4º encontro de formação dos professores da Escola Argentina C. Branco- Gandú/BA, em 18/03/2011

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A quarta formação dos professores na Escola Prédio Escolar Argentina Castelo Branco, aconteceu no dia 18 de março de 2011, (manhã)  das 07:30 às 12:30 e (tarde) das 13:30 às 16:30 hs. Contou com a participação dos gestores e professores da escola.

A formação foi iniciada com os professores realizando atividades  com os aplicativos  do laptop. Eles  utilizaram  o editor de texto Kword para produzirem um texto falando sobre as expectativas, problemas e dificuldades encontrados em relação ao UCA e as impressões a respeito das formações e dos formadores.

Esse foi um momento muito proveitoso, porque ao mesmo tempo em que os professores relataram o que não conseguiam dizer oralmente, trabalharam com o editor de texto Kword. Muitos professores tiraram dúvidas a respeito do aplicativo e percebemos que eles tiveram bastante interesse em mexer com os recursos do mesmo. Após a realização da atividade os docentes socializaram os textos. Salvamos alguns textos produzidos pelos professores para material de pesquisa.

No segundo momento da formação, os docentes assistiram um vídeo produzido por alguns formadores (UFBA) para terem uma ideia de produção de vídeo. Após a exibição, dividimos os professores em três grupos e pedimos para eles realizarem algumas produções. O grupo A ficou responsável pela produção de um vídeo de 1 minuto utilizando filmagem com o wxCam (câmera) e o Audacity (editor de áudio), o grupo B pela produção de um vídeo utilizando fotos com o wxCam  e o Audacity e o gupo C pela produção de um programa de rádio ou entrevistas, culinária, etc, utilizando o Audacity. Após orientarmos os grupos, pedimos para os docentes criarem um roteiro para cada produção. Disponibilizamos um microfone e fones de ouvido (recursos da formadora) para a gravação do áudio para as produções. Durante as atividades, os professores tiraram dúvidas sobre os programas e realizaram algumas configurações nos laptops. Eles ficaram muito empolgados com as produções. Teve uma equipe de vídeo que aproveitou a sexta-feira, dia de feira na cidade, para tirar fotos que representassem a desigualdade social. Como o tempo ficou curto para a edição dos vídeos e os professores começaram a sair aos poucos, decidimos editar apenas um vídeo, deixando o outro e a socialização das atividades para a próxima formação. Tentamos fazer a edição do vídeo no Open Shot, mas não conseguimos baixá-lo no computador da escola. Então, resolvemos editá-lo no único editor de vídeo que possuía o computador, o Movie Maker (só para os poucos professores que ainda estavam presentes terem uma noção do que é uma edição de vídeo. Falamos da importância do uso do software livre e ressaltamos que para as próximas formações vamos fazer o possível para editar os vídeos no Open Shot). A diretora, com a ajuda dos formadores, editou parcialmente um vídeo, pois o tempo já estava esgotado. Ficamos de retomar essas atividades na próxima formação.

Bem, para finalizar, ressaltamos que ainda existem muitos entraves para o projeto deslanchar de vez em Gandú. Infelizmente, existem professores desestimulados por conta de várias questões e por problemas de infraestrutura. No entanto, saímos de Gandú com a certeza de que os professores presentes nessa formação ficaram mais animados após realizarem as atividades de produção.

SEC quer um computador por aluno nas escolas de Itabuna

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A Secretaria da Educação de Itabuna está empenhada na finalização do processo para encaminhamento do convênio que o município está assinando com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para que os estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino tenham acesso ao Projeto Um Computador Por Aluno (UCA), implementado pelo Ministério da Educação e a Casa Civil da Presidência da República.

Com a assinatura do convênio, o prefeito José Nilton Azevedo Leal estará viabilizando a adesão de Itabuna à Ata 73/2010 do Registro do Pregão Eletrônico 57/2010 do Ministério da Educação (MEC), para aquisição de 3.305 computadores portáteis (Laptops), que totalizam um investimento da ordem de R$ 1.137.514,90 (um milhão, cento e trinta e sete mil, quinhentos e quatorze reais e noventa centavos), sem a inclusão de juros o BNDES.

Segundo o secretário municipal da Educação, Gustavo Lisboa, em Itabuna serão beneficiados pelo Projeto UCA estudantes e professores dos anos finais do Ensino Fundamental, divididos entre os Ciclos da Adolescência – CAD I, II e III – que correspondem ao 7º, 8º e 9º ano de escolaridade, além dos alunos e professores do Ciclo da Pré-Adolescência (CPA III), correspondente ao 6º ano de escolaridade.

Softwares educacionais – Os computadores, explica Lisboa, possuem uma série de softwares educacionais que permitirá ao educador trabalhar conteúdos específicos de cada disciplina em sala de aula, tendo como suporte uma importante ferramenta tecnológica. “Isso possibilitará uma evolução no processo de ensino-aprendizagem, permitindo ao professor uma nova dinâmica pedagógica e ao aluno mais prazer no ato de aprender”, argumenta o secretário.

Para o secretário, o Projeto UCA é mais um incremento no Programa de Informatização da Rede Municipal de Ensino, iniciado em 2006 com aquisição de computadores e criação de laboratórios de informática nas escolas. Gustavo lembra que quando o programa foi iniciado, existiam apenas 66 computadores nas escolas municipais. “Hoje, contamos com 1.400 máquinas entre computadores convencionais e notebooks”.

Lisboa destaca ainda a assinatura do convênio de Adesão à Ata 73/2010 do Registro do Pregão Eletrônico 42/2010 do MEC para aquisição de 20 Projetores Multimídias para escolas municipais, um investimento de R$ 29.380,00 (vinte nove mil trezentos e oitenta reais). De acordo com o secretário, diferente do datashow convencional, os novos projetores incluem programas educacionais que permitirão que o professor dê aula sem a necessidade de ter um computador como suporte. A previsão da SEC é que até o final de maio as propostas sejam analisadas e autorizadas pelo BNDES para o fornecimento dos equipamentos.

Fonte: http://www.jornalbahiaonline.com.br/index.asp?noticia=11251

Formação na Escola Argentina Castelo Branco, em Gandú/BA, no dia 26/02/2011

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O terceiro encontro de formação dos gestores e professores da Escola Argentina Castelo Branco, no município de Gandú, aconteceu no dia 26/02/2011 (sábado) das 8:00 às 12:00 horas. Contamos com a presença dos gestores e dos professores da escola.

No primeiro momento, utilizamos o laboratório de informática de outra escola municipal (CERES Libâneo) para regularizar cadastramentos e alocações de alguns professores no E-proinfo. Em seguida os professores entraram no ambiente, visualizaram o módulo 1 e realizaram algumas atividades. Eles acessaram o fórum de Apresentação- iniciando a rede, se apresentaram e falaram um pouco sobre o projeto. Os docentes também “passearam” pelo E-proinfo para conhecer o espaço. Alguns professores até adicionaram colegas no perfil. Infelizmente não conseguimos realizar mais atividades, pois alguns professores não demonstraram muito interesse em continuar interagindo no ambiente. A maioria saiu mais cedo da formação, mesmo sabendo que a carga horária presencial é obrigatória.

Sentimos muita dificuldade em relação ao laboratório de informática para realizarmos a formação. Era frequente a queda e constante oscilação da internet. Esses problemas acabavam desestimulando os docentes a continuarem no E-proinfo.  Não sabemos qual é a empresa que presta o serviço de internet para essa escola, mas podemos constatar que o serviço é de péssima qualidade.

Para que problemas como os encontrados no laboratório de informática não ocorra na Escola Argentina, com a rede UCA, é necessário que a rede possibilite uma conexão de qualidade. A internet não pode ter oscilação e deve possuir uma boa velocidade para amparar as centenas de aparelhos do projeto UCA.

