Linha “Epistemologia e Filosofia da Linguagem”


Abel Lassalle Casanave

Clique aqui para acessar o Currículo Lattes E-mail abel.lassalle@gmail.com

Campo de atuação: Filosofia das Ciências Formais
Projeto individual de pesquisa: Conhecimento simbólico, conhecimento gráfico e conhecimento verbal
Resumo do projeto: Apoiado em um conjunto de funções atribuídas aos signos e sua manipulação regrada (psicotécnica, de subrogação, de cálculo, ecthetica e de finitização) associadas com o tipo de conhecimento que Leibniz denominou simbólico, o projeto se propõe examinar a distinção entre representação linguística e gráfica, porém restringindo-se ao caso específico dos procedimentos demonstrativos, sejam linguísticos em sentido lato, que envolvam recursos gráficos, ou de caráter misto.


Elyana Barbosa

Clique aqui para acessar o Currículo Lattes E-mail elyb@uol.com.br

Campo de Atuação: Epistemologia Contemporânea, Bachelard e seus seguidores.
Projeto Individual de Pesquisa no Programa de Filosofia: G. Bachelard e a desconstrução dos discursos gnosiológicos.
Resumo do Projeto: G. Bachelard demonstra como a concepção de tempo da relatividade einsteiniana e o comportamento dos elementos infinitesimais conduziram o saber para outro campo de problemáticas que destruíram três séculos de pensamentos racionais, demonstrando com isso como a idéia de tempo einsteiniano foi mais significativa do que a “revolução copernicana” operada pelo filosofia kantiana. Para Bachelard, a partir desta nova concepção de tempo, a ciência inaugura um verdadeiro “abalo nos conceitos epistemológicos vigentes”. A partir desta análise, G. Bachelard vai apontar para os limites do racionalismo, do empirismo e do realismo, filosofias da ciência vigentes até então.


João Carlos Salles Pires da Silva

Clique aqui para acessar o Currículo Lattes E-mail jcsalles@ufba.br
www.efg.ufba.br

Campo de Atuação: Wittgenstein; Empirismo Clássico e Contemporâneo; Filosofia da Linguagem; Filosofia das Ciências Sociais.
Projeto Individual de Pesquisa no Programa de Filosofia:Necessidade e Experiência em Wittgenstein.
Resumo do Projeto: Em uma anotação de 1929, Wittgenstein acentua um traço próprio de seu modo de filosofar, à medida que pode traduzir-se em um método. Este só poderia consistir, no essencial, em uma dada transição, qual seja: aquela por que nos deslocamos da pergunta sobre a verdade para uma pergunta pelo sentido. Nessas páginas de prenúncio das novas investigações, permanece a antiga rejeição à teoria. A filosofia continua wesentlich uma atividade de esclarecimento, comungando com o Tractatus a remissão fundamental a um solo de modalidades, no qual apenas pode ter lugar a passagem para a pergunta pelo sentido. A filosofia reafirma-se, portanto, como a gerente da gramática . Melhor ainda, é doravante a gramática de palavras como müssen e können , à semelhança de como quando, no Tractatus, decidira sobre os limites do território disputável da ciência. Essa essencial semelhança de fundo (em meio a um processo terapêutico agora infindável, a uma reiterada latência retrospectiva) nos localiza um campo temático pelo qual se desenha a unidade da obra. Voltamo-nos assim exatamente ao tema central da relação entre lógica e empiria na obra de Wittgenstein. Mais especificamente, nosso objeto é a constituição e a fixação progressiva de um novo solo de modalidades no processo de construção das Investigações Filosóficas, também à luz do estabelecimento de suas diversas versões preliminares. Afirmada essa unidade por uma singular terapia filosófica (que ciframos acima na imagem de uma latência retrospectiva), veremos que a obra não só se recusa doravante a enunciar teses, mas ainda parece perfazer-se por um deslocamento tal que, para Wittgenstein, repetir uma questão equivalerá muita vez a reconduzi-la, no interior da linguagem, a um novo solo de modalidades.

