Mesa Redonda: Aconselhamento Genético nos Seminários Novos e Velhos Saberes

Seminários Novos e Velhos Saberes

Mesa Redonda: A formação profissional no exercício de ações e serviços no Aconselhamento Genético e em outras atividades nas áreas de Genética e Saúde

Salão Nobre do Instituto de Biologia da Ufba

Dia 19 de setembro, às 9h00

Os recentes avanços tecnológicos na área da Genética Humana, nas últimas décadas, possibilitaram um grande aumento no conhecimento do genoma humano e a prevenção de diversas doenças hereditárias. A aplicação da genética na área de saúde permitiu a implantação de novos e mais precisos métodos para o diagnóstico de doenças genéticas e o crescimento do Aconselhamento Genético como uma especialidade que permite a aplicação dos conhecimentos da genética para a população. Aconselhamento genético é o processo pelo qual aspectos genéticos de uma doença ou de uma condição hereditária são avaliados e explicados por profissionais treinados àqueles que apresentam riscos reais ou potenciais de ter ou de transmiti-los à sua prole. Este processo inclui informações sobre o diagnóstico, o tipo de herança e riscos de repetição da doença, se há testes genéticos disponíveis e quando estes são aplicáveis, além de eventuais tratamentos.No Brasil, de acordo com a Constituição vigente desde 1988, a saúde é considerada um direito de todos e um dever do estado, entretanto, entre as dificuldades de incluir os serviços de genética para a população, está a falta de profissionais capacitados e o debate entre a qualificação profissional necessária. Enquanto que em países como Estados Unidos, Canadá e Austrália, a profissão de conselheiro genético é regulamentada, com conselho e associação de classe, no Brasil a maioria dos profissionais que atuam nesta área é de formação médica e em quantidade abaixo de duas centenas. Profissionais não médicos atuam prioritariamente em universidades, de onde surgiu esta especialidade. Os Conselhos Federais de Biologia, Biomedicina e Enfermagem, contemplam esta atividade entre os seus profissionais. Considerando a necessidade da inclusão da genética nas ações para a promoção da saúde, serão feitas considerações sobre os desafios para a universalização da genética no Brasil e as medidas do Conselho Federal de Biologia na regulamentação do Aconselhamento Genético e exames clínicos e genéticos.”

Coordenação: Profª Drª Lilia M. Azevedo Moreira, professora-titular do Instituto de Biologia da Ufba, graduada em História Natural (Ufba), mestre em Genética (Usp), doutora em Genética (Usp), fundadora e coordenadora do Programa Genética & Sociedade, com vasta experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana, Citogenética, Mutagênese, Bioética e Educação Inclusiva.

Profª. Drª. Maria Concepción Novoa (Geneticista), Bióloga, com licenciatura junto ao Mount Marty College, mestrado em Genética Humana pela Universidade Federal do Paraná e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2008), geneticista humana autonôma credenciada pela Proteção Médica a Empresas Ltda., atende nos consultórios da Promédica, possui ainda experiência na área de Medicina, com ênfase em Genética Humana/Médica.

Prof. Cesar Roberto Góes Carqueija (Conselho Regional de Biologia), bacharel em Ciências Biológicas pela Ufba, mestre em Ecologia e Biomonitoramento pela Ufba e doutorando em Biotecnologia (UFC). Professor assistente do Centro Universitário Jorge Amado e da Faculdade de Tecnologia e Ciências. Atua nas linhas de pesquisa em Biogeografia, Taxonomia e Ecologia de de crustáceos decápodes, com ênfase em Ecologia Aplicada. Conselheiro Vice-presidente do Conselho Regional de Biologia 5ª Região.