Diálogos Ambientais e Seminários Novos e Velhos Saberes discutem a Economia da Conservação

Economia da Conservação: como as avaliações econômicas dos recursos naturais podem contribuir para a tomada de decisão em projetos de infra-estrutura e desenvolvimento, será o tema em discussão dos Diálogos Ambientais e Seminários Novos e Velhos Saberes, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), e da Universidade Federal da Bahia (Ufba), respectivamente. O palestrante será John Reid, mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Harvard (EUA). A palestra acontecerá no dia 1 de outubro, às 19h00, no Anf. 124, do Instituto de Biologia da Ufba (Campus de Ondina), como sempre aberta para estudantes, professores e o público em geral.

Segundo a diretora de Estudos Avançados em Meio Ambiente da Sema, Sra. Kitty Tavares, a parceria entre os Seminários Novos e Velhos Saberes e os Diálogos Ambientais tem contribuído, de forma significativa, para ampliar os debates junto à sociedade baiana sobre questões ambientais de interesse coletivo. Por outro lado, o Prof. Eduardo M. da Silva, coordenador dos Seminários Novos e Velhos Saberes, declarou que a parceria insere-se como uma prioridade para a Universidade, que tem buscado a conexão entre o conhecimento que gera, com as demandas básicas da população.

Palestra discute serviços ecossistêmicos e redução da pobreza

A parceria entre os Diálogos Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema) e dos Seminários Novos e Velhos Saberes, coordenado pelos programas de pós-graduação do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, trouxe no dia 21 de setembro a Drª. Patricia Pinho, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que discorreu sobre o tema serviços ecossistêmicos e redução da pobreza, apresentando um exemplo da região amazônica. Através de uma análise de conteúdo cronológica de conteúdos das políticas públicas e do conceito de serviços ecossistêmicos, conjuntamente às políticas para a redução da pobreza, construi-se um modelo que pode ser usado na região.

Os debates foram bastante “acalorados”, com quatro blocos de três perguntas cada, e duração de aproximadamente uma hora e meia. O foco girou entorno da aplicabilidade das práticas e metodologias apresentadas pela palestrante (caso da Amazônia), da sustentabilidade destas e possibilidade de gerarem politicas públicas estruturantes. Outras questões levantadas pelos presentes foram: a sustentabilidade ambiental e os serviços ecossistêmicos; o sistema de bens agrícolas e a segurança alimentar; a “monetarização” da natureza X a questão do valor social; a desigualdade e injustiça socioambiental na apropriação dos bens difusos pelo capital em beneficio da mais valia; as politicas públicas e os programas governamentais; a função e o trabalho do Inpe e sua significância para a conservação ambiental no pais.

Estudantes e professores do Instituto de Biologia, bem como técnicos da Sema e do Inema, e uma plateia externa a estas duas instituições estiveram presentes, junto com a Diretora do Deama (Diretoria de Estudos Avançados em Meio Ambiente da Sema) e o Kitty Tavares e de Eratóstenes Lima, técnico da Sema.

Diálogos Ambientais e Seminários Novos e Velhos Saberes – Edição de Setembro

Agora com frequência mensal haverá uma edição dos Diálogos Ambientais da Sema com os Seminários Novos e Velhos Saberes da Ufba. Para o dia 21 de setembro será desenvolvido o tema: “Serviços ecossistêmicos para redução da pobreza: perspectivas para sustentabilidade regional”. Drª. Patrícia Pinho, (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Inpe), será a palestrante. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, e doutorada em Ecologia Humana pela Universidade da Califórnia Davis, tem atuado na área de manejo de recursos pesqueiros e Florestais e na Biologia da Conservação na Amazônia Brasileira, com ênfase em arranjos institucionais coletivos e estratégias de manejo de recursos ameaçados com a participação das comunidades tradicionais. Mais recentemente passou a se interessar pela adpatação e vulnerabilidade frente a eventos relacionados a mudanças ambientais globais. O seminário acontecerá na sala 124 do Instituto de Biologia da Ufba, às 14h30.