Amostra da produção:
www.efg.ufba.br/docs/o_paradoxo_de_goethe.pdf
www.uefs.br/nef/jcsalles.pdf
www.cronopios.com.br/site/ensaios.asp?id=1820


Marco Aurélio Oliveira da Silva

Clique aqui para acessar o Currículo Lattes E-mail correiodomarco@ig.com.br

linha de pesquisa: Epistemologia e Filosofia da Linguagem
Campo de atuação: Escolástica; Metafísica; Teoria do Conhecimento; Filosofia da Linguagem
Projeto individual depesquisa: O conceito de ‘essência absolutamente considerada’ em Tomás deAquino
Resumo: A presente pesquisa é centrada no conceito de Essência Absolutamente Considerada (EAC) em Tomás de Aquino, com o fim de abordar dois temas com grande relevância para o debate contemporâneo: o essencialismo e a questão dos universais. Do ponto de vista do Doutor Angélico, as coisas possuem propriedades acidentais e propriedades necessárias (essenciais), pois as próprias definições das espécies naturais seriam formuladas tendo em vista as suas respectivas essências, uma vez que a definição é a contrapartida linguística da essência existente na realidade. Com relação ao segundo tema, o Aquinate considera que os universais são compostos de EAC e de intenção de universalidade, ou seja, do conteúdo definicional a ser predicado e da independência de características individuantes. Portanto, a pesquisa versa sobre um tema clássico e com grande repercussão na tradição filosófica, particularmente nas discussões sobre a modalidade de re e sobre a existência de entidades abstratas.

 

vigentes até então.


Mariana de Almeida Campos

Clique aqui para acessar o Currículo Lattes  E-mail campos.mariana@ufba.br

Campo de Atuação:  História da Filosofia Moderna; Metafísica; Teoria do conhecimento; Descartes.

Projeto Individual de Pesquisa no Programa de Filosofia: Descartes e o problema das propriedades sensíveis
Resumo do Projeto: O projeto pretende examinar o problema das propriedades sensíveis na filosofia cartesiana sob três eixos principais: a determinação do sujeito das propriedades sensíveis, a natureza dessas propriedades e a questão da função teórica das idéias sensíveis. Primeiramente, será discutida a compatibilidade da teoria das três noções primitivas, a saber, pensamento, extensão e união, com o dualismo de substâncias proposto por Descartes. Neste contexto, não apenas a questão sobre se é a mente ou o composto corpo-alma o sujeito das propriedades sensíveis será tema de discussão, como também o tipo de unidade envolvida na concepção cartesiana do homem. Posteriormente, serão analisados tanto aspectos corporais quanto mentais das propriedades sensíveis. O que suscitará, por exemplo, discussões sobre as diferenças entre homens e animais segundo Descartes. A última parte do projeto será dedicada ao exame da função teórica desempenhada pelas idéias sensíveis, e terá como objetivo delimitar o estatuto dessas idéias com relação às idéias do entendimento puro.


Olival Freire Júnior

Clique aqui para acessar o Currículo Lattes E-mail freirejr@ufba.br

Campo de Atuação: Epistemologia; Teorias da mudança científica; Filosofia da ciência (Laudan, Lakatos, Kuhn); História da ciência: Física quântica; Ensino de ciências.
Projeto Individual de Pesquisa no Programa de Filosofia: Uma leitura da disputa programa causal versus complementaridade em termos das teorias da mudança científica.
Resumo do Projeto: Laudan et al propuseram, em 1986, testar de forma mais completa as afirmações empíricas das recentes teorias da mudança científica e, para facilitar este empreendimento, reformularam – para uma linguagem não-técnica – as afirmações de Kuhn, Feyerabend, Lakatos e Laudan. Tal sugestão pressupõe duas premissas que não são isentas de problemas: a possibilidade mesma de um teste com proposições intrinsicamente filosóficas, e a existência de ‘dados’ históricos brutos, não interpretados. De todo modo, explorar esta sugestão parece permitir uma interação fecunda entre a filosofia e a história da ciência. A disputa entre o programa causal e a interpretação da complementaridade (1952 – ), no âmbito da física quântica, tem sido objeto de estudos na história da ciência, alguns dos quais considerando explicitamente certas teses da filosofia da ciência. O projeto pretende levar a sério a sugestão de Laudan, analisando a literatura histórica já disponível ebuscando ampliá-la com estudo histórico original.

