Mini-Cursos no PPGF-UFBA

Mini-cursos a serem oferecidos

Mini-cursos concluídos

Mini-curso promovido em associação pelo PPGAV e o PPGF

A imagem espessa da pintura:

legibilidade, corporificação (embodiment), e

novos idiomas pictóricos em Sean Scully

Profa. Dra Virginia H. A. Aita

Dias 22, 23 e 24 de agosto de 2016

Das 16:00hs às 17:30hs

Salão Nobre da Escola de Belas Artes da UFBA

Programa e CV da profa. Aita:      Programa_Virginia_Aita_arte_filosofia

Mini-curso promovido pelo PPGF

A retórica, a poética e a música

Prof. Dr. Paulo Kühl (UNICAMP)

Profa. Dra. Kátia Kato

(Dra. em Fundamentos teóricos da música pela Unicamp)

Dia 30/ago/2016: Auditório do CRH, na FFCH.
Dia 31/ago/2016: Auditório I do Pavilhão Raul Seixas, na FFCH.
Horários: das 9 às 12hs
Atenção: Quaisquer alterações de local serão imediatamente informadas neste sítio.
Seminário Aberto de Pós-Graduação

Filosofia e Democracia

PROMOÇÃO : Poética Pragmática – Grupo de Pesquisa FFCH-UFBA/CNPq
APOIO: PPGF-UFBA, PET Filosofia-UFBA, e CEDEP (Centro Dewey)
PERÍODO: Entre 28 de julho a 07 de outubro (quintas e sextas-feiras, alternadamente)
HORÁRIOS: 9:30 às 12:00 horas
LOCAL: Auditório do CRH (FFCH-UFBA)
Programação detalhada:

Mini-curso  Responsibility and Bioethics

Prof. Dr. Jacob Dahl Rendtorff (Roskilde University, Dinamarca)

Responsibility_Bioethics_folder

Minicurso: Substância e dualismo na filosofia de Descartes

Profª Drª Mariana de Almeida Campos (UFBA)

Dias: 16/11/2015, 23/11/2015, 30/11/2015

Horário: das 14:00 às 17:00

Local: Sala do Programa de Pós-Graduação de Filosofia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Estrada de São Lázaro

O minicurso tem por objetivo examinar alguns aspectos da metafísica cartesiana que são fundamentais para a compreensão do dualismo que Descartes propõe, bem como de suas consequências para a tese da união corpo e alma. Tendo como fio condutor uma precisão conceitual do significado de termos como “substância” e “modo”, no contexto da filosofia de Descartes, pretende-se discutir as seguintes questões: se o homem é um terceiro tipo de substância criada; se os corpos são modos de uma única substância ou se cada corpo individual é uma substância; se as relações causais corpo-corpo e corpo-mente podem ser explicadas através de teorias interacionistas ou ocasionalistas. Durante as aulas, a análise e discussão dos textos de Descartes serão complementadas com sugestões de leituras secundárias sobre as questões destacadas anteriormente.

Aula 1: O conceito de substância

Aula 2: O debate sobre o estatuto dos corpos

Aula 3: Causalidade corpo-corpo e corpo-mente

Minicurso: Conhecimento e Agência Epistêmica
Professor: Tiegue Vieira Rodrigues (UFMT)

Descrição: O minicurso fará uma introdução à discussão contemporânea em Epistemologia sobre a noção de “agência epistêmica”. A noção de “agência epistêmica” está associada à ideia de que uma pessoa é um agente epistêmico não apenas porque ela acredita em algo (e sua crença é verdadeira), mas se também ela tem razões para acreditar e se ela tem a capacidade de examinar criticamente essas razões.
 Conteúdo:
1. Agência Epistêmica Doxástica
Considerações acerca do termo “agência”, sua origem e multiplicidade de usos, bem como seu surgimento na epistemologia e uma breve caracterização histórica. Contextualização do deontologismo epistêmico na discussão da ética da crença, caracterizando o surgimento da agência epistêmica doxástica; apresentação do problema do involuntarismo doxástico e respostas a ele.
2. Agência Epistêmica Reflexiva
 Exame da proposta de agência epistêmica reflexiva, bem como apresenta a epistemologia da virtude e a metafísica de desempenhos. Abrange a definição de agência epistêmica através de desempenhos reflexivos e traz três críticas e uma avaliação da proposta que as segue.
Dias: 20 e 21 de outubro
Horário: das 10:00 às 12:00
Local: Sala do Programa de Pós-graduação de Filosofia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Estrada de São Lázaro
Promoção
Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS
Programa de Pós-graduação de Filosofia
Grupo de Investigações Filosóficas – Mente, Realidade, Conhecimento (CNPq)

Informações: Felipe Santos <frls.ba@gmail.com> e http://www.investigacoesfilosoficas.com/mini-curso-agencia-epistemica/

Minicurso_Alejandro_Labale_Cultura_UFBA

Declaracoes_minicurso_Labale

O Prof. Dr. Pedro Leão da Costa Neto ministrou o minicurso intitulado “Alguns Aspectos Metodológicos da História do Marxismo no Século XX”, nos dias 13 e 14/11, das 9 às 12 horas, no PPG em Filosofia da UFBA. Informações por e-mail com o prof. Mauro Castelo Branco de Moura.