato que nos chamou bastante atenção foi uma informação dada pelo técnico e professor de informática da SE. Segundo o referido, um aluno da escola avisou a uma professora que uma pessoa estava circulando pela cidade com um laptop UCA. O aluno disse que só dava para saber que a máquina era do projeto porque tinha o nome gravado SEED/MEC- FNDE/ MEC- Projeto UCA. Ainda de acordo com o aluno, o laptop estava com todas as suas configurações modificadas. O técnico perguntou  a diretora da escola se havia sumido algum laptop, segundo a gestora, nenhuma máquina foi furtada. O técnico acredita que esse laptop possa ser de outra cidade, possivelmente de Itabuna.