O GP e suas ações

O Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom tem, por característica, o desenvolvimento de atividades de pesquisa coletiva, projetos especiais e manifestações em relação a acontecimentos sociais. Os projetos e ações destacadas estão apresentados neste site e são constantemente atualizados pela equipe de coordenação.

Em 2022 o GP Rádio e Mídia Sonora passou pelo processo de reproposição de grupos da Intercom, com a proposta coordenada pelos pesquisadores Debora Cristina Lopez e Alvaro Bufarah. O Grupo, caracterizado pelos esforços coletivos, foi criado em 1991 e contou com os seguintes coordenadores:

Período Coordenador(a) Vice-coordenador(a)
1991-1993 Dóris Fagundes Haussen
1994 Sonia Virgínia Moreira
1995-1999 Nelia Del Bianco
2000-2002 Sonia Virgínia Moreira
2003-2004 Eduardo Meditsch Mágda Cunha
2005-2006 Mágda Cunha
2007-2010 Luiz Artur Ferraretto
2011-2014 Nair Prata
2015-2018 Valci Zuculoto Debora Cristina Lopez e Marcelo Kischinhevsky
2019-2020 Marcelo Kischinhevsky Debora Cristina Lopez
2021 Debora Cristina Lopez Eduardo Vicente
2022-2024 (atual) Debora Cristina Lopez Alvaro Bufarah

Neste ano, a composição do GP está organizada da seguinte maneira:

Ementa: As atividades do grupo abrangem estudos, dentro de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, a respeito do rádio – em suas manifestações comercial, estatal e pública, incluindo abordagens educativas e comunitárias – e de outras mídias sonoras, preocupando-se com aspectos como a teoria, a linguagem, as técnicas, o mercado, a história, a ética, a arte, a programação, a produção, a recepção, a experimentação e os conteúdos jornalísticos, publicitários e de entretenimento. Compreende, ainda, pesquisas a respeito da música como manifestação comunicativa, da fonografia e das diversas formas de utilização do áudio em ambientes multimídia ou não, trabalhando a questão da sonoridade em sua ampla gama de manifestações como fenômeno comunicacional.

o GP Rádio e Mídia Sonora destaca-se na formação de pesquisadores. Com o passar dos anos, o número de estudantes de pós-graduação que participam do grupo aumentou significativamente – reflexo da inserção dos pesquisadores da área em programas de pós-graduação. Os debates realizados nos encontros do GP e na lista de e-mails auxiliam no processo de trocas e no crescimento desses pós-graduandos. O Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora configura-se, então, como um espaço de compartilhamento, intercâmbios e qualificação coletiva da pesquisa em rádio no Brasil.

Hoje são 95 pesquisadores e pesquisadoras indicados no perfil do GP na página do Intercom e 165 membros inscritos na lista de e-mails migrada em 2020 para o sistema Google Groups. Durante sua trajetória, além dos projetos e publicações coletivas, o GP organizou o Simpósio Nacional do Rádio, que já caminha para a quinta edição, uma edição da Escola de Verão da Intercom, além de atividades em colaboração com outras grupos da Intercom e de outras instituições, como o GT História da Mídia Sonora da Alcar. O grupo é responsável pelo Portal do Rádio, site que agrega produções científicas e sonoras desenvolvidas no grupo.