Quanto ao mobiliário da escola, fomos informados que a Secretária Municipal (Lelian) vai fazer a troca das cadeiras “de braço” por carteiras com cadeiras. O professor e técnico de informática (Leonardo) também nos informou que o material para a instalação da rede elétrica da escola, para a colocação de tomadas para os laptops, já foi comprado e que eles só estão aguardando a chegada para iniciarem os trabalhos.

Fica assim a impressão de que ainda falta muita coisa para que a escola esteja totalmente adequada para o projeto. Sabemos das dificuldades encontradas e é por isso que enfatizamos a necessidade de mais empenho dos governos no âmbito municipal, estadual e federal.

Formação dos professores da Escola Prédio Escolar Argentina Castelo Branco/Gandú, em 10/02/2011

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A nossa segunda formação na Escola Prédio Escolar Argentina Castelo Branco, aconteceu no dia 10 de fevereiro de 2011, das 08:00 às 16:00 horas. Contou com a participação dos professores e com um técnico em informática da Secretaria Municipal de Educação( SME). A secretária municipal de educação, Lelian deu uma passadinha na escola e nos informou que carteiras adequadas para o uso dos laptops já tinham sido encomendadas e que logo, logo chegariam. Fizemos questão de conversar com ela novamente reafirmando a importância da parceria. Ela continua muito animada com o projeto.

A nossa formação foi iniciada com a apresentação de um vídeo sobre tecnologia, onde realizamos uma atividade utilizando alguns recursos dos laptops. Após os docentes assistirem ao vídeo, eles teriam de criar uma tabela e escrever utilizando o aplicativo kword, dizendo o que “sentiram, viram e ouviram”. A atividade foi bastante produtiva, pois todos os professores realizaram a atividade. Alguns sentiram um pouco de dificuldade, mas logo pediam ajuda ao colega do lado ou a uma das formadoras. Depois dessa atividade os professores receberam os módulos I e II da Formação Brasil de Apropriação Tecnológica – Conhecendo o classmate, e foram orientados a mexerem nos laptops seguindo as instruções dos módulos. Muitos professores ficaram empolgados ao mexerem nos laptops, mas com o descarregamento das baterias, da maioria dos laptops, muitos deles ficaram dispersos. Como já estava próximo do final da 1ª etapa da realização das atividades, os professores foram saindo aos poucos, alguns alegando que tinham de trabalhar em outra escola, outros dizendo que tinham de se apressar para voltar para a 2ª etapa da formação.

Recomeçamos as nossas atividades pela tarde, no laboratório de informática de outra escola municipal, pois na Argentina não há laboratórios e precisaríamos utilizar a rede para o cadastramento dos professores no E-proinfo. Todos os professores se cadastraram e realizamos a alocação deles em suas respectivas turmas. Infelizmente, por conta do horário não conseguimos trabalhar com eles no E-proinfo, mas deixamos claro a necessidade de outra formação ainda nesse mês de fevereiro.

Formação dos docentes da Escola Municipal Jesus Bom Pastor

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A primeira formação  dos professores da Escola Municipal Jesus Bom Pastor, no município de Barro Preto, aconteceu no dia 17 de dezembro de 2010. Contamos com participação dos professores e gestores da escola, das formadores do NTE (Itabuna) e da UFBA.

Iniciamos a formação apresentando a equipe UCA Bahia, assim como o trabalho que será desenvolvido. Em seguida passamos dois vídeos: o primeiro, o lançamento do UCA em Piraí/RJ, com o presidente Lula; o segundo, o relato da experiência de Palmas/TO, com a fala de professores, alunos, gestor da escola, coordenador do UCA no Estado. A partir daí abrimos para que os professores se apresentassem e falassem um pouco do seu trabalho na escola, da sua relação com as tecnologias, assim como as expectativas quanto ao projeto.

A maioria dos professores tem computador em casa, com internet, mas não tem o hábito de utilizar. Quem usa como mais freqüências são os filhos. Não utilizam software livre, acham difícil e tem receios de não dar conta do trabalho com o UCA também por conta disso. Contudo, todos se mostraram bastante dispostos a aprender, pois acredita que o uso do laptop poderá contribuir significativamente para melhorar o desempenho dos alunos, a construção dos saberes e de conhecimentos, assim como também diminuir a evasão e a frequência rotativa dos alunos.

Apresentamos os pilares de sustentação do UCA, assim como também o formato da formação. Em seguida, foi apresentada também a plataforma e-proinfo, em todos os seus detalhes e o que ali será desenvolvido.

Apresentamos o moodle, todo o material lá disponível, assim como a forma que iremos utilizá-lo. Aproveitamos também para já cadastrar todos os professores nele.

Mostramos o blog do UCA/BA, e um pouco de tudo o que eles podem encontrar lá e, como ele foi pensando: divulgar nossas ações e por onde “andamos”. A importância de eles acessarem o blog e, a partir dele, também conhecer um pouco das experiências dos outros Estados.

A primeira impressão do grupo: uma equipe animada, consciente dos desafios, mas dispostos a encará-los, a dar o melhor de si.

Formação dos professores da Escola Estadual Padre Carlo Salério- Itabuna

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O primeiro encontro de Formação dos gestores e professores da Escola Estadual Padre Carlo Salério no município de Itabuna aconteceu no dia 13/12/2010 (segunda-feira) das 8:30 às 14 h. Contamos com a presença da Coordenadora do NTE de Itabuna, Julianna Braia, das formadoras do NTE, diretoras, coordenadora e professores da escola.

No primeiro momento, utilizamos 2 vídeos que trazem matérias sobre a escolha do laptop classmate e da sua chegada as primeiras escolas brasileiras. A seguir, abrimos para um debate, onde os professores se apresentaram, comentaram o que viram nos vídeos e falaram sobre suas expectativas a respeito desses “bichinhos” na escola.

Posteriormente, utilizando o material do MEC, fizemos uma breve apresentação do Projeto UCA, seus objetivos, os pilares, a proposta da formação…

A seguir, apresentamos e discutimos a proposta de formação do UCA-Bahia. Falamos sobre a carga horária total do curso (e-Proinfo e Moodle, mini-cursos, oficinas e reuniões na escola). Fizemos também um momento de discussão sobre o Jornal de Pesquisa, que será utilizado como dispositivo na formação do professor-pesquisador. Nesse momento, todos visitaram o Jornal de Pesquisa de Maristela Midlej (formadora UFBA).

No segundo momento, os professores acessaram o e-Proinfo – a maioria dos cursistas já se encontrava cadastrada. Os que não estavam se cadastraram.

Foi realizada por Saionara e Gizélia (formadoras-NTE) uma breve apresentação dos ambientes e-Proinfo e Moodle. Ficou acertado que na semana Pedagógica será realizado uma oficina dos referidos ambientes.

Notamos uma grande expectativa na escola. Professores bastante motivados com a possibilidades de inserção dos laptops em suas práticas pedagógicas.

Em relação ao acesso a internet é que ainda existe problemas. O acesso no momento está sendo pela conexão do Proinfo que já existia na escola, com bastante dificuldades, pois não se consegue acessar de qualquer lugar. Os responsáveis pela conexão do MEC tiveram na escola e, segundo informação da diretora, deixaram tudo conectado. Só que, dias depois, não conseguiram mais. A diretora está fazendo contato para resolver o problema.

Formação dos professores da Escola Professor Edgar Santos- Maracangalha/São Sebastião do Passé

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Realizamos no dia 07/12/2010, o primeiro encontro de formação na Escola Professor Edgar Santos, no distrito de Maracangalha, em São Sebastião do Passé. Entre as várias histórias sobre a ida ou não de Dorival Caymmi ao distrito, pudemos perceber como a escola é aconchegante e como a comunidade escolar está empolgada com a chegada e uso dos laptops. No geral os professores mostraram-se interessados e comprometidos com as possibilidades de trabalho com os computadores. Muitos dos professores não usam computador, ainda não têm email, mas não percebemos resistência em se inserir nesse contexto.

Neste encontro ficou firmado um pacto de compromisso mútuo, em que todos(professores, formadores e equipe gestora) estão  comprometidos com o projeto. A diretora entrará em contato com a Secretária de Educação do Município, para colocá-la a par do encaminhamento do projeto e apresentar as demandas que precisam ser sanadas para que o trabalho possa ser realizado.

Formação dos docentes do Centro Territorial de Educação Profissional Portal do Sertão -CETEPS

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No dia 04 de dezembro de 2010, os formadores do UCA pela Universidade Federal da Bahia (Isa, Tânia e Martins) participaram do 1º Encontro de Formação UCA com professores e gestores do Centro Territorial de Educação Profissional Portal do Sertão -CETEPS, antiga escola agrotécnica, na cidade de Feira de Santana. As atividades foram realizadas no Núcleo de Tecnologia Educacional- NTE com a colaboração dos professores Elvira e Paulo. Infelizmente não tivemos acesso ao  CETEPS devido a distância do Centro que fica na zona rural em relação a cidade, como a visita aconteceu no final de semana o transporte neste dias são um pouco escassos o que impossibilitou nossa visita. No entanto, já estamos agendando outro encontro para o mês de fevereiro.

Os professores da escola demonstraram bastante animação com a recepção ao projeto e nos informaram que a mesma sensação pode ser vista nos alunos tendo em vista que grande parte só tem acesso as TIC no espaço escolar em laboratórios. É importante pontuar que o CETEPS é a única escola de ensino técnico até o momento contemplada com o UCA, o Centro atende ao Ensino Médio com educação profissional com horário integral, são cursos técnico de manutenção em informática.

Esperamos que toda animação do corpo docente assim como dos alunos possa possibilitar uma apropriação autônoma das TIC por esse indivíduos da zona rural, buscando fomentar uma forte troca de informações, ampliando o acesso ao conhecimento e possibilitando transformações a nível individual e principalmente coletivo.

Formação dos professores da Escola Municipal Maria Antonieta Alfarano- Salvador

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formação dos docentes da Escola Municipal Maria Antonieta Alfarano aconteceu na terça-feira, 07 de dezembro de 2010, com a participação da equipe de tutoria da UFBA,  NTE, equipe gestora e professores da unidade.

A escola é relativamente pequena, possui 04 salas de aula, que funcionam da Educação Infantil ao 5º ano, 04 professores efetivos, 02 estagiários e 240 alunos. Recebeu 190 laptops.
A rede não estava funcionando, pois a direção da escola não possuía a senha de acesso e os professores ainda não haviam levado os laptops para casa. Passamos para a diretora um modelo do termo de guarda e no dia seguinte os professores iriam levar os “bichinhos” para casa. O NTE se encarregou de descobrir a senha de acesso à rede.
A escola tem um grupo de trabalho ( gestores e professores) muito animado e empenhado em melhorar suas práticas em sala de aula, com o uso dos laptops.

Formação dos professores da Escola Prédio Escolar Argentina Castelo Branco- Gandú

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No dia 07/12/2010  as professoras Josélia (Josy) e Marildes (UFBA), deram início a formação dos professores e gestores da Escola Municipal Prédio Escolar Argentina Castelo Branco, na cidade de Gandú. O encontro foi muito bom. Além dos professores da escola, estiveram presentes a prefeita Irismá (foto), a Secretária Municipal de Educação, Lelian (foto),  e a vereadora Rita. A empolgação dos professores com o Projeto UCA  era evidente. Eles estão ansiosos para começarem a trabalhar com os alunos utilizando o laptop. Se depender da animação dos professores de Gandú, o Projeto UCA vai ser um sucesso na cidade. A diretora Sueli, está fazendo o possível para deixar a escola apta para o início das atividades com o “uquinha”. Sabemos dos problemas que as escolas possuem em relação a infraestrutura,  e é por isso que enfatizamos a necessidade de parcerias. A prefeita Irismá e Lelian disseram que podemos contar com o apoio da prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação. Vamos precisar, e muito, da colaboração desses orgãos, pois a escola precisa melhorar a sua estrutura para que tanto os alunos, quanto os professores, possam trabalhar com os laptops sem problemas.

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