Mesa Redonda: Aconselhamento Genético nos Seminários Novos e Velhos Saberes

Seminários Novos e Velhos Saberes

Mesa Redonda: A formação profissional no exercício de ações e serviços no Aconselhamento Genético e em outras atividades nas áreas de Genética e Saúde

Salão Nobre do Instituto de Biologia da Ufba

Dia 19 de setembro, às 9h00

Os recentes avanços tecnológicos na área da Genética Humana, nas últimas décadas, possibilitaram um grande aumento no conhecimento do genoma humano e a prevenção de diversas doenças hereditárias. A aplicação da genética na área de saúde permitiu a implantação de novos e mais precisos métodos para o diagnóstico de doenças genéticas e o crescimento do Aconselhamento Genético como uma especialidade que permite a aplicação dos conhecimentos da genética para a população. Aconselhamento genético é o processo pelo qual aspectos genéticos de uma doença ou de uma condição hereditária são avaliados e explicados por profissionais treinados àqueles que apresentam riscos reais ou potenciais de ter ou de transmiti-los à sua prole. Este processo inclui informações sobre o diagnóstico, o tipo de herança e riscos de repetição da doença, se há testes genéticos disponíveis e quando estes são aplicáveis, além de eventuais tratamentos.No Brasil, de acordo com a Constituição vigente desde 1988, a saúde é considerada um direito de todos e um dever do estado, entretanto, entre as dificuldades de incluir os serviços de genética para a população, está a falta de profissionais capacitados e o debate entre a qualificação profissional necessária. Enquanto que em países como Estados Unidos, Canadá e Austrália, a profissão de conselheiro genético é regulamentada, com conselho e associação de classe, no Brasil a maioria dos profissionais que atuam nesta área é de formação médica e em quantidade abaixo de duas centenas. Profissionais não médicos atuam prioritariamente em universidades, de onde surgiu esta especialidade. Os Conselhos Federais de Biologia, Biomedicina e Enfermagem, contemplam esta atividade entre os seus profissionais. Considerando a necessidade da inclusão da genética nas ações para a promoção da saúde, serão feitas considerações sobre os desafios para a universalização da genética no Brasil e as medidas do Conselho Federal de Biologia na regulamentação do Aconselhamento Genético e exames clínicos e genéticos.”

Coordenação: Profª Drª Lilia M. Azevedo Moreira, professora-titular do Instituto de Biologia da Ufba, graduada em História Natural (Ufba), mestre em Genética (Usp), doutora em Genética (Usp), fundadora e coordenadora do Programa Genética & Sociedade, com vasta experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana, Citogenética, Mutagênese, Bioética e Educação Inclusiva.

Profª. Drª. Maria Concepción Novoa (Geneticista), Bióloga, com licenciatura junto ao Mount Marty College, mestrado em Genética Humana pela Universidade Federal do Paraná e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2008), geneticista humana autonôma credenciada pela Proteção Médica a Empresas Ltda., atende nos consultórios da Promédica, possui ainda experiência na área de Medicina, com ênfase em Genética Humana/Médica.

Prof. Cesar Roberto Góes Carqueija (Conselho Regional de Biologia), bacharel em Ciências Biológicas pela Ufba, mestre em Ecologia e Biomonitoramento pela Ufba e doutorando em Biotecnologia (UFC). Professor assistente do Centro Universitário Jorge Amado e da Faculdade de Tecnologia e Ciências. Atua nas linhas de pesquisa em Biogeografia, Taxonomia e Ecologia de de crustáceos decápodes, com ênfase em Ecologia Aplicada. Conselheiro Vice-presidente do Conselho Regional de Biologia 5ª Região.

 

Congresso de Ecologia de Paisagens reverbera na Ufba

A realização do II Congresso Brasileiro de Ecologia de Paisagens, que teve participação direta do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento na sua organização, entre os dias 10 e 12 de setembro, reverteu em ganhos acadêmicos para a Ufba. No fim de semana anterior ao evento, dois mini-cursos, cada um com 17h, de carga horária foram realizados, Introdução à Ecologia de Estradas, com os pofessores: Dra. Simone R. Freitas (UFABC), Dr. Milton Cezar Ribeiro (Unesp), MSc. Giordano Ciocheti (Ufscar) e – Geração, análise e aplicação de paisagens neutras, com os professores: Dr. José Garcia Vivas Miranda (Ufba), MSc. Elaine Cristina Cambui Barbosa (Ufba), MSc. Rodrigo Nogueira de Vasconcelos (Ufba), correspondendo a disciplinas optativas do doutorado em Ecologia e do mestrado acadêmico em Ecologia e Biomonitoramento. Ambos cursos tiveram alta demanda por vagas, o primeiro ainda ofereceu um número extra de vagas aos técnicos do Dnit, que vieram a convite da rede dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Biologia da Ufba, de Brasília para participarem exclusivamente do curso.

