A Secretaria da Educação de Itabuna está empenhada na finalização do processo para encaminhamento do convênio que o município está assinando com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para que os estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino tenham acesso ao Projeto Um Computador Por Aluno (UCA), implementado pelo Ministério da Educação e a Casa Civil da Presidência da República.

Com a assinatura do convênio, o prefeito José Nilton Azevedo Leal estará viabilizando a adesão de Itabuna à Ata 73/2010 do Registro do Pregão Eletrônico 57/2010 do Ministério da Educação (MEC), para aquisição de 3.305 computadores portáteis (Laptops), que totalizam um investimento da ordem de R$ 1.137.514,90 (um milhão, cento e trinta e sete mil, quinhentos e quatorze reais e noventa centavos), sem a inclusão de juros o BNDES.

Segundo o secretário municipal da Educação, Gustavo Lisboa, em Itabuna serão beneficiados pelo Projeto UCA estudantes e professores dos anos finais do Ensino Fundamental, divididos entre os Ciclos da Adolescência – CAD I, II e III – que correspondem ao 7º, 8º e 9º ano de escolaridade, além dos alunos e professores do Ciclo da Pré-Adolescência (CPA III), correspondente ao 6º ano de escolaridade.

Softwares educacionais – Os computadores, explica Lisboa, possuem uma série de softwares educacionais que permitirá ao educador trabalhar conteúdos específicos de cada disciplina em sala de aula, tendo como suporte uma importante ferramenta tecnológica. “Isso possibilitará uma evolução no processo de ensino-aprendizagem, permitindo ao professor uma nova dinâmica pedagógica e ao aluno mais prazer no ato de aprender”, argumenta o secretário.

Para o secretário, o Projeto UCA é mais um incremento no Programa de Informatização da Rede Municipal de Ensino, iniciado em 2006 com aquisição de computadores e criação de laboratórios de informática nas escolas. Gustavo lembra que quando o programa foi iniciado, existiam apenas 66 computadores nas escolas municipais. “Hoje, contamos com 1.400 máquinas entre computadores convencionais e notebooks”.

Lisboa destaca ainda a assinatura do convênio de Adesão à Ata 73/2010 do Registro do Pregão Eletrônico 42/2010 do MEC para aquisição de 20 Projetores Multimídias para escolas municipais, um investimento de R$ 29.380,00 (vinte nove mil trezentos e oitenta reais). De acordo com o secretário, diferente do datashow convencional, os novos projetores incluem programas educacionais que permitirão que o professor dê aula sem a necessidade de ter um computador como suporte. A previsão da SEC é que até o final de maio as propostas sejam analisadas e autorizadas pelo BNDES para o fornecimento dos equipamentos.

Fonte: http://www.jornalbahiaonline.com.br/index.asp?noticia=11251