Palestra discute serviços ecossistêmicos e redução da pobreza

A parceria entre os Diálogos Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema) e dos Seminários Novos e Velhos Saberes, coordenado pelos programas de pós-graduação do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, trouxe no dia 21 de setembro a Drª. Patricia Pinho, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que discorreu sobre o tema serviços ecossistêmicos e redução da pobreza, apresentando um exemplo da região amazônica. Através de uma análise de conteúdo cronológica de conteúdos das políticas públicas e do conceito de serviços ecossistêmicos, conjuntamente às políticas para a redução da pobreza, construi-se um modelo que pode ser usado na região.

Os debates foram bastante “acalorados”, com quatro blocos de três perguntas cada, e duração de aproximadamente uma hora e meia. O foco girou entorno da aplicabilidade das práticas e metodologias apresentadas pela palestrante (caso da Amazônia), da sustentabilidade destas e possibilidade de gerarem politicas públicas estruturantes. Outras questões levantadas pelos presentes foram: a sustentabilidade ambiental e os serviços ecossistêmicos; o sistema de bens agrícolas e a segurança alimentar; a “monetarização” da natureza X a questão do valor social; a desigualdade e injustiça socioambiental na apropriação dos bens difusos pelo capital em beneficio da mais valia; as politicas públicas e os programas governamentais; a função e o trabalho do Inpe e sua significância para a conservação ambiental no pais.

Estudantes e professores do Instituto de Biologia, bem como técnicos da Sema e do Inema, e uma plateia externa a estas duas instituições estiveram presentes, junto com a Diretora do Deama (Diretoria de Estudos Avançados em Meio Ambiente da Sema) e o Kitty Tavares e de Eratóstenes Lima, técnico da Sema.