No dia 11 de setembro, aproveitando o II Congresso Brasileiro de Ecologia da Paisagem, contamos com a presença da Profª. Drª. Rozely Ferreira dos Santos, professora associada da Universidade Estadual de Campinas, que ministrou a palestra “Ecologia da paisagem: um caminho para tomada de decisão”. A professora falou da importância do planejamento nestes estudos e da necessidade de identificação dos serviços ecossistêmicos que se pretende preservar. Destacou ainda que é fundamental conhecermos o histórico de uso do solo para os trabalhos de ecologia da paisagem, e que tais informações auxiliam na tomada de decisão sobre o uso futuro do solo e, inclusive, na solução de conflitos de interesse. A professora mostrou ainda alguns estudos de caso sobre a aplicação destes conhecimentos.

As próximas edições do Seminário já estão marcadas, no dia 19, os Seminários Novos e Velhos Saberes, trazem com atração a mesa-redonda: A formação profissional no exercício de ações e serviços no Aconselhamento Genético e em outras atividades nas áreas de Genética e Saúde. A atividade será coordenada pela Profª Lilia M. Azevedo Moreira, e contará com a participação da Profª. Maria Concepción Novoa Santos (Geneticista) e do Prof. Cesar Roberto Góes Carqueija (Conselho Regional de Biologia) e – coordenadora ( UFBA). No Salão Nobre do Instituto de Biologia, às 9h00.

Já no dia 21 de setembro de 2012, em parceria com os Diálogos Ambientais da Sema, receberemos a Drª. Patrícia Pinho, do Instituto de Pesquisas Espaciais, que nos apresentará a palestra: Serviços ambientais para redução da pobreza : perspectivas para sustentabilidade regional.

A Ecologia da Paisagem nos Seminários Novos e Velhos Saberes

No dia 11 de setembro, aproveitando o II Congresso Brasileiro de Ecologia da Paisagem, que ocorre em Salvador, entre os dias 9 e 12 de setembro, estaremos recebendo a Profª. Drª. Rozely Ferreira dos Santos, que ministrará a palestra:

“Ecologia da paisagem: um caminho para tomada de decisão”

Profª. Rozely possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Ciências Biológicas (Ecologia Vegetal) pela Universidade de São Paulo (1988). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Planejamento Ambiental e Ecologia da Paisagem. Sua palestra versará sobre um problema básico que existe dentro da Ecologia da Paisagem, qual seja, a sua aplicação na gestão de problemas ambientais, algo questionado pelos próprios ecologistas de paisagem. A palestra pretende mostrar estratégias práticas de aplicação de medidas de mudanças da paisagem e métricas que avaliam conectividade e fragmentação. Um prato feito para nós que estamos sempre buscando ligar a teoria ecológica à gestão ambiental.

A palestra ocorre no dia 11 de setembro, às 18h30, na sala 4 do Instituto de Biologia da Ufba, no Campus de Ondina.

Diálogos Ambientais e Seminários Novos e Velhos Saberes em edição histórica

A sala 04, com seus 122 lugares, foi pequena para o público que compareceu para assistir a palestra do Prof. Ricardo Ribeiro Rodrigues da Esalq (Usp), sobre “O Código Florestal e a Restauração de Áreas Degradadas“, no último dia 21 de agosto, às 18h30. Com uma linguagem clara e firme o professor mostrou como, tanto o Poder Legislativo, como o Poder Executivo, conseguiram sempre piorar o texto que não era inadequado para a manutenção da biodiversidade, e apresentou diretrizes sobre a restauração, com exemplos de sucesso e falha. A parceria entre o Núcleo da Mata Atlântica do Ministério Público do Estado da Bahia, a Secretaria de Meio-Ambiente do Estado da Bahia (Sema) e os Seminários Novos e Velhos Saberes fez com que esta palestra fosse possível, contando com a cooperatividade do Prof. Ricardo R. Rodrigues.

Fotos da esquerda para a direita (parte superior): Prof. Ricardo Rodrigues, Kitty Tavares, diretora do Deama e Eduardo M. da Silva, Ufba, coordenador dos Seminários Novos e Velhos Saberes; (parte inferior): plateia do seminário.

A parceria dos Diálogos Ambientais com os Novos e Velhos Saberes continuará com uma edição mensal, face ao sucesso alcançado, diz a Diretora do Deama (Diretoria de Estudos Avançados em Meio Ambiente da Secretaria do Meio Ambiente.

A próxima edição do evento será no dia 21 de setembro de 2012, com a Drª. Patrícia Pinho, do Instituto de Pesquisas Espaciais, com a palestra: Serviços ambientais para redução da pobreza : perspectivas para sustentabilidade regional.