Amostra da produção:
www.fis.ufba.br/dfg/pice/controversia//PDF/02_02_05_Mersenne.pdf

 


Rafael Lopes Azize

Clique aqui para acessar o Currículo Lattes  E-mail  rafaelazize@gmail.com

Campo de atuação: linguagem, interpretação, pragmática; Wittgenstein; estética e filosofia da arte e da literatura; filosofia da antropologia; história da filosofia moderna e contemporânea.

Projeto individual de pesquisa: Racionalidade e Forma de Vida: aspectos do legado filosófico de Wittgenstein, entre os movimentos do pensamento e a Práxis.
Resumo do projeto: Este projeto tenciona (a) analisar a ampliação do campo dos critérios dos conceitos até à Praxis da forma de vida na filosofia tardia de Ludwig Wittgenstein, (b) estudar implicações dessa ampliação relativamente à noção de objetividade (as condições da identidade dos objetos e o seu acesso), (c) situar algumas implicações suas para o método filosófico advogado por Wittgenstein, e (d) investigar, por fim, o impacto da autonomia do simbolismo, tal como ainda mantida quando as fronteiras do campo dos critérios de conceitos se confundem com a Praxis, sobre a postulação duma racionalidade universal (ou “dogmática”).

Amostra da produção:

http://wittgensteinrepository.org/agora-alws/article/view/2917

https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/dissertatio/article/view/8783/5796


Waldomiro José da Silva Filho

Clique aqui para acessar o Currículo Lattes E-mail waldojsf@ufba.br
www.interpretacao.ufba.br

Campo de Atuação: Epistemologia, Ceticismo, Pragmatismo, Filosofia da Mente e Filosofia da Linguagem.
Projeto Individual de Pesquisa no Programa de Filosofia:Mente, Linguagem e Conhecimento.
Resumo do Projeto: Com este projeto pretendo:
a) Compreender os termos centrais do externalismo em filosofia da linguagem e da mente e sua crítica ao individualismo e subjetivismo que marcaram profundamente a epistemologia e a concepção da mente. Neste sentido, será necessário uma “reconstrução do argumento externalista”, principalmente nas obras seminais de Hilary Putnam e Tyler Burge e da fortuna crítica que essas obras geraram, descrevendo a importância do externalismo no horizonte da filosofia atual.
b) Estabelecer a natureza da controvérsia entre uma perspectiva que defende, de um lado, o compatibilismo entre o externalismo e o autoconhecimento e a perspectiva, do outro, do incompatibilismo. Para tanto, estarei considerando que esse não é apenas um tema eventual ou periférico do externalismo semântico e mental, mas o seu problema central. Esta pesquisa organizará os principais e mais influentes argumentos favoráveis às duas posições (e seus nuances) para interpretá-los criticamente.
c) Por fim, a partir de uma leitura crítica do modelo argumentativo do externalismo – notadamente baseado em experimentos mentais no estilo da Terras Gemas – esta pesquisa visa desenvolver um argumento que aparece em autores como Donald Davidson e que podemos chamar de “externalismo fraco” ou “externalismo deflacionado”. Este externalismo fraco contraria várias cláusulas do externalismo, como, por exemplo, a idéia de que a determinação dos conteúdos mentais dependem de uma ontologia de espécies naturais ou da existência de objetos singulares (como acredita um externalista metafísico no estilo de Putnam) ou do estado atual de informação semântica que uma certa comunidade lingüística dispõe (como defende o externalismo social). Em linhas gerais, um externalismo deflacionado afirmaria que devemos considerar que a existência de um mundo independente de nós, a autoridade da primeira pessoa, a perspectiva da terceira pessoa e o caráter social da linguagem, no contexto intersubjetivo da interpretação e da conversa comum, devem se combinar e não se excluir.