I Simpósio Nacional do Rádio

Com a temática Academia e Mercado – aproximações e desafios, o I Simpósio Nacional do Rádio, realizado pelo Laboratório de Rádio do Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, sob a coordenação da Profa. Norma Maria Meireles Macedo Mafaldo, no período de 09 a 11 de julho de 2013, apresenta os Anais contendo todos os resumos originais enviados pelos/as autores/as para o evento.

Anais do I Simpósio Nacional do Rádio

Trata-se do registro do trabalho acadêmico desenvolvido por estudantes, professores, pesquisadores e profissionais do Rádio brasileiro, os quais totalizaram 306 inscritos nessa primeira edição do Simpósio, sendo 273 da Paraíba e 33 de outros Estados do Brasil (Alagoas, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo).

Os 50 resumos recebidos foram organizados sistematicamente em seis GTs: Rádio, convergência e tecnologia; Jornalismo no rádio: prática, produção e ensino; História do rádio; Rádio e desenvolvimento; Rádio e mercado; Rádio, gênero e juventude.

O I Simpósio Nacional do Rádio buscou contribuir com a necessária ampliação do fluxo de produção de saberes sobre a mídia rádio, valorizando o diálogo com temáticas transversais e relevantes, como a aproximação e os desafios da relação entre Academia e Mercado.

Todos os textos aqui reunidos estão interconectados pelas diversas teorias que englobam e, nesse sentido, destacam-se as reflexões acerca da história e natureza do Rádio, seus principais desafios frente ao cenário de digitalização e da convergência, os relatos de experiência, as pesquisas em andamento, os olhares sobre as práticas de ensino e as propostas de produção de conteúdos.

Muitos desses trabalhos enviados foram selecionados pela nossa Comissão Científica para, em forma de artigos, comporem o nosso Livro Eletrônico. Contudo, é importante frisar que todos os resumos aqui agrupados formam uma espécie de mosaico que revela diferentes falas acadêmicas em forma de saberes articulados singularmente em diversas Instituições de Ensino Superior que se debruçam sobre a missão de reverberar o conhecimento e as potencialidades do nosso bom e sempre atual Rádio.

Norma Maria Meireles Macedo Mafaldo
Elton Bruno Barbosa Pinheiro
Lívia Moreira Barroso

Os Organizadores

Baixe a versão em pdf – Anais do I Simpósio Nacional do Rádio

Confira aqui a cobertura completa do evento.