No dia 04 de dezembro de 2010, os formadores do UCA pela Universidade Federal da Bahia (Isa, Tânia e Martins) participaram do 1º Encontro de Formação UCA com professores e gestores do Centro Territorial de Educação Profissional Portal do Sertão -CETEPS, antiga escola agrotécnica, na cidade de Feira de Santana. As atividades foram realizadas no Núcleo de Tecnologia Educacional- NTE com a colaboração dos professores Elvira e Paulo. Infelizmente não tivemos acesso ao  CETEPS devido a distância do Centro que fica na zona rural em relação a cidade, como a visita aconteceu no final de semana o transporte neste dias são um pouco escassos o que impossibilitou nossa visita. No entanto, já estamos agendando outro encontro para o mês de fevereiro.

Os professores da escola demonstraram bastante animação com a recepção ao projeto e nos informaram que a mesma sensação pode ser vista nos alunos tendo em vista que grande parte só tem acesso as TIC no espaço escolar em laboratórios. É importante pontuar que o CETEPS é a única escola de ensino técnico até o momento contemplada com o UCA, o Centro atende ao Ensino Médio com educação profissional com horário integral, são cursos técnico de manutenção em informática.

Esperamos que toda animação do corpo docente assim como dos alunos possa possibilitar uma apropriação autônoma das TIC por esse indivíduos da zona rural, buscando fomentar uma forte troca de informações, ampliando o acesso ao conhecimento e possibilitando transformações a nível individual e principalmente coletivo.