Bruxaria, terror e mistério no rádio

Das bruxarias de um padre pioneiro ao pânico da falsa invasão alienígena, conheça alguns episódios misteriosos da história do rádio.

– A primeira “bruxaria” foi o próprio desenvolvimento da radiodifusão no final do século XIX. O Padre Landell de Moura, foi acusado de loucura, heresia e bruxaria por seus experimentos pioneiros no Brasil, tendo seu laboratório invadido e destruído por um grupo de fiéis, além de não contar com o apoio da Igreja e das autoridades em suas pesquisas.

Padre Landell de Moura

Saiba mais: Por que o Pe. Roberto Landell de Moura foi inovador? – Luciano Klöckner e Manolo Silveiro Cachafeiro (orgs.)

– A invasão alienígena encenada por Orson Welles provocou pânico na véspera de Dia das Bruxas, em 30 de outubro de 1938. A versão do romance de ficção científica A Guerra dos Mundos, de H.G. Wells, foi criada para o Mercury Theater, programa da norte-americana CBS, utilizando recursos narrativos que confundiram os ouvintes, fazendo-os acreditar que a invasão era real. No Brasil a Rádio Difusora reproduziu o feito em São Luis do Maranhão no início dos anos 1970.

Rádio e Pânico

Saiba mais: Os dois volumes de Rádio e Pânico – Eduardo Meditsch (org.), apresentam o trabalho conjunto dos pesquisadores do GT de Rádio e Mídia Sonora da Intercom

–  Outra história curiosa narrada na obra Rádio e Pânico 2 conta a chegada de um disco-voador na cidade mineira de Caratinga, no ano de 1954. A notícia, que começou como uma brincadeira entre dois operadores de telégrafo, chegou a ser transmitida pelo Repórter Esso.

– “Incrível, Fantástico, Extraordinário”, programa de rádio dos anos 1940 que trazia histórias enviadas pelos ouvintes e narradas por Henrique Foréis Domingues, o Almirante. Era transmitido semanalmente pela Rádio Tupi do Rio de Janeiro.

Incrível, Fantástico, Extraordinário! (1947)

Saiba mais:  Escute um trecho do programa “Incrível, Fantástico, Extraordinário!” e conheça outros programas do gênero.

Outros programas como O Sombra e Teatro de Mistério (ambos transmitidos pela Rádio Nacional) também integram esta assustadora lista. Lembrou-se de outros? Compartilhe nos comentários.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para Bruxaria, terror e mistério no rádio

  1. adriana cavalieri disse:

    OLÁ BOM DIA! MEU NOME É ADRIANA E SOU ESTUDANTE DE HISTÓRIA, GOSTARIA DE TER ACESSO AO ACERVO DAS HISTÓRIAS CONTADAS NA RADIO TUPI ” O INCRÍVEL , FANTÁSTICO E EXTRAORDINÁRIO” OBRIGADA DESDE JÁ!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *