Estrutura curricular

[Em construção]

As disciplinas do Programa, obrigatória ou optativas, caracterizam-se, quanto ao conteúdo, por seu recurso à tradição filosófica (que, neste sentido, comporta também autores contemporâneos) e pela relevância contemporânea de seus temas. Quanto à metodologia, caracterizam-se por uma leitura vertical do texto filosófico, desenvolvendo uma habilidade de argumentação rigorosa. Este é, pois, o perfil das disciplinas oferecidas pelo curso, sendo esse perfil um critério também para a convalidação de disciplinas cursadas fora do Mestrado em Filosofia. É um objetivo curricular relativo às disciplinas a garantia de oferta anual de disciplina obrigatória e de oferta semestral de disciplinas optativas ligadas às linhas de pesquisa do Mestrado. É um objetivo curricular relativo às atividades o acompanhamento da elaboração da Dissertação para que atinja a qualidade desejada, em cumprimento aos objetivos gerais desta Pós-graduação. Como a reflexão filosófica deve atingir um padrão uniforme em nosso programa, os seminários de pesquisa serão comuns às três linhas.

O aluno deve cumprir, pelo menos, 4 (quatro) créditos em disciplina obrigatória, 2 (dois) créditos em atividades obrigatórias e 12 (doze) créditos em disciplinas optativas, sendo destes pelo menos 4 (quatro) oferecidos pela linha a que se vincula sua pesquisa. Além disso, deve submeter-se a exame de qualificação, que é condição para a Defesa Final de Dissertação.

Os professores permanentes e os participantes que dedicam mais de 30% de sua carga horária ao Mestrado são co-responsáveis pela disciplina obrigatória e pelas atividades obrigatórias, sendo a atribuição individual resultante de deliberação do Colegiado. De acordo com suas linhas de pesquisa, tais professores são co-responsáveis pelas optativas das linhas a que estão vinculados, sendo a programação semestral decidida pelo Colegiado, à luz dos planos de curso apresentados, sempre preservando a especificidade filosófica do Programa.

Nome créditos
1. Disciplina Obrigatória
Problemas de Filosofia Contemporânea 4
2. Atividades Curriculares Obrigatórias:
(I) Seminário de Pesquisa I 1
Seminário de Pesquisa II 1
Exame de Qualificação 0
(II) Defesa Final de Dissertação 0
3. Disciplinas Optativas
3.1. Disciplinas Optativas da Linha “Epistemologia e Filosofia da Linguagem”
Epistemologia Geral 4
Epistemologia das Ciências Humanas I 4