A quarta formação dos professores na Escola Prédio Escolar Argentina Castelo Branco, aconteceu no dia 18 de março de 2011, (manhã)  das 07:30 às 12:30 e (tarde) das 13:30 às 16:30 hs. Contou com a participação dos gestores e professores da escola.

A formação foi iniciada com os professores realizando atividades  com os aplicativos  do laptop. Eles  utilizaram  o editor de texto Kword para produzirem um texto falando sobre as expectativas, problemas e dificuldades encontrados em relação ao UCA e as impressões a respeito das formações e dos formadores.

Esse foi um momento muito proveitoso, porque ao mesmo tempo em que os professores relataram o que não conseguiam dizer oralmente, trabalharam com o editor de texto Kword. Muitos professores tiraram dúvidas a respeito do aplicativo e percebemos que eles tiveram bastante interesse em mexer com os recursos do mesmo. Após a realização da atividade os docentes socializaram os textos. Salvamos alguns textos produzidos pelos professores para material de pesquisa.

No segundo momento da formação, os docentes assistiram um vídeo produzido por alguns formadores (UFBA) para terem uma ideia de produção de vídeo. Após a exibição, dividimos os professores em três grupos e pedimos para eles realizarem algumas produções. O grupo A ficou responsável pela produção de um vídeo de 1 minuto utilizando filmagem com o wxCam (câmera) e o Audacity (editor de áudio), o grupo B pela produção de um vídeo utilizando fotos com o wxCam  e o Audacity e o gupo C pela produção de um programa de rádio ou entrevistas, culinária, etc, utilizando o Audacity. Após orientarmos os grupos, pedimos para os docentes criarem um roteiro para cada produção. Disponibilizamos um microfone e fones de ouvido (recursos da formadora) para a gravação do áudio para as produções. Durante as atividades, os professores tiraram dúvidas sobre os programas e realizaram algumas configurações nos laptops. Eles ficaram muito empolgados com as produções. Teve uma equipe de vídeo que aproveitou a sexta-feira, dia de feira na cidade, para tirar fotos que representassem a desigualdade social. Como o tempo ficou curto para a edição dos vídeos e os professores começaram a sair aos poucos, decidimos editar apenas um vídeo, deixando o outro e a socialização das atividades para a próxima formação. Tentamos fazer a edição do vídeo no Open Shot, mas não conseguimos baixá-lo no computador da escola. Então, resolvemos editá-lo no único editor de vídeo que possuía o computador, o Movie Maker (só para os poucos professores que ainda estavam presentes terem uma noção do que é uma edição de vídeo. Falamos da importância do uso do software livre e ressaltamos que para as próximas formações vamos fazer o possível para editar os vídeos no Open Shot). A diretora, com a ajuda dos formadores, editou parcialmente um vídeo, pois o tempo já estava esgotado. Ficamos de retomar essas atividades na próxima formação.

Bem, para finalizar, ressaltamos que ainda existem muitos entraves para o projeto deslanchar de vez em Gandú. Infelizmente, existem professores desestimulados por conta de várias questões e por problemas de infraestrutura. No entanto, saímos de Gandú com a certeza de que os professores presentes nessa formação ficaram mais animados após realizarem as atividades de produção.