A primeira formação  dos professores da Escola Municipal Jesus Bom Pastor, no município de Barro Preto, aconteceu no dia 17 de dezembro de 2010. Contamos com participação dos professores e gestores da escola, das formadores do NTE (Itabuna) e da UFBA.

Iniciamos a formação apresentando a equipe UCA Bahia, assim como o trabalho que será desenvolvido. Em seguida passamos dois vídeos: o primeiro, o lançamento do UCA em Piraí/RJ, com o presidente Lula; o segundo, o relato da experiência de Palmas/TO, com a fala de professores, alunos, gestor da escola, coordenador do UCA no Estado. A partir daí abrimos para que os professores se apresentassem e falassem um pouco do seu trabalho na escola, da sua relação com as tecnologias, assim como as expectativas quanto ao projeto.

A maioria dos professores tem computador em casa, com internet, mas não tem o hábito de utilizar. Quem usa como mais freqüências são os filhos. Não utilizam software livre, acham difícil e tem receios de não dar conta do trabalho com o UCA também por conta disso. Contudo, todos se mostraram bastante dispostos a aprender, pois acredita que o uso do laptop poderá contribuir significativamente para melhorar o desempenho dos alunos, a construção dos saberes e de conhecimentos, assim como também diminuir a evasão e a frequência rotativa dos alunos.

Apresentamos os pilares de sustentação do UCA, assim como também o formato da formação. Em seguida, foi apresentada também a plataforma e-proinfo, em todos os seus detalhes e o que ali será desenvolvido.

Apresentamos o moodle, todo o material lá disponível, assim como a forma que iremos utilizá-lo. Aproveitamos também para já cadastrar todos os professores nele.

Mostramos o blog do UCA/BA, e um pouco de tudo o que eles podem encontrar lá e, como ele foi pensando: divulgar nossas ações e por onde “andamos”. A importância de eles acessarem o blog e, a partir dele, também conhecer um pouco das experiências dos outros Estados.

A primeira impressão do grupo: uma equipe animada, consciente dos desafios, mas dispostos a encará-los, a dar o melhor de si.