90 anos de rádio no Rio Grande do Sul

A série “90 anos de rádio no Rio Grande do Sul” retrata a trajetória do meio no Estado, sob diferentes óticas. Desde a evolução da cobertura jornalística na plataforma até o papel desempenhado pelo rádio em áreas de grande interesse da sociedade como política e esporte. Analisamos o poder exercido pelo meio em acontecimentos históricos como a campanha da legalidade e a influência do rádio sobre o esporte gaúcho. A série foi produzida em julho de 2012, pelos alunos de jornalismo da ESPM-Sul, com orientação dos professores Janine Lucht e Paulo Pinheiro.

Ficha técnica:
Reportagem: Caroline Pinheiro, Guilherme Thofehrn, Marcelo Farina, Mariana Ceccon, Marthin Manzur, Matheus Velazquez e Rhêa Carolina Hickmann.
Trabalhos técnicos: Cassiano Pradella
Coordenação: Janine Passini Lucht e Paulo Pinheiro

 1 – O esporte no rádio

O esporte gaúcho, principalmente o futebol, possui um valor inestimável para a sociedade do Rio Grande do Sul. Isso se reflete no tamanho da rivalidade Gre-Nal, uma das maiores do mundo. E o rádio foi fundamental para aflorar essa intensa paixão. Isso se deu através da grande interatividade e proximidade que as jornadas esportivas mantém com as torcidas. O episódio “O Esporte no Rádio” resgata alguns dos melhores momentos do futebol gaúcho transmitidos para o público ouvinte, com depoimentos exclusivos de renomados comentaristas esportivos gaúchos.

Tempo:15’

http://portaldejornalismo-sul.espm.br/images/stories/audio/90_anos_radio_esporte.mp3
2 – A política no rádio

A política sempre esteve muito presente no rádio. Desde o uso de veículo para campanhas eleitorais, até o uso do rádio pelos comunicadores para ocupar cargos públicos. A questão principal é a proximidade do ouvinte com o locutor, e a relação que eles estabelecem. Alguns comunicadores se utilizam dessa plataforma para potencializar o alcance de seus ideais na política. No especial “A política no rádio”, o foco é a história do rádio no Rio Grande do Sul, desde o movimento da “Cadeia da Legalidade”, até a eleição para senador do locutor gaúcho Sérgio Zambiasi.
Tempo:15’

http://portaldejornalismo-sul.espm.br/images/stories/audio/90_anos_radio_politica.mp3

3 – A Legalidade no rádio

Um dos momentos marcantes de 1961 foi a Campanha da Legalidade, iniciada no dia 25 de agosto. Este levante popular foi realizado após a renúncia do presidente Jânio Quadros, para que a lei fosse respeitada e seu vice João Goulart assumisse. O programa apresenta as causas e consequências deste episódio.
Tempo:15’

http://portaldejornalismo-sul.espm.br/images/stories/audio/90_anos_radio_legalidade.mp3

 4 – 90 anos de rádio: uma visão gaúcha

O programa faz um resgate dos 90 anos de rádio baseado em uma perspectiva gaúcha.  O programa faz referência ao padre Roberto Landell de Moura, que nasceu em Porto Alegre, em 21 de Janeiro de 1861. O principal feito do sacerdote cientista foi conseguir a primeira transmissão da voz humana, sem auxilio de fios. Isso aconteceu em 3 de junho de 1900. Adistância entre o aparelho emissor e o detetor foi de aproximadamente de 8 quilômetros, entre o Bairro de Santana e os altos da Av. Paulista, na cidade de São Paulo. A demonstração foi presenciada por autoridades e pela imprensa.

Tempo: 15’

http://portaldejornalismo-sul.espm.br/images/stories/audio/90_anos_radio_historia.mp3

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *