Video Ficção

videoarte ficcional
ficção fílmica
arte ficcional
Para a pesquisa sobre Video Ficção, a ferramenta que me estava disposta, e ao alcance, foi a internet, mais expecificamente o Google, o Cuil e o Youtube. As palavras que iniciam a postagem foram as palavras-chave usadas durante a pesquisa. Na maior parte dos resultados, elas direcionavam para a ‘Ficção Científica Cinematográfica’. Nos poucos resultados voltados para a linguagem do vídeo, o que encontrei se afirmava como videoarte ou video experimental.
O que encontrei como mais específico à ficção, se apresentava semelhante ao conceito do dicionário, repetido pela Wikipedia: “Ficção é o termo usado para descrever obras de arte, criadas a partir da imaginação; irreal, fantasia, invenção, não factual”. Porém, o próprio conceito do que seja ficcional, parece estar sempre acompanhado de uma interrogação.
Ficção é entendida comumente como produto do imaginário, aquilo que não se estabelece materialmente. Entretanto se o imaginário é produção do corpo, logo as procedências do imaginário podem ser consideradas manifestação material – creio eu, até então. Talvez seja essa uma das questões que mantem em reflexão o conceito de ficção.
Minha bservação é de que a obra ficcional parece funcionar como uma extensão das projeções da imaginação do artista. É como um membro fantasma, que se explicta em forma de arte, extendendo os limites do corpo que é, estabelecendo novas fronteiras. O video ficcional aproxima elementos distantes e hibridiza imagens. Transforma as paisagens e relativisa o impossível. A sensação que tenho é de que carrega um tom de surrealismo.
Como referência de minhas percepções iniciais, cito Eder Santos (Mineiro, estudante de belas artes e comunicação visual da Universidade Federal de Minas Gerais, um dos mais atuantes produtores de video nacionais) e Rafael Scovino (Sem informações de origem).
Respectivamente:
Tic Tac: http://www.youtube.com/watch?v=8hJHSFENslY