Congresso de Ecologia de Paisagens reverbera na Ufba

A realização do II Congresso Brasileiro de Ecologia de Paisagens, que teve participação direta do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento na sua organização, entre os dias 10 e 12 de setembro, reverteu em ganhos acadêmicos para a Ufba. No fim de semana anterior ao evento, dois mini-cursos, cada um com 17h, de carga horária foram realizados, Introdução à Ecologia de Estradas, com os pofessores: Dra. Simone R. Freitas (UFABC), Dr. Milton Cezar Ribeiro (Unesp), MSc. Giordano Ciocheti (Ufscar) e – Geração, análise e aplicação de paisagens neutras, com os professores: Dr. José Garcia Vivas Miranda (Ufba), MSc. Elaine Cristina Cambui Barbosa (Ufba), MSc. Rodrigo Nogueira de Vasconcelos (Ufba), correspondendo a disciplinas optativas do doutorado em Ecologia e do mestrado acadêmico em Ecologia e Biomonitoramento. Ambos cursos tiveram alta demanda por vagas, o primeiro ainda ofereceu um número extra de vagas aos técnicos do Dnit, que vieram a convite da rede dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Biologia da Ufba, de Brasília para participarem exclusivamente do curso.

No dia 11 de setembro, aproveitando o II Congresso Brasileiro de Ecologia da Paisagem, contamos com a presença da Profª. Drª. Rozely Ferreira dos Santos, professora associada da Universidade Estadual de Campinas, que ministrou a palestra “Ecologia da paisagem: um caminho para tomada de decisão”. A professora falou da importância do planejamento nestes estudos e da necessidade de identificação dos serviços ecossistêmicos que se pretende preservar. Destacou ainda que é fundamental conhecermos o histórico de uso do solo para os trabalhos de ecologia da paisagem, e que tais informações auxiliam na tomada de decisão sobre o uso futuro do solo e, inclusive, na solução de conflitos de interesse. A professora mostrou ainda alguns estudos de caso sobre a aplicação destes conhecimentos.

As próximas edições do Seminário já estão marcadas, no dia 19, os Seminários Novos e Velhos Saberes, trazem com atração a mesa-redonda: A formação profissional no exercício de ações e serviços no Aconselhamento Genético e em outras atividades nas áreas de Genética e Saúde. A atividade será coordenada pela Profª Lilia M. Azevedo Moreira, e contará com a participação da Profª. Maria Concepción Novoa Santos (Geneticista) e do Prof. Cesar Roberto Góes Carqueija (Conselho Regional de Biologia) e – coordenadora ( UFBA). No Salão Nobre do Instituto de Biologia, às 9h00.

Já no dia 21 de setembro de 2012, em parceria com os Diálogos Ambientais da Sema, receberemos a Drª. Patrícia Pinho, do Instituto de Pesquisas Espaciais, que nos apresentará a palestra: Serviços ambientais para redução da pobreza : perspectivas para sustentabilidade regional.