Eventos em ordem cronológica decrescente.

V-Encontro-web

Mesa acerca do PPGF-UFBA no Congresso da UFBA

Mauro Castelo Branco de Moura, Rafael Lopes Azize, Andrea Schimmenti e Pedro de Souza Rodrigues Neto

17/jul./2016, 08:00hs, sala 10 da Faculdade de Comunicação

Evento:

ENCONTRO DA SOCIEDADE INTERAMERICANA DE FILOSOFIA

PROGRAMAÇÃO

Auditório da Biblioteca Universitária de Saúde (BUS), no Canela, ao lado da Escola de Enfermagem.

Dia 31 de março:

14:00hs – João Carlos Salles (Brasil, Presidente da SIF), “Wittgenstein e a epistemologia das virtudes”.

14:45hs – Carlos Cardona (Colômbia), “Origen de la ciencia moderna: el caso de Kepler”.

15:30hs – Luis Camacho (Costa Rica), “Lógica de Aristóteles en Leibniz: el largo camino desde la gramática hacia la teoría de la inferencia”.

16:15hs – Carlos Enrique Caorsi (Uruguai), “El argumento del jabalí Verrugoso: Estimulo distal versus armonía preestablecida”.

Dia 01 de abril:

09:00hs – Marcelo Carvalho (Brasil), “O Ser e o Sonho: Observações sobre Descartes, Wittgenstein, Bento Prado Jr. e a Ontologia”.

09:45hs – Sandra Leonor Lazzer (Argentina), “Lógica y formalidad”.

10:30hs – Corina Yoris (Venezuela), “Analogía y fuerza argumentativa”.

11:15hs – Peter Graham (EUA), “Proper Functionalism and the Proper Theory of Functions”.

Intervalo

14:00hs – Adriana Gonzalo (Argentina), “El debate filosófico en torno a la unicidad de la facultad lingüística humana”.

14:45hs – Mauricio Mancilla (Chile), “Cómo interpretar la experiencia vivida: el lugar de la hermenéutica en el pensamiento contemporáneo”.

15:30hs – Carlos Patarroyo (Colômbia), “Libre albedrío, alternativas y obligaciones morales”.

16:15hs – Miguel Giusti (Peru), “Elegancia ateniense. Sobre la filosofía, los amigos y el buen vino”.

As palestras não terão tradução simultânea.

Evento: As Filosofias da Linguagem e a Linguagem da Filosofia, nov.2014, UERJ.

Evento: Ciclo de Debates sobre Filosofia e Subjetividade

Data: 10, 12, 18 e 20 de novembro de 2014.

DIA 10/11/2014 – (18:30 às 21:00)

 “Descartes: A Invenção do Sujeito” – Palestrante: Prof. Dr. Joceval Bittencourt Andrade

(UNEB)

 “Kant e o Sujeito Transcendental” – Palestrante: Prof. Dr. Valério Hillesheim (UNEB)