85 anos de morte do Padre Landell é lembrado em missa e mesa-redonda sobre o futuro do rádio

No dia 28 de junho será realizado um debate sobre o futuro do rádio, que também lembrará os 85 anos de morte de Landell de Moura. O evento, promovido por Jornalistas&Cia, será realizado na Câmara Municipal de São Paulo no dia 28 de junho, das 14 às 16 horas, na sala Sérgio Vieira de Mello.

Com as presenças já confirmadas de Alexandre Machado (Cultura FM), Álvaro Bufarah (Núcleo de Pesquisadores dos Cursos de Rádio jornalismo), André Luís Costa (BandNews FM), Cal Francisco, professor de Rádio jornalismo na Uniban/Anhanguera, Filomena Salemme (ex-Rádio Estadão), Milton Jung (CBN) e Nelson Breve Dias (EBC), o debate intitulado De Landell à web< – O futuro do rádio, em homenagem ao 85° aniversário de morte do padre-cientista Roberto Landell de Moura, o primeiro homem do mundo a transmitir a voz humana por um aparelho de rádio.

O padre Landell faleceu em 30 de junho de 1928, em Porto Alegre, esquecido por sua gente e ignorado pela História do Brasil. O debate, que também tem o objetivo de resgatar a memória de Landell, terá a presença de alguns dos mais expressivos nomes do rádio brasileiro, além de convidados que estudam e pesquisam a área.

O evento será aberto pelo biógrafo de Landell de Moura, Hamilton Almeida, que já publicou quatro livros sobre a saga do padre-cientista, um deles na Alemanha. Ele fará um histórico da obra e saga de Landell de Moura. Cada debatedor falará de um tema específico, ligado às respectivas experiências profissionais.

O programa

Alexandre Machado, por exemplo, titular do programa Começando o Dia, da Rádio Cultura FM, abordará O rádio e a contribuição à Cultura de uma nação. Álvaro Bufarah,professor da Faap e integrante do núcleo de pesquisadores acadêmicos de radio-jornalismo, discorrerá sobre Os desafios do ensino do rádio diante da revolução da comunicação no mundo. Já o diretor de Jornalismo da BandNews FM, André Luís Costa, debaterá com os presentes O rádio e a importância de falar com os jovens, desafio que vive no dia-a-dia de seu trabalho. Filomena Salemme, a editora-chefe que deixou recentemente a Rádio Estadão, após 20 anos de casa, vai abordar A vocação do rádio contemporâneo em tempos de redes sociais e mobilidade. O professor Cal Francisco, de rádio-jornalismo na Uniban/Anhanguera irá analisar com os participantes Os desafios da formação acadêmica e prática do profissional de radio-jornalismo. O tema reservado para Luiz Carlos Ramos, diretor de  Jornalismo e Esporte da Rádio Capital AM, que foi por 40 anos do Grupo Estado, é Os desafios de se fazer jornalismo numa rádio popular. Milton Jung, âncora da CBN e hoje um dos mais conhecidos nomes do jornalismo brasileiro, que ali também estará representando a diretora de Redação Mariza Tavares, que estará de férias, vai falar sobre O rádio e a saga da integração nacional num país continental. Nelson Breve Dias, presidente da EBC – Empresa Brasileira de Comunicação, que tem a responsabilidade de conduzir os veículos de comunicação do Governo Federal, entre  eles a Rádio Nacional, terá como tema Os desafios da rádio pública num país continental e emergente.

O evento, que conta com o aval e participação do vereador Eliseu Gabriel, atual Secretário Municipal do Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo, é gratuito e aberto a todos os interessados, mas as vagas são limitadas. Inscrições na Jornalistas Editora, tel 11-3861-5280 e pelo e-mail perfil@portaldosjornalistas.com.br , com Zeza Loureiro ou Vinícius Ribeiro.

 

No próximo dia 30 – domingo – será realizada uma missa em memória do Padre Landell de Moura, às 11 horas, em Santana, no mesmo lugar onde no século XIX Landell fez, pela primeira vez no mundo, a transmissão da voz humana.

Local – Capela de Santa Cruz

Diocese Setor Santana da Arquidiocese de São Paulo ,

Rua Voluntários da Pátria – 2678 – Alto de Santana,

São Paulo – Fone: 2978-5011

Celebrante: Cônego Antônio Aparecido Pereira, o padre Cido, vigário da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo, representando o Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer.

Fonte: Jornalistas & Cia

http://www.maxpressnet.com.br/e/jornalistaCia/KMHOVJ/9NM69N99.html

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *